terça-feira, 28 de agosto de 2018

Multidão prestigia lançamento do livro Acopiara Cidade da Gente

No sábado, 25 de agosto, aconteceu o lançamento do livro Acopiara Cidade da Gente, escrito por seis autores acopiarenses através da Editora Didáticos com patrocínio da Prefeitura de Acopiara.

A obra dedicada à história da cidade traz relatos essenciais para a compreensão dos aspectos administrativos, culturais, políticos, econômicos e religiosos do município desde a sua fundação.

O evento de lançamento contou com a presença do Prefeito de Acopiara, Antônio Almeida, do Secretário de Educação Robinho Almeida, dos demais secretários municipais, da primeira-dama Rosa Almeida, do secretário estadual de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, além de professores, coordenadores escolares, amigos e familiares dos autores.

Durante a cerimônia, marcada por várias homenagens, houve apresentações artísticas de alunos das escolas José Adonias, Manoel Quaresma e Padre João Antônio. Na sequência a representante da Editora Didáticos, Telry Freire, fez a entrega de uma placa estimando e agradecendo o empenho prefeito, do secretário da educação e dos autores em propagar o nome e a história de Acopiara.
 
Na oportunidade, o Prefeito Municipal Antônio Almeida, agradeceu a presença de tantas pessoas ilustres e exaltou o papel dos autores Lygia Castro, Iolanda Almeida, Alderisa Oliveira, Ionara Sousa, Leila Freitas e Valdécio Pinheiro.

“Nossa cidade só tem a ganhar com tantas histórias e com o resgate destas memórias tão importantes para compreendermos o que somos, nossas riquezas e a nossa cultura comentou o prefeito.

A obra será integrada a grade curricular das escolas municipais com distribuição gratuita para todos os alunos e professores.

Caixa antecipa crédito do FGTS a 90 milhões de trabalhadores

Os trabalhadores já podem visualizar o valor da distribuição dos rendimentos do FGTS em sua conta vinculada. A Caixa Econômica antecipou esse crédito para o dia 26 de agosto. A finalização da ação estava prevista inicialmente para o próximo dia 31 de agosto. Com isso, todos os 90,72 milhões de trabalhadores beneficiados já tiveram creditados esses valores em mais de 258 milhões de contas vinculadas. A informação é da assessoria de imprensa da Instituição.

Conforme a Lei 13.446/2017, o percentual de distribuição de resultados do FGTS é de 50% do lucro líquido do exercício anterior. Como o lucro líquido do FGTS em 2017 foi de R$ 12,46 bilhões, foram distribuídos R$ 6,23 bilhões. A Lei estabelece que os valores creditados nas contas dos trabalhadores sejam proporcionais ao saldo da conta vinculada apurada no dia 31 de dezembro do ano anterior. O resultado distribuído não integra o saldo da base de cálculo do depósito da multa rescisória, medida que preserva também o empregador.

“Com a distribuição desses resultados, o FGTS atinge índices superiores à inflação e permite um melhor rendimento da conta vinculada, sem afetar a sua capacidade de investimento, que é fundamental para o desenvolvimento do Brasil, principalmente os financiamentos dos mutuários da casa própria”, comenta o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da CAIXA, Valter Nunes. A distribuição de resultados do FGTS elevou a rentabilidade das contas do Fundo, nesse ano, que passou de 3,8% a.a. (3% a.a. + TR) para 5,59% a.a.

Tanto em 2016 como em 2017, a distribuição de resultados do FGTS levou o índice de atualização do Fundo a patamares superiores ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

A iniciativa de melhoria da rentabilidade das contas do FGTS, por meio da distribuição de resultados, atende a uma reivindicação antiga dos trabalhadores brasileiros, sem comprometer a sustentabilidade do FGTS.

Beto Barbosa, sobre quimioterapia: ´Tremor nas pernas e nos braços´

O cantor Beto Barbosa compartilhou com os fãs alguns detalhes sobre a sua primeira sessão de quimioterapia. “Consegui suportar bem as três primeiras doses. Hoje acordei sentindo um pouco de tremor nas pernas e nos braços, mas no geral estou me sentindo super bem. Todos os órgãos funcionando 100%”, escreveu no Instagram.

