segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Vencer evasão e garantir acesso a tecnologias são desafios da Educação em 2021, dizem especialistas

Legenda: Especialistas ponderam que o retorno presencial das aulas deve acontecer seguindo todos os protocolos de segurança
Foto: Helene Santos

Reverter os impactos negativos causados pela pandemia da Covid-19 para a Educação será um dos maiores desafios do Poder Público, das instituições de ensino e dos pais em 2021. Para especialista na área, as prioridades devem ser o combate à evasão escolar e à inacessibilidade em relação a tecnologias da informação. Nesse contexto, o ensino híbrido deve ser fortalecido e deve haver políticas sociais associadas às escolas.

Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 43 mil pessoas com idades entre 6 a 16 anos, que frequentam escola no Ceará e não estão tendo aulas presenciais normalmente, não tiveram atividades disponibilizadas em novembro. O dado mostra de forma concreta as desigualdades educacionais que foram acentuadas ainda mais com a crise sanitária.

Para Ivan Gontijo, especialista em Políticas Educacionais, a pandemia foi além e não só aprofundou problemas antigos, como criou novos. Ele alerta que essas desigualdades devem persistir em 2021. A fim de minimizar esses efeitos, Ivan - que também é coordenador de projetos da organização Todos Pela Educação - frisa que o retorno às aulas presenciais no próximo ano deve ter dois focos práticos: a recuperação do conteúdo e o acolhimento seguro dos estudantes, com a adoção de medidas sanitárias contra a proliferação do novo coronavírus.

Ivan Gontijo teme que a recuperação do conteúdo não seja o termo mais adequado para a situação uma vez que muitos precisem partir do zero. "A gente usa, muitas vezes 'reforma' para se referir ao que necessitam nossos alunos, mas acontece que muitos deles não tiveram nem o primeiro acesso de muitos conteúdos durante este ano".

Retorno

A avaliação da vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Ceará, Lúcia Veras, vai ao encontro dos apontamentos de Ivan e defende a continuidade do ensino híbrido neste ano.

"Como já está havendo uma abertura, deve-se manter o ensino híbrido, com apenas parte dos alunos na escola, para evitarmos uma alta nos números de contaminação", destaca.

Para ela, todas as etapas de ensino (Infantil, Fundamental e Médio) foram impactadas igualmente. "A questão agora é o prosseguimento e a adequação do currículo a este novo momento", une.

Todos os especialistas se aliam ao retorno gradual e seguro para os professores, famílias e alunos. Alternativas como o 4° ano do Ensino Médio também foram citadas, bem como o aumento de autonomia e compromisso do estudante em relação à escola. Os desafios abrem diversas oportunidades de reversão da qualidade da Educação brasileira.

Para o retorno, Lúcia enxerga auxílio numa força-tarefa entre as pastas da Saúde, Educação e Assistência Social. "As escolas não devem trabalhar sozinhas. Precisamos de planos de ensino eficazes, juntos de protocolos sanitaristas avaliados dia a dia, para mantermos um padrão de excelência no acompanhamento dos professores, alunos e famílias", acrescenta.

O professor de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luís Távora, reforça que, para avançar na educação, é preciso atacar problemas sociais, garantindo bolsas e auxílios.

"Problemas sociais bastante concretos atrapalham a superação dos desafios da Educação. Auxílios devem ser a saída, assim como concessão de bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade", pontua.

Ivan Gontijo exemplifica um trabalho da assistência social: "seria, num sistema de revezamento, garantir a merenda aos estudantes faltosos naquele dia. Uma possibilidade de acompanhamento seria pelos cartões de famílias do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal". Urgente também, para ele, é a resolução da evasão escolar. "Eu destacaria uma política que tentasse evitar que os alunos não retornem, precisamos de programas de busca ativa para trazê-los de volta", frisa.

Tecnologias

A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para a democratização do ensino e do aprendizado devem continuar sendo um diferencial. É o que garante Xênia Diógenes Benfatti, pesquisadora e professora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza (Unifor).

"O acesso às tecnologias dividiu os cenários. Em 2021 será necessário criar condições para assegurar que quem ficou à margem neste ano possa ser incluído com qualidade".

O professor Luís Távora, reforça a ideia de que é preciso uma rede de apoio em relação a equipamentos tecnológicos e internet. Mas, segundo ele, as práticas virtuais do ano atípico de 2020 devem levar a uma melhora de aprendizagem remota no próximo ano. O que deve ser prioridade é o apoio pedagógico, com "as aulas e conteúdos objetivos, de tempo mais breve e atividades resumidas".

De acordo com Luís, os ensinos Fundamental e Médio devem diminuir a carga burocrática dos professores, como relatórios, lista de frequência, e documentações desnecessárias. "Os professores devem se concentrar na questão didática, pensando no conteúdo de forma criativa". Diferente do que pensa a pesquisadora Xênia Diógenes, que acredita que frequências e processos avaliativos não podem ser colocados em segundo plano.

"Esses são os momentos de acompanhamento do aprendizado do aluno. Já os ignoramos, de alguma forma, durante esse ano. E isso foi muito grave. Em 2021, os estudantes precisam aprender a não se prepararem para decorar conteúdos e acertar questões, mas sim para que sejam sujeitos transformadores, que interpretam dados, e que produzem novos conhecimentos".

Ensino Infantil

De acordo com o professor Luís Távora, a relação de segurança do professor com o aluno é essencial no processo de aprendizagem. Essa relação deve ser ainda mais forte no Ensino infantil. É por isso, acredita Xênia Diógenes, que os pequenos foram ainda mais impactados com o ensino remoto. "Nossas crianças precisam, de fato, de um ambiente necessário e primordial para a socialização. Muitas mães também se preocuparam, por terem de ir trabalhar e não ter onde deixar os filhos em condições ideais".

O retorno às aulas presenciais deve ser urgente, sobretudo para os pequenos, defende a especialista. "A creche e a escola tiveram atividades praticamente inviabilizadas durante o período de isolamento social. A gente sabe que a sociabilização é importante. Imagina uma criança de dois ou três anos que passou o toda a pandemia sem conviver com outra criança", defende.

Prefeita, vice-prefeito e vereadores são empossados em Icó


Prefeita, vice-prefeito e vereadores são empossados em Icó
Foto Richard Lopes
A prefeita reeleita de Icó, Laís Nunes(PDT), juntamente com o seu vice, médico Quilon Peixoto Farias e os 15 vereadores, foram empossados nessa última sexta-feira, dia 1º, na sede da Câmara de Vereadores, localizada na rua Ilídio Sampaio.

A cerimônia de posse foi transmitida pelo facebook e pela rádio Papagaio Fm,97,5. Na ocasião, Fernando Nunes, foi eleito em chapa única por unanimidade presidente da Câmara de Vereadores.

Após a solenidade no Legislativo icoense, a prefeita Laís Nunes, empossou o secretariado no palácio da Alforria, sede do Governo Municipal.

