Chegou o momento de maior decisão para o Fortaleza no Campeonato Brasileiro. Após ganhar conforto pelas recentes vitórias nos confrontos diretos, o Tricolor do Pici tem hoje, contra o Bahia, o jogo mais importante da temporada. Sem depender de nenhum outro resultado, precisa somente vencer o time baiano, às 21 horas, na Arena Castelão, para garantir a permanência na Série A por mais uma temporada.
Ficha técnica (clique na seta para interagir)
A "preliminar" foi vencida. Nesta sexta-feira (19), o Governo do Estado liberou a realização dos jogos do Ceará e do Fortaleza, na Arena Castelão, nos horários previamente agendados no Brasileirão, não havendo necessidade de nenhuma alteração.
Análise da Partida
"Por serem fechados para o público, com o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, os dois jogos finais do Campeonato Brasileiro, no sábado (20) e na quinta (25) poderão ser realizados no Estádio Castelão, em Fortaleza, nos horários previamente agendados", explicou a nota do Governo.
Cenários pela permanência
Para não depender de nenhum outro resultado, o Fortaleza precisa vencer para assegurar a permanência. Porém, o objetivo pode ser alcançado mesmo com empate ou até mesmo derrota. Para isso, precisará "secar" dois adversários.
Em caso de igualdade contra o Bahia, o Fortaleza terá a manutenção garantida com empate ou derrota do Vasco contra o Corinthians, às 16 horas, além de empate ou derrota do Goiás contra o Bragantino, às 20h30min.
Caso o Fortaleza perca o jogo hoje, ainda assim terá chances de sacramentar a vaga na Série A de 2021, em caso de derrota do Vasco combinado com empate ou derrota do Goiás.
Força total
O técnico Enderson Moreira não possui nenhum desfalque por suspensão ou lesão. Ao contrário disso, conta com todo o elenco à disposição, inclusive com dois retornos importantes.
O volante Juninho, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras, e o meia Luiz Henrique, que ficou fora da partida por conta de lesão muscular, retornam ao time titular.
"A gente espera enfrentar um adversário difícil. O elenco do Bahia é um elenco muito qualificado, tem grandes jogadores e jogadores decisivos. Independentemente da situação que eles vivem, temos que olhar esse jogo de uma ótica diferente. Para a gente é uma final de campeonato. Vamos estar em casa e temos que nos impor", disse o volante Juninho.
Adversário perigoso
Atualmente na 16ª colocação, com 36 pontos, o Bahia também luta contra o rebaixamento e é um adversário bastante perigoso. Assim como o Fortaleza, encara a partida como uma verdadeira final.
"Aqui, nós estamos muito concentrados. Tivemos um bom início de semana, dosando a sobrecarga. A gente está tendo cuidado necessário, tentando trazer jogadores que ficaram muito tempo sem treinar. Muitos se recuperando de pós-covid. E outros na batida de muitos jogos sucessivos. Então, estamos tentando direcionar trabalho para individualidades e pensando nesse jogo", destacou o técnico Dado Cavalcanti.
O treinador terá retornos importantes para a partida, como o goleiro Douglas Friedrich e os atacantes Thiago e Gilberto. Por outro lado, o goleiro Mateus Claus está fora por lesão.