“Ficarei recebendo as outras doses a cada semana, intercalando duas semanas sim e duas não por mais uma semana até completar o ciclo”, continuou. “O remédio principal é Deus, meus fãs, amigos, amigas e meus familiares. Os médicos me permitiram cantar de acordo com o andamento do meu corpo, se não houver queda de imunidade, porque a quimio destrói as células doentes e também as células boas, por isso vou precisar ter uma alimentação balanceada e controlada para não deixar o corpo debilitado e frágil.”

Na semana passada, o cantor contou ao colunista do Uol Ricardo Feltrin que foi diagnosticado com câncer na bexiga e na próstata. No Instagram, Beto publicou uma foto com uma touca na cabeça, usada em uma técnica para evitar a queda de cabelo durante o tratamento contra o câncer. Com informações da Veja.

Saiba quanto cada candidato faturou com vaquinha virtual


Vítima de feminicídio teve ajuda pedida à Justiça negada


Com medo do companheiro, a empregada doméstica Maria Regina Araújo, de 44 anos, procurou a Justiça para pedir medida protetiva, mas teve sua solicitação negada em 16 de agosto. Exatos dez dias depois, acabou se tornando mais uma vítima de feminicídio pelas mãos do marido, o caseiro Eduardo Gonçalves de Sousa, que está foragido.

O crime aconteceu na casa da família, na região do Itapoã (DF). Segundo o Correio Braziliense, Maria Regina preparou um almoço para receber amigos e familiares. Ela teria colocado um colchão em outro quarto para Eduardo dormir, o que teria deixado o homem irritado.

Assim que a reunião acabou, Eduardo deu carona para alguns dos convidados e, ao retornar para casa, atacou a mulher. A filha mais nova do casal, de 8 anos, gritou ao irmão, de 18, que o pai estaria enforcando a mãe. O adolescente já encontrou Maria Regina no chão, ensanguentada.

O homem fugiu a pé e permanece foragido. Policiais tentam localizá-lo.

CRIME PREMEDITADO

Amigos de Maria Regina acreditam que Eduardo premeditou o crime. Uma semana antes de assassinar a companheira, ele pediu demissão do emprego, fez empréstimo e chegou a enviar fotos de caixões para amigas próximas dela – ele acreditava que elas a incentivavam a pedir a separação.

Segundo pessoas próximas à vítima, Maria Regina chegou a comentar sobre os recentes casos de violência contra a mulher e desconfiava que o mesmo poderia acontecer com ela.

Funcionário é demitido por tentar abordar Silvio Santos no SBT

Um funcionário da equipe de transportes do SBT foi demitido por tentar furar o bloqueio de segurança para falar com Silvio Santos nos corredores da emissora. O episódio ocorreu na quinta retrasada (16), no período da tarde.

O apresentador andava pelos corredores com seu guarda-costas – já contratado para evitar assédio de funcionários – quando o agora ex-funcionário tentou interceptá-lo.

O homem queria pedir que o Dono do Baú reativasse as motolinks paradas no estacionamento. O sujeito foi desligado na mesma tarde. A assessoria de imprensa do canal confirma o caso, e acrescenta: “como (o homem) já tinha um histórico de problemas comportamentais, foi dispensado.”

Ciro no JN: ‘Lula não é Satanás como certos setores da imprensa pensam’

Ciro Gomes abriu nesta segunda-feira (27),a série de entrevistas que o Jornal Nacional, da TV Globo, vai realizar com alguns presidenciáveis ao longo desta semana.

Aos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, o candidato do PDT falou por 27 minutos. Questionado sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro defendeu, mas não exaltou o petista.

“O Lula não é um Satanás como certos setores da imprensa e da opinião brasileira pensam, nem um Deus ou um anjo como certos setores metidos a religiosos do PT pensam”, afirmou Ciro, que acredita na união da esquerda somente no segundo turno.