Veja a lista

Chefe de Gabinete – Rosana Figueiredo

Procurador do Município – Fagundes Lourenço,

Secretária da Ouvidoria – Alânia Alves

Secretário de Administração e Finanças – Edson Facó

Secretária de Saúde – Orianna Nunes}

Educação – Aurineide Amaro

Esporte e Juventude – Galeguinho do Dner

Secretária de Cultura e Turismo – Sara Rackel

Secretária da Controladoria – Ana Luíza

Secretaria das Relações Institucionais – Ana Glesse

Secretaria do Trabalho e Assistência Social – Luma Cavalcante

Diretor do Cotran – Ailton dos Santos

Secretaria de Segurança Municipal – Sargento Geilson Lima

Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – João Marcos

Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos – Gildomar Gonçalves

Secretaria do Meio-Ambiente – Verineide Andrade

Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Joselba Maria

Com a ida da vereadora eleita Verineide Andrade para a secretaria de meio ambiente, a suplente Maria do Cal assumiu a vaga de vereador.

Com informações correspondente radialista Richard Lopes.

Camilo Santana volta a defender uso emergencial da vacina contra o coronavirus


Em post no Facebook, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lamentou, última nesta sexta-feira (1), a triste marca de mais de 10 mil mortes em decorrência da Covid-19 em todo o Estado. “Minha solidariedade a todas as famílias diante da imensurável dor pela partida dos seus entes queridos”, escreveu.

Camilo Santana defendeu o uso da vacina “da forma mais rápida e segura possível” para que, segundo ele, a pandemia seja superada definitivamente.

No Brasil, o coronavírus já fez mais de 195 mil vítimas em todo o ano de 2020.

Criminosos invadem casa de Policial Militar e são mortos em Caucaia; mulher do PM ficou ferida


Um sargento da Polícia Militar matou dois criminosos em um tiroteio no bairro Cipó, zona rural de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite de sábado (2). O agente estava de folga quando teve a casa invadida por seis homens, que chegaram atirando. A esposa do PM foi baleada em uma das pernas durante o tiroteio.

De acordo com a Polícia Militar, o grupo foi em direção ao sargento, que estava na frente de casa e notou que os suspeitos estavam armados. Para se proteger, o policial entrou na residência e o grupo o seguiu até o interior do imóvel efetuando disparos de arma de fogo. A esposa do PM foi socorrida para uma unidade hospitalar, onde recebeu atendimento médico.

Dois dos seis criminosos foram mortos pelo agente. Os outros quatro suspeitos fugiram do local em um carro. Um revólver e uma espingarda artesanal foram apreendidos. O sargento não foi lesionado e apresentou-se em uma delegacia plantonista, denunciando a ocorrência.

Os policiais militares que atenderam a ocorrência informaram que o PM havia sofrido uma tentativa de assalto, porém, em nota, a Secretaria da Segurança não confirmou essa versão.

Com informações do Diário do Nordeste.

sábado, 2 de janeiro de 2021

Antônio Almeida é empossado em Acopiara para o quinto mandato

Nesta última sexta-feira, 1º de janeiro, o Antônio Almeida foi novamente empossado como prefeito de nossa querida Acopiara juntamente com a nossa vice-prefeita, Dra. Ana Patrícia, graças ao desejo de continuidade do nosso trabalho demonstrado por vocês nas eleições do dia 15 de novembro.

Não há sentimento maior dentro de mim do que o de Gratidão! Primeiramente a Deus e também a vocês, irmãos e irmãs da Terra do Lavrador, que me oportunizaram representá-los pela quinta vez.Em cem anos de emancipação política de Acopiara, sou o único prefeito a alcançar este feito. Uma grande honra que devo a todos vocês; disse Antônio Ameida.

O mesmo reafirmou o compromisso de trabalhar cada vez mais pelo bem estar de nossa população e pelo contínuo desenvolvimento de nossa cidade para que ela alcance cada vez mais o seu lugar de destaque.

Na programação desta última sexta-feira (01), o Prefeito participou de uma Missa em Ação de Graças e em seguida do Ato Solene de Posse realizado na Câmara de Vereadores, a quem o mesmo fez as cordiais saudações e os parabenizou pelo mandato.

Em especial ao novo Presidente eleito, Vereador Ricardo Costa e aos demais vereadores membros da nova mesa diretora da Casa.

Rogério Curdulino é empossado como prefeito de Pedra Branca

Reprodução
O novo prefeito de Pedra Branca é Rogério Curdulino, empossado nesta sexta-feira (01), durante cerimônia na Câmara Municipal local.

O atual vereador pelo 3º mandato, antes de ser empossado para assumir o cargo como chefe do executivo, foi eleito presidente da Câmara, o que por direito, lhe confere o cargo de prefeito provisoriamente em virtude do não registro de candidatura de Antônio Gois, eleito por maioria de votos e não reconhecido pelo TSE devido ao caso em questão.

Rogerio já anunciou seu secretariado, e ficou definido da seguinte forma:

GABINETE: Elisângela Cavalcante;

SAÚDE: Ana Paula;

SEDUMA: Francilon;

ESPORTES: Tales Arão;

EDUCAÇÃO: Amaral Barbosa;

FINANÇAS: Rita de Cássia;

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Helena Holanda;

AGRICULTURA: Alberto Júnior;

CULTURA: Pedro Caldas;

ADMINISTRAÇÃO: Naiane Severo;

SEGURANÇA: Luis Coutinho.

Com informações do Portal Sert News.

Paciente de 86 anos curado do coronavirus é o primeiro a ter alta em hospital de Fortaleza em 2021

Foto alta
José Alves de Almeida, 86, iniciou 2021 com boas notícias: foi o primeiro paciente do ano a ter alta após quadro de infecção por coronavírusno Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (HELV), em Fortaleza. Foram 14 dias de internação na unidade de referência para o tratamento da Covid-19, que acabaram nesta última sexta-feira (1). Na saída da unidade, o idoso foi recepcionado pelos filhos Wilame Almeida e Alex Almeida.

"Não temos palavras para agradecer. Receber nosso pai curado da Covid-19 no primeiro dia do ano é o maior presente de todos. Foi um momento ruim, mas passou. Agora, teremos cuidado redobrado lá em casa, tudo para preservar a saúde dele", relatou emocionado Alex.

O filho de José alertou ainda para os cuidados referentes a prevenção e agradeceu aos profissionais responsáveis pelo tratamento do pai. "Sou muito grato aos profissionais pelo cuidado que tiveram com nosso pai. Queria que as pessoas se protegessem mais e seus entes queridos, usando máscara e procurassem zelar mais pela vida, porque só sabe quem passa por isso".

Até dezembro de 2020, 95% dos leitos de UTI disponíveis para o tratamento de Covid-19 nos hospitais do Ceará estavam ocupados. O Estado contabilizou 336.504 casos confirmados da doença e 10.004 óbitos. Estão recuperadas 269.846 pessoas.

