quarta-feira, 30 de julho de 2025

Homem processa empresa por racismo, recebe indenização e acaba vítima de novo caso de discriminação no banco


Sauntore Thomas, ex-membro da Força Aérea dos EUA, havia vencido recentemente um processo contra sua antiga empresa por discriminação racial, recebendo uma indenização em cheques.

Quando tentou depositar esses valores em uma agência do TCF Bank, em Detroit, a situação tomou um rumo inesperado. Mesmo com os documentos legais em mãos e a confirmação de seu advogado, os funcionários desconfiaram da autenticidade dos cheques e chamaram a polícia.

O banco foi cercado por viaturas, e Thomas acabou sendo interrogado dentro da agência, sentindo-se tratado como um criminoso. Indignado, ele decidiu processar também o banco, alegando ter sido alvo de mais um caso de discriminação racial.

“Fui tratado como um criminoso por tentar sacar o que era meu por direito”, disse Thomas em entrevista à imprensa. “Depois de lutar contra o racismo no trabalho, fui confrontado com ele novamente no banco. Isso não pode ser normalizado.”

O processo segue tramitando na Justiça de Michigan, e organizações de direitos civis acompanham o desfecho com atenção, apontando o caso como mais um exemplo de racismo sistêmico em diferentes esferas da vida americana.