Sobre sua proposta de tirar o nome dos eleitores do SPC, Ciro afirmou que honrará a sua palavra e que vai ajudar a acabar com as dívidas dos brasileiros com refinanciamentos, caso seja eleito.

Na terça (28), será a vez de Jair Bolsonaro, do PSL. Depois, na quarta (29), Geraldo Alckmin, do PSDB, é quem ficará ao lado de William Bonner. Por fim, na quinta (30), Marina Silva, da Rede, concederá entrevista.

Tragédia: Casal é encontrado morto com suspeitas de suicidio

Na tarde desta última segunda-feira dia (27), por volta de 17h15min, a Polícia Militar foi informada via 190 sobre um duplo suicídio ocorrido nesta cidade.

De imediato, a composição da PM deslocou-se até o local do ocorrido para verificar a veracidade dos fatos. Chegando ao local, constatou que um casal havia cometido suicídio. Trata-se de Damião Vitorino da Silva, 46 anos e Maria de Fátima Borges de Azevedo, 47 anos.

A mulher estava ao solo com um pedaço de fio (de energia) enrolado no pescoço e com hematomas na cabeça e o homem enforcado com uma corda.

Aumento de CO2 na atmosfera reduzirá nutrientes de alimentos essenciais

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

TRE-CE soma 22 impugnações

Image-0-Artigo-2444272-1 O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contabiliza 51candidatos aptos a participar das eleições no Ceará e 22 impugnações, sendo oito advindas do Ministério Público Eleitoral e as demais de partidos e coligações adversárias. A contagem, realizada ontem, traz também quatro renúncias de diferentes partidos já homologadas, do total de 901 pedidos de registro de candidatura. Os juízes julgaram e deferiram cinco Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (Draps). Até agora, nenhuma candidatura foi indeferida.

Os 51 candidatos aptos a aparecerem nas urnas são, em sua maioria, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), por este ter sido o primeiro a levar os pedidos de registro e documentos à Secretaria Judiciária do TRE. Pela distribuição, o juiz responsável é Alcides Saldanha Lima, que deferiu 46 postulações. Os outros cinco pedidos autorizados são do Partido Novo, sob a responsabilidade do juiz Eduardo Torquato Scorsafava. Ao todo, até o momento, são 33 candidatos a deputado federal e 18 a deputado estadual.

As decisões são tomadas por cada juiz responsável por um conjunto de solicitações. Em caso de posicionamento pelo indeferimento, a decisão deve ser levada ao Pleno do TRE. Já as impugnações devem ser julgadas futuramente, uma vez que cabe manifestação da defesa contra os questionamentos.

As quatro desistências, até agora, são de Mariana Macedo (PMN), candidata a deputada federal, e de três postulantes a estadual: o deputado estadual Roberto Mesquita (PROS), o comerciante João Paulo (Patriota), e a Dra. Ruthmar Xavier (PR). Outras renúncias devem ser contabilizadas nos próximos dias. O deputado federal José Maria Macedo (PP), por exemplo, não será candidato à reeleição, mas o caso ainda não consta no sistema que é gerido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral analisa todos os pedidos de registro de candidatura e encaminha parecer ao relator designado pelo TRE. Segundo o procurador regional eleitoral, Anastácio Tahim, há, até agora, pelo menos dois outros casos que serão questionados junto à Justiça Eleitoral. Ele afirma, contudo, que todos os pedidos estão sendo analisados no ritmo certo. Os nomes dos candidatos não foram revelados pelo procurador.

Saiba qual deverá ser o tempo de TV e rádio dos candidatos ao governo do Ceará

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) anunciou, nesta sexta-feira, a previsão do tempo a ser distribuído no horário eleitoral gratuito - 31 de agosto a 4 de outubro - para os candidatos que disputarão as eleições estaduais, em outubro próximo. A divisão do horário eleitoral gratuito para os partidos e coligações feita, nesta sexta-feira, é para o primeiro turno das eleições. 
 