Com informações do Diário do Nordeste.

Anitta acorda de ressaca e diz que nunca mais vai beber

Imagem: Reprodução/Instagram
Legenda: "Se eu tiver um drinque na minha mão amanhã ou em qualquer outro dia, alguém me mate antes de eu começar [a beber]", disse a cantora, que gravou os stories ainda na cama Foto: Reprodução/Instagram

O primeiro dia de 2021 foi de ressaca para Anitta, 27. A cantora brasileira se apresentou no Réveillon da Times Square, em Nova York, e depois foi curtir a virada do ano com os amigos e membros da sua equipe internacional.

Em seus Stories, Anitta mostrou como foi a despedida de 2020, as brincadeiras e até o machucado que ficou ao manipular de forma equivocada o lança confetes -ela estourou em uma de suas pernas. Mas nada supera sua ressaca matinal -a culpa, diz a cantora, é da tequila.

"Estou arrependida. Nunca mais vou beber. Nunca mais! Estou fazendo esses Stories para ter certeza de que eu não vou mais beber. Se eu tiver um drinque na minha mão amanhã ou em qualquer outro dia, alguém me mate antes de eu começar [a beber]", disse a cantora, que gravou vídeo ainda na cama.

Antes do show, a cantora afirmou estar bebendo tequila para aguentar o frio de Nova York: "Fora do comum. Está muito frio. Estou desde domingo e hoje é o dia mais frio". Na celebração pós-Times Square, Anitta estava acompanha por Jordan Stein, um dos membros da S10, agência que cuida da carreira da cantora no exterior, pela stylist Janelle Renee e de outros amigos.

Aliás, Anitta também revelou que a amiga teve que ser resgatada do chão do banheiro. "Estava com seu rosto no chão, na frente da privada.", disse a cantora para a amiga. "Gente, estou com ressaca porque está acabando as beats [cerveja]. Eu não bebi ontem, eu bebi outro negócio. Então, estou assim. Estou muito arrependida", disse a cantora.

Anitta se apresentou na tradicional festa de Réveillon da Times Square, em Nova York. Também se apresentaram Gloria Gaynor, Jennifer Lopez, Andra Day, Pitbull, USO Show Troupe, e The Waffle Crew. Os hits "Downtow", "Me Gusta" e "Vai Malandra" foram os escolhidos para a apresentação da cantora, que foi transmitida ao vivo pelo canal Univision.

"Sim. A primeira brasileira a se apresentar no maior Réveillon do mundo: Times Square em Nova York", disse Anitta, em seu perfil no Instagram após a apresentação. Ela também usou Stories para afirmar que faria playback -veja o show da brasileira a partir de 5h49min10s.

"Não é show de uma hora, não gente. É uma apresentação, como todos os outros artistas que vêm aqui todo ano. Não comecem também... nem sei se começaram... mas vão começar logo depois. E outra coisa, é playback, já falo logo que pediram para ser. É isso aí. Cheguei agora no ônibus e não vou chegar sentando na janela. Quem gostou está gostado, quem não gostou, problema seu."

Por causa da pandemia do novo coronavírus, apenas alguns médicos e policiais foram convidados especiais para o Réveillon, em geral um evento que reúne uma multidão na Times Square. Com figurino de Jacob & co and Melissa Kaye e cabelos alongados, Anitta cantou e dançou acompanhada por quatro bailarinas "Happy new year, New York", ela disse no final da apresentação.

No futebol o Ano 2020 não terminou

Folhinha caiu. O ano passou. Novas esperanças. Não quero acreditar que haverá tanta desgraça no mundo. Hora de recuperar, de recompor. Se utopia, não sei. Mas estão aí as vacinas. Bom, seja como for, a fé em dias melhores existe. Misericórdia divina. Mas os homens têm de fazer a sua parte. Mais solidariedade entre os povos. Mais respeito entre as nações. 

Menos ganância dos países ricos exploradores. Mais compreensão com as nações menores. O ano 2020 passou, mas não passou para o futebol. As disputas futebolísticas em 2021, ano que começa agora, ainda serão do ano passado, isso nos dois primeiros meses, janeiro e fevereiro. No futebol, 2020 teima em não terminar. Insiste em permanecer. 

Assim teremos de aturar competições atrasadas em razão do coronavírus. Os times campeões de 2020, nas diversas categorias chanceladas pela CBF, somente serão conhecidos no presente ano. E certamente ainda serão proclamados sem público nos estádios. A mistura de calendários é compreensível. Campeões diferentes. De um tempo diferente. Mas campeões, grandes campeões. Apenas sem a apoteose proporcionada pelas torcidas. Tudo porque no futebol o ano 2020 não terminou. 

Aconteceu 

A mistura de anos já aconteceu algumas vezes no futebol brasileiro. Mistura ou invasão de um ano para outro. No futebol cearense houve caso assim. O Gentilândia, por exemplo, foi campeão cearense de 1956, mas só em março de 1957 foi proclamado campeão. 

Tapetão 

Há alguns anos, não era incomum o campeonato ser paralisado em razão de querelas levadas para o tapetão. O caso de quatro campeões em 1992 aconteceu exatamente pelo atropelo de datas entre o certame estadual e o certame nacional. A Série A de 1993 teria de começar. Aí... 

É já 

O dia 6 de janeiro, quarta-feira, marcará a volta do Fortaleza à luta. O jogo na Ilha do Retiro será dos mais difíceis porque disputa direta. O Sport passa por delicado momento. O Fortaleza tem melhor elenco. Mas a diferença técnica não é tão ampla. Isso é que preocupa. 

Pílulas 

Quinta-feira, dia 7 de janeiro, o Ceará enfrentará o Internacional no Castelão. Não gostei nada do segundo tempo do Ceará no empate com o Santos na Vila Belmiro. O Vozão sumiu. Deu sinais de cansaço. Nem parecia o mesmo time que fez belo primeiro tempo. Incrível. 

No Castelão, o Ceará não poderá repetir o segundo tempo da Vila, se não quiser sofrer resultado adverso. Guto terá de avaliar bem a condição física de Charles e Fernando Sobral. Não adianta ir além dos limites. Saber a hora de substituir será fundamental. 

Prefeito reeleito de Catarina, Dr. Thiago, anuncia secretários municipais para o quadriênio 2021/2022.


Foto - Facebook do prefeito Dr. Thiago 

O prefeito reeleito de Catarina, Dr. Thiago Paes de Andrade (MDB), anunciou oficialmente os secretários municipais da gestão “Fazendo mais e melhor” para o quadriênio 2021/2022. O anuncio foi feito de forma virtual com as presenças da vice-prefeita, Naiara Gomes (MDB), da primeira-dama, Dra. Taina Cavalcante e do ex-prefeito, Dr. Jefferson Paes de Andrade.

