quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Em noite de craques pouco inspirados, Brasil perde para Inglaterra em Londres


O amistoso entre Brasil e Inglaterra em Wembley nesta quarta-feira teve contornos de emoção ainda antes de a bola rolar. Ronaldinho Gaúcho, que completava 100 jogos com a camisa da Seleção, foi homenageado e se emocionou. Um minuto de silêncio antes do jogo começar foi dedicado às vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS). O Brasil entrou em campo com uma fita negra, simbolizando luto pelo ocorrido.

O jogo começou com o Brasil tomando controle do jogo. Com mais posse de bola, o time brasileiro tocava a bola, mas tinha dificuldades para chegar ao ataque, uma vez que a Inglaterra exercia uma marcação por pressão.  Obrigando os jogadores brasileiros a apelar para o lançamento longo. Em uma desses lançamentos, aos 6 minutos, Oscar encontrou Neymar no meio da defesa inglesa, porém o jogador brasileiro acabou dominando a bola errado e perdeu o controle dela, de frente para o goleiro Hart.

O jogo se mantinha equilibrado e com os dois times marcando muito no meio de campo, principalmente o time inglês. Foi então que Ronaldinho Gaúcho recebeu uma bola pela esquerda da área, tentou o cruzamento e a bola explodiu no braço do zagueiro inglês. O árbitro não pensou duas vezes: pênalti para o Brasil. Ronaldinho, que era o homenageado da noite, pegou a bola para bater. Correu com confiança, bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro, que defendeu. No rebote o próprio Ronaldinho, além de Neymar desperdiçaram a chance de abrir o placar para o Brasil.

O jogo passou a ter domínio inglês depois disso, jogando em casa, empurrado pela torcida. E aos 25 minutos, depois de boa jogada, Walcott chutou na saída de Júlio César, que ainda defendeu o primeiro lance, mas no rebote Wayne Rooney abriu o placar para os ingleses. A partir deste momento a Inglaterra tomou conta do jogo e o time brasileiro passou a errar muitos passes e pareceu nervoso no jogo. Aos 37 minutos uma boa chance para o Brasil: cruzamento de Oscar pela direita passa por toda a defesa inglesa e Neymar, quase debaixo do gol, manda por cima.

O Brasil voltou para o segundo tempo com mudanças: Fred no lugar de Luís Fabiano, Arouca no lugar de Ramires e Lucas no lugar de Ronaldinho. As mudanças surtiram efeito imediato e o time brasileiro voltou acelerado. Depois de roubada de bola de Lucas, Fred recebeu de frente pro gol e, aos 2 minutos do segundo tempo, mandou uma pancada de perna esquerda para empatar o jogo em Londres. Aos 3 minutos, depois de mais uma roubada de bola, o atacante novamente finalizou de fora da área e acertou o travessão do goleiro Hart.

O jogo passou a ter domínio brasileiro, a Inglaterra sentiu o gol e a pressão brasileira. Porém, em uma falha de Arouca na entrada da área, Walcott aproveitou e em um chute colocado, aos 14 minutos,  colocou novamente a Inglaterra na frente no placar. A partir daí o Brasil tentou ir pra cima, ainda trocou Paulinho, Adriano e David Luíz por Jean, Filipe Luís e Miranda, respectivamente. Mas não teve jeito, no final, vitória da Inglaterra por 2 X 1 e Felipão volta à Seleção com derrota.