O primeiro programa dos candidatos a governador do Estado que será transmitido, no próximo dia 31 de agosto, será o do candidato Francisco das Chagas Gonzaga (PSTU), que contará com 9 segundos de propaganda no rádio e na TV. Já para o cargo de senador, os candidatos do PSL, Marcio Antonio Almeida Pinheiro e Pedro Ribeiro Filho, estrearão o programa em rede nesse mesmo dia, que terão 5 segundos e 51 milésimos de segundo no rádio e na TV. 

Veja como ficou a previsão do tempo de rádio e TV dos candidatos ao governo do Estado:

1º) Francisco Gonzaga - 9 segundos
 
2º) Mikaelton Carantino - 9 segundos
 
3º) Hélio Gois - 10 segundos
 
4º) Ailton Lopes - 17 segundos
 
5º) Camilo Santana - 6 minutos e 18 segundos
 
6º) General Theophilo - 1 minuto e 55 segundos
 
Com base nessa ordem sorteada, vai haver um revezamento até o fim do horário eleitoral gratuito, no próximo dia 4 de outubro. Ou seja, o que estava em último no primeiro programa passa a ser o primeiro no programa seguinte. O cálculo da distribuição do tempo considera os tamanhos das bancadas na Câmara dos Deputados.

Dias e horários das propagandas

Os candidatos participarão de dois blocos diários de programa, que terão duração de 25 minutos. No rádio, a propaganda dos candidatos a senador, governador e deputado estadual vai ao ar nas segundas, quartas e sextas, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25.  Já para as candidaturas de deputado federal e presidente da República os programas eleitorais serão exibidos às terças, quintas e sábados de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25. 
 
Enquanto isso na TV, o horário eleitoral gratuito dos postulantes a senador, governador e deputado estadual será transmitido nas segundas, quartas e sextas, de13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55. Para os candidatos a deputado federal e presidente da República, a propaganda na televisão será veiculada às terças, quintas e sábados, de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55.
 
Além do tempo fixo, os candidatos aparecerão em inserções, de 30 a 60 segundos, na programação das emissoras de rádio e de televisão, que reservarão um tempo total de 70 minutos diários, inclusive aos domingos, entre 5h e 24h, para esse tipo de propaganda mais curta.

Ordem para matar policiais militares teria partido de dentro de presídio

A Segurança Pública contabilizou, ontem, mais uma ofensiva contra o Estado. Desta vez, o alvo do atentado foi um trio de servidores da corporação da Polícia Militar do Ceará (PMCE). De acordo com uma fonte oficial ligada ao setor de Inteligência da Polícia, que preferiu não se identificar, a ordem para os assassinatos dos policiais partiu de dentro de um presídio.

Um tenente, um subtenente e um sargento foram executados enquanto almoçavam em um estabelecimento comercial, no bairro Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza. Segundo as informações apuradas pela reportagem, a Polícia Civil já teria conhecimento que as vítimas foram escolhidas exclusivamente por serem PMs.

"A ordem veio em uma ligação e foi por retaliação à morte de um criminoso. Foi avisado que tinha policial lá por perto e que era para matar. O que eu soube é que o Noé estaria envolvido nesse mando. Os presos comemoraram quando souberam que os militares tinham morrido", afirmou o oficial.
O 'Noé' que a fonte se refere é Noé de Paula Moreira, um dos líderes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE). Ele está preso desde o início deste ano, sob a suspeita de participar da Chacina das Cajazeiras - a maior matança da história do Ceará, com 14 vítimas. A defesa de Noé negou o envolvimento do cliente com as execuções. De acordo com o advogado, os supostos inimigos de Noé poderiam ter se aproveitado para apontá-lo como mandante para prejudicá-lo. O advogado também afirma que a família  está preocupada com possíveis retaliações ao preso.

Triplo homicídio

Por volta de 13h30 de ontem, quatro homens chegaram ao bar em um veículo Volkswagen Voyage, de cor preta, e efetuaram uma sequência de disparos de armas de fogo. "Não houve chance para reação. Não houve discussão, não houve briga. Chegaram e mataram", contou o tenente Mardônio Aguiar, da Reserva Remunerada da PMCE.