São eles:

Secretário de Administração – Ramilson Andrade;

Secretário de Finanças – Rayr Custódio;

Secretária de Planejamento – Dra. Taina Cavalcante;

Secretária de Governo – Karina Custódio;

Secretária de Saúde – Dra. Valéria Cavalcante;

Secretário de Esporte – Roniel Carvalho;

Secretário de Juventude – Flúvio Mota;

Secretário de Cultura – Ajalma Cosmo;

Secretário de Ordem Social – Luiz Gonzaga;

Secretária de Assistência Social – Cheila Teixeira;

Secretário do Controle Interno – Gardel Martins;

Secretário de Educação – Elisvaldo Guedes;

Secretário de Infraestrutura – Marlos Mendonça;

Secretário de Agricultura – Paulo Roberto;

Coordenador de Limpeza Pública – Nivaldo Cosmo.

Por - Diomar Araújo

Ivo assume segundo mandato e surge como nome à sucessão de Camilo Santana

O prefeito Ivo Gomes (PDT) assumiu, nesta sexta-feira (1º), o segundo mandato consecutivo no comando administrativo e político de Sobral e, a dois anos da sucessão estadual, surge como uma das opções na disputa pelo Governo do Estado. Ivo deu sequencia a um modelo administrativo que permite a Sobral está entre os destaques nacionais na área do ensino público.

A revolução no ensino público da maior cidade da Região Norte começou, em 1996, na primeira gestão do então prefeito Cid Gomes quando a atual Vice-governadora Izolda Cela era Secretária Municipal de Educação. Os bons números da educação levaram Cid a ser eleito, por dois mandatos, governador do Ceará.

VOLTA DAS AULAS, ECONOMIA E COVID-19

Reeleito com 59,23% dos votos em uma aliança do PDT com o PT, que tem como vice a enfermeira Christianne Coelho, Ivo Gomes derrotou o grupo de oposição liderado pelo deputado federal Moses Rodrigues (MDB). O candidato a prefeito pelo MDB foi o professor Oscar Rodrigues, pai de Moses.

Ao ser empossado para o segundo mandato, Ivo reafirmou o compromisso com a qualidade da educação e, especialmente, com os desafios do sistema misto de ensino em meio à pandemia da Covid-19. O impacto da doença na vida econômica, social e educacional da cidade da Zona Norte esteve como destaque no discurso de Ivo.

A retomada das aulas, assim como as ações a serem desenvolvidas na área econômica, e os preparativos para a vacinação contra a Covid-19 foram pontos elencados pelo prefeito reeleito de Sobral como maiores desafios no primeiro ano da sua segunda gestão. Outra preocupação exposta é na área de segurança pública. Ivo manifestou inquietação com os altos índices de violência e anunciou que já tem agenda marcada com autoridades de segurança para adoção de medidas de enfrentaram à criminalidade.

GOVERNO DO ESTADO

O prefeito de Sobral é citado como um dos nomes que tendem a ganhar visibilidade na política estadual pela projeção que a chamada Princesa do Norte proporciona aos seus gestores e líderes políticos. Da Cidade, saíram, nos últimos 30 anos, para Governar o Ceará, dois irmãos de Ivo – Ciro (1991-1995) e Cid, que governou o Estado em dois mandatos – 2007-2010 e 2011-2014. Indiferente a possíveis especulações sobre a agenda eleitoral de 2022, Ivo Gomes não dá margem para conversa nessa área e volta o olhar para avançar com novas ações em seu segundo mandato como prefeito de Sobral.

Viçosa do Ceará: ministro do STF determina que prefeito Zé Firmino assuma Prefeitura, Justiça Eleitoral não o diploma, mas Câmara Municipal o empossa

O prefeito reeleito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB), conseguiu, no início da noite desta sexta-feira, ser empossado pela Câmara Municipal para mais quatro anos de mandato. Um fato inusitado, como narrou para este site o radialista Carlos Alberto, da Rádio FM 94.9, de Tianguá, Zé Firmino não chegou a ser diplomado pela Justiça Eleitoral porque o juiz titular da Comarca não se encontrava no Município.

Uma liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, garantiu a posse de Zé Firmino, mas o ato é antecedido da diplomação pela Justiça Eleitoral. O dia foi de muita expectativa entre os moradores do Município diante da incerteza sobre os novos rumos políticos e administrativos da cidade. Isso, porque, mesmo sendo reeleito, Zé Firmino foi considerado inelegível.

O prefeito, por meio dos advogados, apresentou provas contra a denúncia de abuso do poder político e econômico e conseguiu a liminar no Supremo Tribunal Federal que o permitiu ser empossado.

A decisão oriunda do STF foi cumprida somente no final da tarde – não pela Justiça Eleitoral da cidade, mas pela Câmara Municipal Justiça Eleitoral que decidiu empossar o prefeito reeleito. Ao longo do dia, ficou a expectativa se a liminar seria ou não cumprida e se o presidente da Câmara de Vereadores iria assumir o comando da Prefeitura. 

O impasse acabou e, como relata o correspondente do Jornal Alerta Geral na Região da Serra Grande, Carlos Alberto, a solenidade de posse de Zé Firmino foi acompanhada por dezenas de moradores da cidade.

Colocar uma máscara usada pode ser mais perigoso do que não usar nenhuma


Uma máscara cirúrgica nova é 65 % eficiente na filtragem de partículas no ar, mas quando usada, esse número cai para 25 por cento, de acordo com o estudo publicado nesta terça-feira na Physics of Fluids.

Pesquisadores da University of Massachusetts Lowell e da California Baptist University dizem que as máscaras diminuem o fluxo de ar, tornando as pessoas mais suscetíveis a respirar partículas - e uma máscara facial suja não consegue filtrar com eficácia as gotas menores.

“É natural pensar que usar uma máscara, seja ela nova ou velha, sempre deve ser melhor do que nada”, disse o autor Jinxiang Xi.

“Nossos resultados mostram que essa crença só é verdadeira para partículas maiores que 5 micrômetros, mas não para partículas finas menores que 2,5 micrômetros.”

Para chegar a suas descobertas, os pesquisadores usaram um modelo de computador de uma pessoa usando uma máscara cirúrgica pregueada de três camadas para rastrear como a cobertura facial afetava o fluxo de ar e como as partículas passavam. Eles também observaram como as pequenas gotas se acomodaram na face, nas vias aéreas e onde pousam no nariz, faringe ou pulmão profundo.

Eles descobriram que o uso de uma máscara "desacelera significativamente" o fluxo de ar, reduzindo a eficácia da máscara e tornando a pessoa mais suscetível a inalar aerossóis pelo nariz - onde o SARS-CoV-2 gosta de se esconder.

“Neste estudo, descobrimos que a eficácia protetora de uma máscara para as vias aéreas nasais diminui com taxas de fluxo de inalação mais baixas”, disse o estudo.

