sexta-feira, 22 de março de 2013

Dr. Vilmar participa do Fórum de Entidades da Sociedade Civil em Acopiara


Entidades da sociedade civil organizada de Acopiara realizaram na manhã desta quinta-feira, 21/03, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos, fórum para escolha de conselheiros. A abertura foi feita pelo Prefeito, Dr. Vilmar, e pela Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Lúcia Martins.

Dr. Vilmar disse que a Prefeitura, ao lado de representantes de nossa sociedade, busca reestruturação dos conselhos no município como um todo. “Vejo com grande importância o atendimento mais adequado em todos os setores, estamos de braços abertos para ouvir a necessidade de todos os conselheiros”, enfatizou o Prefeito ao abrir o fórum.

De princípio, as entidades indicaram os conselheiros municipais do Direito do Idoso (CMDI), dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Pessoa com Deficiência (CMDPD), além da ampliação e consolidação de espaços institucionais que permitam participação da sociedade civil nas decisões municipais e na orientação das políticas públicas, compartilhando compromissos.

Dra. Lúcia lembrou que a participação social no planejamento público permite à sociedade debater diretamente com a Prefeitura as estratégias de ações governamentais para os próximos anos. “O objetivo é lutar pela igualdade nos seguimentos sociais ouvindo todas as sugestões”, lembrou a Secretária.

A presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos de Acopiara, Silvana Maria da Silva Araújo, gentilmente cedeu as instalações do Sindicato para realização do fórum. Estavam presentes representantes de associações comunitárias, ONG’s e usuários da política de assistência social.

Serviço

O papel do CMDI é acompanhar, fiscalizar e avaliar as ações direcionadas ao público idoso desenvolvidas na cidade de Acopiara e, além disso, defender seus direitos sociais e de cidadania. O Conselho pode atuar, também, incentivando e apoiando a realização de eventos, estudos e pesquisas no campo da promoção, proteção e defesa dos direitos do idoso; recebendo denúncias de desrespeito a esses direitos e adotando as medidas cabíveis.

O CMDM tem por finalidade defender os direitos humanos das mulheres visando assegurar o exercício pleno de sua participação no desenvolvimento social, econômico, político e cultural da cidade. Na elaboração e no acompanhamento de programas que visem à ampliação da participação política da mulher, especialmente nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência social, trabalho e organização comunitária. 

O CMDPD realiza-se com atuação integrada das Políticas Públicas, considerando as especificidades das diferentes deficiências, as desigualdades socioterritoriais e as potencialidades das pessoas, para promover a proteção de sua dignidade, sua valorização, bem como a eliminação de todas as formas de discriminação e barreiras arquitetônicas, atitudinais e culturais e, promover a efetiva inclusão na sociedade.

Johnny Pereira Assessoria de Comunicação