José Augusto de Lima, de 58 anos, Antonio Cezar Oliveira Gomes, 50, e Sanderley Cavalcante Sampaio, 46, não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local do crime. Augusto era sargento e Cezar, tenente. Ambos já estavam na Reserva.

Cavalcante era subtenente e o único que atuava no serviço ativo da Corporação. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ele estava de folga.

O tenente Mardônio revelou que o Voyage foi abandonado na Avenida José Bastos e a quadrilha continuou a fuga em outro veículo. A Reportagem apurou que o automóvel apreendido tinha placa clonada e havia sido roubado há poucos dias. Já as armas utilizadas pelos criminosos eram pistolas.

O perito Rômulo Lima, que participava dos levantamentos acerca do triplo homicídio, informou que dois veículos foram localizados e passariam por perícia. O outro carro teria sido localizado em Maranguape.

Motivação

Investigadores contaram ao Diário do Nordeste que a ideia de executar policiais veio após a morte de um homem conhecido como 'Thales', em um confronto com a Polícia Militar, nas proximidades de onde aconteceu o triplo homicídio, na noite da última quarta-feira (22).

'Thales' era suspeito de envolvimento no assassinato de um outro subtenente. O PM Juciano de Lima Barbosa foi morto a tiros na noite de 29 de julho deste ano, em um bar em frente à sua residência, no bairro Vila Peri, na Capital. Dois homens que trafegavam em uma motocicleta cometeram o crime.

Durante o velório de Thales - que acontecia nas proximidades do triplo homicídio - criminosos teriam recebido a informação que PMs estavam em um bar na região e deviam morrer, como retaliação. "Esses policiais que morreram não tinham nada a ver com a morte do Thales. Podia ser qualquer policial que estivesse por ali", explicou a fonte.

Agressões à imprensa

No local das execuções, a angústia dos policiais que lá trabalhavam se transfigurou, por diversas vezes, em ações que desrespeitavam o trabalho da imprensa. Tentativas de retirar a reportagem do local sob escolta forçada, empurrões em fotógrafos e cinegrafistas e coação contra repórter, com a obrigação de apagar conteúdo registrado, foram algumas das ações presenciadas por esta Reportagem.

Três suspeitos são presos por assassinato de policiais militares em bar na Vila Manoel Sátiro

Os três PMs foram assassinados na tarde desta quinta-feira (23) ( Foto: Kid Júnior )
Foram presos três suspeitos de participar da execução dos três policiais militares, na tarde desta quinta-feira (23), na Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza. A informação foi confirmada pela  Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Além dos três, um quarto homem suspeito de envolvimento no crime reagiu à abordagem policial, foi atingido por disparos e não resistiu. 

Um dos suspeitos, dos três que foram detidos, foi baleado ao tentar resistir à prisão e foi encaminhado a uma unidade hospitalar, de acordo com a SSPDS. 
 
O crime aconteceu no cruzamento das ruas São Manoel com Padre Arimatéria. Três policiais estavam almoçando no bar da esquina, quando um carro, modelo Voyage preto, chegou com os suspeitos atirando nos policiais, que não resistiram aos ferimentos e morreram no local. 
 
A SSPDS divulgou que as vítimas foram identificadas como 1º sargento José Augusto de Lima, de 58 anos, 2º tenente Antônio Cezar Oliveira Gomes, 50 anos, e subtenente Sanderleu Cavalcante Sampaio, de 46 anos. Dos três, apenas o subtenente Cavalcante estava na ativa.

O Comando Geral da Polícia Militar no Ceará decretou três dias de luto, em razão da morte dos PMs. O governador Camilo Santana afirmou que autorizou uma força-tarefa para prender os responsáveis pelo triplo homicídio. "Não iremos tolerar jamais esse tipo de ação. Seremos cada vez mais duros com o crime", disse ainda Camilo Santana. 
 
O Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/CE) divulgaram nota lamentando a morte dos policiais.