As pregas de uma máscara facial também afetam significativamente os padrões de fluxo de ar e sua eficácia muda com o uso, descobriram os pesquisadores. A equipe planeja estudar como as formas das máscaras afetam a proteção do COVID-19.

“Esperamos que as autoridades de saúde pública fortaleçam as medidas preventivas atuais para conter a transmissão de COVID-19, como escolher uma máscara mais eficaz, usá-la adequadamente para a maior proteção e evitar o uso de máscara cirúrgica excessivamente usada ou vencida”, disse Xi. Com Notícias ao Minuto.

VEM AÍ O AUXÍLIO INTERNET PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que cria um auxílio internet para famílias de baixa renda. O objetivo é conceder o benefício aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
 

Pelo texto, o valor pago seria definido posteriormente pelo Poder Executivo. Ainda conforme a proposta, o benefício seria financiado por recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), do Fust e do Tesouro Nacional.

O autor da proposta é o deputado Felipe Carreras (PSB-PE). Segundo ele, "ter acesso à internet define ser ou não cidadão". "Estamos falando de um universo de 42 milhões de brasileiros que estão com grande parte dos seus direitos mitigados por ausência de uma ferramenta tão banal em nossos dias", justifica.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.  
 
Fonte Agência Câmara de Notícias.

Papa Francisco diz que mundo precisa de vacina para o coração em 2021

Foto Reuters
O Papa Francisco disse hoje que 2021 será "um bom ano" se as pessoas cuidarem umas das outras e salientou que, além de uma vacina contra o coronavírus, o mundo precisa de uma "vacina para o coração".

"Não é bom conhecer muitas pessoas e muitas coisas se não tomarmos conta delas. Este ano, enquanto esperamos pela recuperação e novos tratamentos, não negligenciemos os cuidados. Porque, além da vacina para o corpo, precisamos da vacina para o coração, que é o cuidado. Será um bom ano se cuidarmos dos outros", disse.

As palavras do Papa foram lidas numa homilia pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, durante a Missa de Ano Novo, dedicada à "solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus", que foi celebrada hoje no Vaticano.

O Papa Francisco foi impedido de presidir a esta missa e também às vésperas de 31 de dezembro de 2020, por causa de uma dor ciática, segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni.

Jorge Bergoglio deixou, no entanto, a homilia escrita para que o Cardeal Parolin pudesse ler as suas palavras aos poucos participantes e meios de comunicação social que puderam estar na Basílica de São Pedro, no Vaticano, devido às medidas preventivas para evitar a propagação do coronavírus.

A missa foi celebrada sem os fiéis e numa basílica vazia.

O Papa enfatizou três palavras - bênção, nascimento e encontro - , e salientou o papel da Virgem Maria, neste dia em que a Igreja Católica também celebra o 54.º Dia Mundial da Paz, este ano sob o lema "A cultura do cuidado como caminho para a paz".

"Não estamos no mundo para morrer, mas para gerar vida", disse o Papa, acrescentando: "O primeiro passo para dar vida ao que nos rodeia é amá-la dentro de nós próprios.

Sublinhou a importância de "educar o coração para cuidar, para valorizar as pessoas e as coisas", para que as sociedades cuidem dos outros e do mundo.

Considerou que "o mundo está seriamente contaminado por dizer coisas más e por pensar mal dos outros, da sociedade, de si próprios", e assegurou que "a maldição corrompe, faz tudo degenerar" e que "a bênção regenera, dá força para recomeçar".

No final da homilia, Francisco perguntou-se a si próprio o que as pessoas deveriam encontrar no início de 2021 e respondeu: "Seria bonito encontrar tempo para alguém. O tempo é uma riqueza que todos temos, mas da qual temos inveja, pois queremos usá-lo apenas para nós próprios".

Assim, encorajou as pessoas a dedicarem momentos aos outros, especialmente aos "que estão sós, aos que sofrem, aos que precisam de ser ouvidos e cuidados".

O calendário das celebrações do Natal do Vaticano continua até 6 de janeiro com a Missa da Epifania do Senhor.

Com informações da Agência Brasil.

Mega da Virada: Aposta simples de R$ 4,50 acertou as 6 dezenas e receberá R$ 162 milhões em Aracaju

Uma aposta simples realizada em um shopping de Aracaju foi uma das duas vencedoras da Mega da Virada e vai receber o prêmio de R$ 162.625.108,22. De acordo com a Caixa, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário dessa forma era de 1 em 50.063.860. A outra aposta vencedora da Mega da Virada foi de São Paulo.

Os dois vencedores acertaram os seis números e ganharam o prêmio máximo da Mega da Virada, no valor de R$ 325.250.216,44. Foi o maior valor distribuído até hoje pela Caixa. Os números sorteados foram: 17-20-22-35-41-42.

A quina contou com 1.384 apostas vencedoras, que receberão R$ 48.978,81. Além disso, outras 105.342 apostas foram premiadas com R$ 919,27, valor para quem acertou a quadra. 
 
Como apostar na Mega-Sena

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas presencialmente nas Casas Lotéricas, pelo internet banking da Caixa (para quem é correntista do banco) ou pelo site Loterias Online.

Com informações do Diário do Nordeste.

Motocicleta é tomada de assalto no centro de Acopiara

O roubo ocorreu na tarde de quinta-feira dia 31, na Rua Emídio Alves de Almeida próximo a Serraria São Francisco, centro de Acopiara. 
 
Segundo a Policia Militar dois homens a pé, sendo que um deles armado com um revolver, se aproximou da vítima e anunciou o assalto.

Os bandidos tomaram uma Motocicleta FAN 125, ano 2012, cor vermelha de placa OIB 3562 e logo em seguida tomaram rumo ignorado. 
 
A Policia Militar realizou diligencias porém até o fechamento dessa matéria ninguém foi preso.

Com informações do Acopiara News.

Com bandeira amarela, tarifa de energia ficará mais barata neste mês de janeiro

A conta de luz dos cearenses deve ficar mais em conta. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que a bandeira utilizada como referência para as contas de luz de janeiro será amarela.

Com isso, o preço da energia fica em R$ 1,34 para cada 100 quilowatts consumidos por hora. O valor é menor do que o estabelecido para o mês passado, quando foi ativada a bandeira vermelha, com preço de R$ 6,2 para cada 100 quilowatts consumidos por hora.

O sistema de bandeiras é utilizado para gerir o valor cobrado aos consumidores a partir das condições de geração de energia. Quando o quadro piora, a bandeira pode ser alterada em uma escala de verde, amarela e vermelha.

Na mudança para a bandeira amarela, a Agência informou ter identificado melhoria no cenário de produção hidrelétrica com elevação das vazões dos afluentes dos principais reservatórios.

Com informações do Ceará Agora.

Vereador Ricardo Costa é eleito presidente da Câmara de Acopiara

A Câmara Municipal de Acopiara elegeu, nesta sexta-feira (01), os parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021/2022. Com muito orgulho irei assumir a Presidência da Câmara.

O Vereador Ricardo Costa recebeui a honrosa missão de encabeçar a chapa vitoriosa, sendo eleito Presidente do Poder Legislativo de Acopiara pela maioria do vereadores.

Em seguida, aconteceu a posse do nosso prefeito Antonio Almeida, cuja trajetória registra a conquista de ser eleito democraticamente prefeito de Acopiara por cinco vezes, ficando eternizado na história do município com reconhecimento do povo e os admiráveis aplausos de todos.

Ainda na Câmara, o vereador enfatizou o trabalho que será realizado em favor de Acopiara, destacando também o apoio à governança do prefeito Antônio Almeida em prol da Terra do Lavrador.

Mesa Diretora Biênio 2021/2022

Presidente: Ricardo Costa

Vice Presidente: Francisco Silva Cavalcante

1°Secretário: Dênis Bastos

2° Secretário: Dário Felipe

2021 começa com registro de chuva em 28 cidades do Ceará

Cariri e Centro Sul
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 28 municípios na manhã desta sexta-feira (1º). As cinco maiores precipitações ocorreram em Iguatu (36.6mm), Catarina (29mm), Juazeiro do Norte (27mm), Lavras da Mangabeira e Arneiroz (25mm), cada.

Até o próximo domingo, a Funceme prevê possibilidade de chuva nas regiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Sertão Central, Inhamuns e no Cariri. A gerente de meteorologia da agência, Meiry Sakamoto, pontuou que “o ano de 2021 inicia com condições favoráveis a chuvas no Ceará devido à formação de áreas de instabilidade, somada a efeitos de aquecimento diurno e condições locais, como relevo, nuvens de chuva podem se formar em todas as regiões”.

Em dezembro último, que é o primeiro mês de pré-estação chuvosa no Ceará, as chuvas ficaram 67% abaixo do esperado para o período que é de 31.6mm. Em média, foram observados apenas 10.3mm, segundo a Funceme.

No último mês de 2020, choveu menos no Sertão Central/Inhamuns - apenas 4.8mm. As chuvas foram mais favoráveis no Cariri (51.3mm) e no Maciço do Baturité (17.8mm).

Janeiro é o segundo e último mês da pré-estação no Ceará e tem média histórica de 98.7mm. A quadra chuvosa no Estado ocorre entre os meses de fevereiro e maio e tem climatologia normal média de 608.8mm.

O secretário de Agricultura de Iguatu, Venâncio Vieira, observou que “começar o ano com chuva é um bom sinal para uma quadra chuvosa favorável”. Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, “2021 começa com mudança de tempo favorável, nuvens no céu e a esperança de que teremos um bom inverno”.

Os agricultores no sertão cearense agora vivem a expectativa de recebimento das sementes selecionadas do programa Hora de Plantar, que deve começar a partir do próximo dia 5, na região do Cariri.

Com informações do Diário do Nordeste.

'Perdi familiares, mas nesse caos veio o amor da minha vida', diz mãe do 1º bebê de 2021

Legenda: Bebê nasceu saudável e aguarda liberação da maternidade
Foto: Romelya Paula Jorge

Tomar fôlego para iniciar uma nova história foi ato de muitos cearenses na entrada de 2021 - após ano marcado pela pandemia do novo coronavírus - e primeira ação de Isaac de Paula, cearense nascido aos três segundos, deste 1º de janeiro de 2021. O menino, gerado depois de várias tentativas da mãe, nasceu saudável no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar.

Ainda na manhã do dia 31 de dezembro, Francisca Karolisse Silva de Paula, de 21 anos, começou a perder líquido e se deslocou de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) para a Capital - distância de 64,7 km. “Só em ter vindo com saúde já alivia bastante o meu coração por causa desse tempo de pandemia”, frisa a mãe do Isaac.

A escolha pelo nome, de significado 'filho da promessa', veio após a confirmação da gravidez desejada há mais tempo e alcançada durante a pandemia do novo coronavírus. “Em todas as orações eu pedia a Deus um filho e, se ele fosse menino, se chamaria Isaac”, explica. Karolisse manteve os cuidados com distanciamento social e higienização para evitar ter a Covid-19. O menino nasceu com 3,240 kg em um parto cesárea.

“Também que há muito tempo eu tinha vontade de ser mãe mas nunca deu certo e nesse momento de pandemia veio o meu maior milagre que é o Isaac”

Durante a gestação do Isaac, Karolisse teve de lidar com a morte de dois tios infectados pelo novo coronavírus. “Essa pandemia foi um momento difícil para muitos. Perdi familiares, mas no meio desse caos veio o meu maior amor minha vida: Isaac”, reflete.

O prontuário médico registra o nascimento do menino à zero hora e zero segundo do dia 1º de janeiro de 2021 e uma foto do relógio da sala de parto registra o momento em que a mãe conheceu o Isaac - aos três segundos do dia. “Foram pessoas atenciosas e tiveram todos os cuidados comigo e com o Isaac. Foram excelentes profissionais”, descreve sobre o atendimento.

Romelya Paula Jorge, enfermeira da equipe responsável pelo atendimento de Karolisse, observa com emoção o primeiro parto do ano feito em meio à pandemia. “É muito gratificante poder ajudar outras mulheres a serem mães, especialmente num momento tão significativo”, descreve. A profissional da saúde é mãe de um bebê de 10 meses e atua no plantão da maternidade.

Médica, prefeita eleita de Itapajé deixa solenidade de posse para atender vítimas de acidente

O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (1°) no km 128 da BR-222
Legenda: O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (1°) no km 128 da BR-222
Foto: Divulgação

Médica, a nova prefeita de Itapajé, Dra. Gorete (PSD), deixou a solenidade de posse nesta sexta-feira (1º), para ir ao Hospital Municipal da cidade, averiguar a situação de dois feridos em uma colisão envolvendo um caminhão cegonha carregado, que ocorreu nesta manhã no Km 128 da BR-222, em Itapajé.

O Hospital estava sem médicos no plantão, e a escala que deveria definir os profissionais e seus respectivos turnos até o dia 15 de janeiro não foi feita. Isso, de acordo com a nova prefeita, vai de encontro à recomendação do Conselho Regional.

Dra. Gorete frisou que a escala dos profissionais da Saúde era responsabilidade da gestão antiga. Para ela, sua vitória foi um grito de protesto da cidade, contra várias medidas da gestão que se despede. Foram os populares que chamaram a médica ao Hospital. 

Para a filha da prefeita eleita, Anna Karenina, que também é médica, o ato foi proposital pelos antigos gestores. 

Gorete chegou a tomar posse, mas ainda comemoraria a vitória junto dos vereadores também empossados no Município, o que não chegou a acontecer. 