Três policiais são mortos no bairro Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza


Três policiais militares foram mortos, na tarde desta quinta-feira (23), no bairro Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza. O crime aconteceu no cruzamento das ruas São Manoel com Padre Arimatéia. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que a não medirá esforços para identificar e prender os suspeitos.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), os três militares estavam em um bar almoçando e bebendo, quando os suspeitos chegaram em um veículo Volkswagen, modelo Voyage na cor preta, disparando contra os policiais, que não resistiram aos ferimentos.

As vítimas foram identificadas como 1º sargento José Augusto de Lima (58 anos), 2º tenente Antonio Cezar Oliveira Gomes (50) e o subtenente Sanderley Cavalcante Sampaio (46), de acordo com a SSPDS. Apenas o subtenente estava na ativa e, no momento do crime, estava de folga. Os outros dois eram da Reserva. Equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do policiamento dos bairros dão apoio à ação, no intuito de prender os criminosos.   

De acordo com informações preliminares, o Voyage foi abandonado, depois do crime, no bairro Aerolândia. Após isso, os suspeitos estariam fugindo em um veículo Chevrolet, modelo Prisma, de cor preta, em direção ao Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Possível retaliação, afirma policial da Reserva 

policial da reserva Mardônio Aguiar, que estava no local do crime, afirma que há a informação de que a tripla execução foi uma retaliação à morte de um suspeito, identificado como Thalis Constantino Alencar, na última quarta-feira (22), no bairro Vila Manoel Sátiro. O homem, de acordo com o policial da Reserva, pertencia a uma facção criminosa e estava usando uma tornozeleira eletrônica, cumprindo regime semiaberto pela prática de homicídios. No entanto, o comando da Polícia Militar não confirma as informações de Mardônio Aguiar. 

Thalis é apontado pela Polícia Civil como um dos suspeitos de matar a tiros um subtenente identificado como Juciano de Lima Barbosa, no dia 29 de julho último. No momento do crime, o militar estava em um bar, localizado em frente ao imóvel em que residia, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e desferiram oito disparos que atingiram as costas do agente. 
"Segundo informações, alguns homens se reuniram no velório dele, hoje, e saíram em um Voyage, rondando no bairro à procura de policiais, e visualizaram três militares, que estavam em um barzinho almoçando, e os executaram, em represália ao bandido que foi morto", destacou o policial da Reserva Mardônio.
Com informações do repórter da TV Diário, Paulo Sadat, e da repórter do Diário do Nordeste, Emanoela Campelo de Melo
 
Confira a íntegra de nota da SSPDS:

Grupo de criminosos explode caixa eletrônico no município de Moraújo

Caixa eletronico Um grupo formado por cinco homens explodiu um caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil, no município de Moraújo, na região Noroeste do estado. A ação aconteceu na madrugada desta sexta-feira, por volta de 2h30m da madrugada. As informações são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

O grupo chegou a Moraújo utilizando um veículo modelo ônix, que foi roubado no município de Cariré. A SSPDS informa que os envolvidos explodiram o equipamento, causando também destruição na estrutura da agência. A Secretaria ainda destaca que "na fuga, os criminosos efetuaram disparos contra o destacamento da Polícia Militar". Dois homens, que estavam próximos ao local, foram feitos reféns pelo grupo, mas foram liberados após o fim da ação criminosa.

Os criminosos fugiram do local e abandonaram o veículo na localidade de Malhada Grande, no município de Uruoca. Até o momento, nenhum suspeito foi capturado. A Secretaria não informou a quantidade em dinheiro levada pelo grupo após a ação.