Até a noite desta sexta-feira, a médica continuava atendendo outros pacientes na unidade. "Enquanto não chegar outro colega médico, eu não saio do Hospital", disse. 

O Hospital é o único do município, que tem 50 mil habitantes. Funcionando 24h, a médica conta que chegou a atender uma gestante em trabalho de parto no dia. 

"Foi gratificante por esse lado, atender a população de Itapajé como gosto, mas triste porque não tive encontros de alegria e comemoração. De todo modo, valeu pela saúde do meu povo", relatou a médica.

Sem poder contratar novos profissionais antes do dia 4, ela se diz preocupada com o atendimento na Unidade, pois, sem a escala de médicos, não se sabe se ou quais profissionais devem aparecer para trabalhar.

Sarto priorizará contenção da pandemia e reformas na Capital

Legenda: Roberto Cláudio passou a faixa de prefeito para Sarto e se despediu da gestão dizendo estar feliz com a escolha do sucessor Foto: Natinho Rodrigues

Hoje, no primeiro dia após tomar posse como prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) começará uma agenda de visitas a escolas da rede municipal e unidades de saúde. O foco do novo chefe do Executivo Municipal é avaliar a retomada das aulas presenciais e a logística de distribuição das vacinas contra a Covid-19. Na cerimônia de posse, realizada ontem, o pedetista sinalizou como prioridades do início do mandato as reformas da previdência e administrativa, além de medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

De acordo com Sarto, o combate aos efeitos sociais e econômicos da proliferação do vírus envolve um tripé: vacinação, geração de emprego e renda da população e, ainda, a retomada das aulas.

"Já existe um plano de retorno às aulas, mas tudo depende da sintonia entre as secretarias da Educação e da Saúde do Estado e do Município. Já começo amanhã (hoje) a visitar todas as unidades de educação e também de saúde da Cidade", disse o prefeito.

Segundo o novo gestor, apesar de não haver uma sinalização detalhada do Governo Federal sobre a chegada das doses de vacina contra a Covid-19 na Capital, há uma mobilização paralela em outras esferas. "O governador Camilo Santana está liderando, com o Consórcio de Governadores do Nordeste, a aquisição de insumos e equipamentos de proteção necessários para realizar a vacinação".

Sarto informou que, no caso das escolas, o objetivo das visitas é verificar medidas de prevenção adotadas para receber os alunos. "Algumas foram ampliadas para aumentar a capacidade de aeração, fizeram aquisição de totens, há licitação de tablets, chips e internet gratuita, enfim, queremos verificar o plano de operacionalização".

Economia

Paralelamente ao retorno das atividades nas salas de aula e da vacinação, Sarto e seu vice, Élcio Batista (PSB), também empossado ontem, apontam ainda como fundamental a retomada econômica. "Para retomar é preciso investir em pessoas, melhorar a educação, o ambiente de negócios, investir em ciência e tecnologia e inovação", frisou Élcio durante a posse.

"O legado deixado pelo Roberto Cláudio dá condições para o Sarto iniciar a gestão com mais capacidade de cumprir promessas de campanha e inovar em políticas públicas", acrescentou o vice.

Sarto afirmou que planeja, já para os primeiros dias de Governo, dar encaminhamento a duas reformas municipais: uma previdenciária e outra administrativa. Os debates sobre uma proposta de reforma da Previdência já foram iniciados na gestão Roberto Cláudio (PDT) entre 2019 e 2020, "mas foram atropelados pelo motim da Segurança Pública e pela pandemia", apontou.

Segundo ele, as reuniões serão retomadas para que o projeto seja apresentado no retorno das atividades legislativas, em fevereiro. "Isso é uma construção que será feita logo, o debate começará assim que a Câmara retomar as atividades. Nós temos um determinante temporal, o Município tem uma certidão de regularização previdenciária que precisa, entre outras coisas, para receber repasses constitucionais e fazer contratações de empréstimo", disse.

No caso das mudanças administrativas, ele afirmou que serão ajustes. "Temos uma ideia de reforma porque há divergência de nomenclatura. Acreditamos que é preciso dar atenção à primeira infância, proteção animal e juventude, mas tudo isso temos que fazer tecnicamente, já estamos discutindo. O norte é não aumentar despesas. Pelo contrário, fazer contingenciamento", ressaltou o prefeito.

Posse

No fim da tarde de ontem, Sarto e Élcio participaram da cerimônia de posse na Câmara Municipal. O evento teve a participação virtual de Camilo Santana (PT). "É um homem sensível e com capacidade de diálogo, apaixonado por Fortaleza. Não tenho dúvida de que ampliará e dará continuidade ao trabalho dos últimos anos", disse o petista.

Após o evento, Sarto encontrou o agora ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), a quem definiu como futuro "conselheiro informal", para o ato de transmissão da faixa, no Paço Municipal. "Saio com três sentimentos: gratidão, alegria e esperança. A população escolheu o melhor em termos de caráter, biografia e conhecimento", disse sobre o sucessor.

Novos secretários serão anunciados

Após o antecessor, Roberto Cláudio (PDT), assinar decreto regulamentando o aumento de sete para 12 secretarias regionais, o novo prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), irá anunciar, até a próxima segunda-feira (4), o nome dos titulares de cada área. A mudança foi aprovada na Câmara Municipal há cerca de um ano. Contudo, para sair do papel, a proposta dependia de um decreto que a regulamentasse.

Na prática, a divisão em mais secretarias pretende aproximar a população de equipamentos e serviços públicos. A mudança era sugerida no Plano Fortaleza 2040, um estudo que indica estratégias a serem implementadas em curto, médio e longo prazos para melhorar a qualidade de vida na Capital.

"O Roberto Cláudio já assinou (o decreto), então vamos agora partir para a ação objetiva. Esses territórios foram divididos de acordo com a população e com algumas sutilezas, como bairros que tinham estruturas de saúde e de educação", explicou o pedetista. O desenho da Cidade em sete regionais foi concebido ainda no Governo de Juraci Magalhães, em 1997.

Contudo, a estrutura passou a ser considerada "defasada" pela Prefeitura devido ao crescimento populacional. "Para se ter uma ideia, a Regional 6 tem hoje 650 mil pessoas, enquanto outras têm 250 mil. Houve uma completa transformação da Cidade", disse Roberto Cláudio nesta semana.

No novo desenho, as 12 regionais irão reunir 39 territórios, cada regional sendo composta por até cinco deles. Os 121 bairros devem ser agrupados em cada um desses territórios seguindo critérios como a quantidade de habitantes (entre 200 mil e 300 mil por território), a aproximação cultural e o uso de equipamentos públicos.