A SSPDS informa que equipes da Polícias Civil e Militar estão em diligências para capturar os responsáveis pelo ataque. "Participam das buscas, equipes do efetivo do destacamento local, da Força Tática (FT), do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do Comando Tático Rural (COTAR) e da Delegacia Municipal de Coreaú", destaca o órgão.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Três feriadões devem aquecer turismo no Ceará

Image-0-Artigo-2443164-1

Ainda que falte pouco mais de 15 dias para a chegada do próximo feriado, alguns setores do mercado turístico cearense já trabalham com expectativa positiva pela sequência de datas comemorativas caindo em sextas-feiras, gerando os famosos feriadões. O Dia da Independência (7 de setembro), o Dia da Criança (12 de outubro) e o Dia de Finados (2 de novembro) vão anteceder o final de semana, o que deve gerar desempenhos favoráveis na hotelaria e no comércio, com um nível elevado de ocupação de leitos e alta de vendas de produtos e serviços tradicionais para o turismo.

Colaborando com o cenário otimista, a Capital cearense foi apontada, em um levantamento da plataforma de viagens Kayak, como uma das cidades brasileiras mais procuradas para o feriado do Dia da Independência. A empresa comparou os anos de 2017 e 2018 e indicou Fortaleza como o terceiro destino mais procurado, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), o feriado de 7 de setembro deverá injetar R$ 424 milhões na economia da Capital. O gasto per capta, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), deverá ser de R$ 2.651,11. Além disso, diz a Setfor, a estimativa de ocupação da rede hoteleira é de até 80%.

"Até o momento, já temos quase 60% dos leitos reservados. Nossa expectativa é chegar entre 75% a 80%, já que neste ano o feriado cai em uma sexta-feira. Fortaleza está muito visada. Além de nossas praias e de toda a infraestrutura de nossa Cidade, há muitos investimentos no Turismo. Os hubs e o aumento de ofertas de voos diretos internacionais tem colocado Fortaleza em destaque", ponderou o secretário do Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros.

Ocupação

Contudo, com os feriadões, a expectativa é que a ocupação possa ser ainda maior, pelo menos em alguns setores da hotelaria. De acordo com o presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT-CE), Aldemir Leite, 80% é a expectativa mínima aguarda pelos pequenos hotéis e pousadas cearenses em feriados. Segundo ele, um dos fatores que deverá favorecer uma possível alta na ocupação é o fato de os casos de violência terem diminuído nas últimas semanas.

"No primeiro semestre, nós tivemos uma decepção muito grande com a semana santa porque coincidiu com um fase muito ruim. Já estava muito em ênfase a questão da violência, por conta das guerras das facções", comentou Leite. "Mas, além disso, para os feriados, a gente trabalha com ocupação de 80%, no mínimo. Então acredito que teremos um fim de ano bom, até porque tivemos bons números no mês de julho, que funciona para gente como um termômetro do segundo semestre", disse.

Câmbio

Outro ponto importante na construção desse otimismo com os feriadões até o fim do ano está na cotação do dólar, que tem se valorizado a cada dia, repercutindo as prévias das eleições presidenciais de 2018. Na última terça-feira (21), a moeda norte-americana fechou o pregão cotada acima dos R$ 4, sendo comercializada a R$ 4,037. Mas, para Eliseu Barros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), o câmbio pode acabar favorecendo o fluxo interno de turistas brasileiros, que podem deixar de lado os planos para viajar para fora do País.

"As reservas estão acontecendo muito em cima da hora, mas nenhum dos associados tem uma perspectiva para os próximos feriados, mas claro que a perspectiva é boa para os feriados. E essa alta do dólar influencia sim. Dificulta muito a viagem para fora, tanto o dólar como euro", comentou Barros.

Comércio

Outra entidade que espera bons resultados para os próximos feriadões é a Cooperativa dos Permissionários e Locatários do Mercado Central (Coopcentral). Para o vice-presidente Jocildo Luz, o fluxo acima da média registrado no mês de julho também deve servir de termômetro para as próximas datas comemorativas, apesar das vendas terem ficado abaixo do esperado.
E para atrair ainda mais os turistas que vierem à Fortaleza, segundo Luz, a Coopcentral vem trabalhando em conjunto com os permissionários para que os preços, no Mercado Central, não subam. "O Mercado entrou em contato com os permissionários para que não haja aumento dos preços. A intenção é que o turista chegue aqui e veja preços justos para os produtos", disse.