Ceará ultrapassa 10 mil mortos pela Covid-19 nove meses após primeiro óbito

Legenda: Cemitério do Bom Jardim, em Fortaleza, recebeu centenas de vítimas da Covid-19.Foto: Paulo Alberto

Em nove meses, a Covid-19 levou Fernando, Aparecida, Ricardo, Zelinda, João Batista, Mirian, Carlos Alberto, Irismar, Vitor, Ana Cristina, José Maria, Lúcia, Evaldo, Normando. Em momentos diferentes de 2020, eles partiram levando memórias e deixando saudades a familiares e amigos. Até esta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, a doença pandêmica tirou a vida de 10.004 habitantes do Ceará, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

O número é maior que a população de 20 municípios cearenses com menos de 10 mil moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É mais que o dobro da população de Granjeiro, a menor do Estado, com seus 4,8 mil habitantes. É como se Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central, fosse varrida do mapa com seus 9,6 mil habitantes.

O número também equivale a cerca de 18 exemplares do A380, hoje o maior avião de passageiros do mundo, cuja capacidade média é de 540 pessoas por voo. Também corresponde a 120 ônibus urbanos cheios, considerando a média de 83 passageiros informada nos veículos de Fortaleza.

Tudo começou em 15 de março, quando os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados em Fortaleza, em pessoas que viajaram para a Europa. Em 26 de março, José Maria Dutra, de 72 anos, residente de Fortaleza, foi oficialmente o primeiro paciente a falecer com a Covid-19 no Ceará. Hoje, o IntegraSUS revela que houve três mortes dois dias antes, em 24 do mesmo mês.

Perdas

Em meados de abril, a doença avançou em direção à Região Metropolitana e ao Interior. No início de junho, todos os bairros de Fortaleza apresentavam pelo menos um óbito pela doença. Em dezembro, com a primeira morte registrada em Antonina do Norte, todos os 184 municípios cearenses tiveram perdas fatais pela doença.

“Teve uma época que não tinha máscara, material de proteção e ventilador mecânico em nenhum lugar do mundo. E o Ceará conseguiu, mesmo com as dificuldades, atender às pessoas”, lembra o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto.

Em Fortaleza, a auxiliar de farmácia Thaís Melo, 25, perdeu o pai no início de maio. Antônio Everton Chaves de Lima, 49, havia feito um check-up no início do ano e não tinha hipertensão ou diabetes. De cuidado, foi orientado apenas a melhorar a alimentação porque estava acima do peso. 

Em 24 de abril, o motorista de ônibus teve dores na garganta que pioraram até ele ser internado com dificuldades respiratórias num hospital particular, três dias depois. Com baixa saturação, recebeu uma máscara de oxigênio. Morreu em 2 de maio, à espera de uma UTI, em pleno pico da pandemia. Todas estavam ocupadas.

Legenda: Thaís perdeu o pai, Antônio Everton, há quase oito meses.
Foto: Arquivo pessoal

Hoje, a filha remonta a saudade do “torcedor fanático do Fortaleza”. “Ele gostava de brincar, de arengar, tinha muita simpatia e carisma. E sempre trabalhou muito desde muito novo, ia fazer 20 anos de empresa. Todos os dias, a gente lembra e o coração ainda fica apertado”, lamenta Thaís, que descobriu a primeira gravidez após a morte do pai e agora redobra os cuidados contra a infecção.

Evolução mensal de óbitos

31 de março - 25
30 de abril - 867 (+842)
31 de maio - 4.720 (+3.853)
30 de junho - 6.742 (+2.022)
31 de julho - 7.970 (+1.228)
31 de agosto - 8.675 (+705)
30 de setembro - 9.173 (+498)
30 de outubro - 9.488 (+315)
30 de novembro - 9.736 (+248)
1 de janeiro de 2021 - 10.004 (+268)

Para o Dr. Cabeto, a marca não pode ser vista apenas como uma estatística por refletir a perda de vidas. “Quando se trata de saúde, temos que estar todo tempo olhando a previsão epidemiológica macro, mas também o indivíduo. Na nossa função como médico, é preciso estar todo tempo pensando na pessoa e no todo. É com muita tristeza que vemos essa pandemia, mas é com assertividade que conduzimos as ações”, destaca.

A infectologista Roberta Luiz, doutora em Medicina Tropical e médica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), reforça que o autocuidado preventivo deve permanecer mesmo após o início da aplicação da vacina, prevista para o primeiro trimestre de 2021. A estimativa é que 1,2 milhão de doses cheguem ao Estado até fevereiro.

“Se os resultados forem favoráveis, aí sim em 2022 a gente dispensa o uso de máscara. Mas a higiene das mãos e a etiqueta ao falar e espirrar devem ser mantidos porque isso faz parte da convivência social de todo mundo, não tem a ver só com coronavírus”, explica.

A médica defende ainda que a população fora dos grupos prioritários para a imunização também deve continuar evitando aglomerações, principalmente no período de março a junho, quando aumenta a circulação de vírus respiratórios no Estado.

Ciclos encerrados

Além de liderar no Ceará, Fortaleza também é o município do Nordeste com mais óbitos, segundo o Consórcio Nordeste, ultrapassando Salvador e Recife. Os números ainda podem crescer porque 561 mortes ainda são investigadas, conforme o IntegraSUS. Atualmente, as cinco cidades com mais óbitos no Estado são:

Fortaleza - 4.161
Caucaia - 368
Sobral - 325
Juazeiro do Norte - 319
Maracanaú - 264

A Covid-19 foi letal principalmente entre a população idosa do Ceará. Segundo os dados do IntegraSUS, 7.825 pessoas com 60 anos ou mais faleceram; destas, 3.358 tinham 80 anos ou mais. A média geral de idade dos óbitos no Estado é de 70 anos.

Entre abril e dezembro, ocorreram, em média, 37,8 óbitos diários por Covid-19. O mês de maio apresentou maior média em uma semana, com 147 registros, e teve o maior número de óbitos num único dia: em 11 de maio, 159 pessoas perderam a vida. Desde junho, há queda nos registros, que atingiram os menores patamares em outubro e novembro. 

Cenário

Atualmente,  o Dr. Cabeto avalia que a rede pública não tem mostrado aumento de casos e óbitos como a privada vem apresentando. E tranquiliza: “o surto está mais restrito à Regional II (de Fortaleza, que abrange bairros como Aldeota e Meireles) e ao Litoral Leste do Ceará (onde ficam destinos turísticos como Morro Branco e Canoa Quebrada). Não há esse aumento em todas as regiões como se especula”.

O secretário da Saúde chama atenção para a população jovem, que pode não desenvolver casos graves, mas transmitir a doença para pessoas mais velhas. “O adoecimento dessas pessoas pode ser catastrófico. É preciso um movimento de consciência para que a gente possa obedecer às normas sem causar revolta, negação da realidade, tristeza ou depressão. Uma sociedade madura se previne melhor e protege melhor os seus”, defende.

Feliz 2021


A boa notícia é que um novo ano se inicia e a ótima notícia é que você está no controle. Um ótimo 2021!