Lula lidera corrida presidencial com 39% das intenções de voto, diz Datafolha


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira, 22. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) tem 19%, a ex-ministra Marina Silva (Rede), 8%, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), 6%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 5%. Alvaro Dias (Podemos) aparece com 3%, João Amoêdo (Novo) soma 2% e Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera (PSTU) têm 1% cada.

No cenário sem a apresentação do nome de Lula, que está em preso em Curitiba desde 7 de abril, Bolsonaro lidera com 22% e Marina tem 16%. Na sequência aparecem Ciro, com 10%, e Alckmin, com 9%. Dias e o provável substituto de Lula na disputa, Fernando Haddad (PT), têm 4% cada. Amoêdo e Meirelles têm 2%, enquanto Vera, Daciolo, Boulos e João Goulart Filho (PPL) têm 1%. Eymael (DC) não pontuou nos dois cenários. 

Questionados se o apoio de Lula os levaria a apoiar algum candidato, 48% responderam que não, 31% disseram que o fariam com certeza e 18% afirmaram que talvez. O apoio do presidente Michel Temer faria 87% das pessoas não votar no candidato. 

Os candidatos mais rejeitados pelos eleitores são Bolsonaro (39%), Lula (34%), Alckmin (26%), Marina (25%) e Ciro (23%). Haddad soma 21% nesse quesito. 
Nas simulações de segundo turno, Lula venceria Alckmin (53% a 29%), Marina (51% a 29%) e Bolsonaro (52% a 32%). Haddad seria derrotado por Alckmin (43% a 20%) e Bolsonaro (38% a 29%). Alckmin venceria Bolsonaro (38% a 33%) e Ciro (37% a 31%), mas perderia para Marina (41% a 33%). O ex-capitão perderia de todos os outros candidatos no cenário com Lula. Sem o ex-presidente, Bolsonaro venceria apenas Fernando Haddad.

O Datafolha ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios, de 20 a 21 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR 04023/2018.

Datafolha: Anastasia lidera corrida pelo Governo de Minas; Dilma na frente na disputa pelo Senado



Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 22, aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Minas Gerais.

Cenário sem Marcio Lacerda


– Antonio Anastasia (PSDB): 29%

– Fernando Pimentel (PT): 20%

– Romeu Zema (Novo): 5%

– João Batista Mares Guia (Rede): 3%

– Dirlene Marques (PSOL): 2%

– Claudiney Dulim (Avante): 1%

– Jordano Metalúrgico (PSTU): 1%

– Alexandre Flach Domingues (PCO): 1%

– Brancos/nulos: 28%

– Não sabe: 10%

Cenário com Marcio Lacerda

A Pesquisa foi feita entre os dias 20 e 21 e, por isso, inclui o nome de Marcio Lacerda (PSB), que renunciou à candidatura nessa terça-feira, 22.

– Antonio Anastasia (PSDB): 26%

– Fernando Pimentel (PT): 18%

– Marcio Lacerda (PSB): 9%

– Brancos/nulos: 27%

– Não sabe: 11%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de São Paulo. É o primeiro levantamento do Datafolha realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Rejeição

O Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Veja os índices:

– Fernando Pimentel (PT): 38%

– Antonio Anastasia (PSDB): 26%

– Marcio Lacerda (PSB): 17%

– João Batista Mares Guia (Rede): 13%

– Claudiney Dulim (Avante): 13%

– Alexandre Flach (PCO): 11%

– Dirlene Marques (PSOL): 11%

– Jordano Metalúrgico (PSTU): 11%

– Romeu Zema (Novo): 10%

– Rejeita todos/não votaria em nenhum: 9%

– Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 4%

– Não sabe: 12%

Avaliação do governo

A pesquisa mostra que o governo de Fernando Pimentel tem a aprovação de 16% dos eleitores entrevistados. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”.

Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo” são 42%, segundo o Datafolha.

Dilma lidera disputa pelo Senado

Confira os percentuais de intenção de votos para o Senado em Minas Gerais:

– Dilma Rousseff (PT): 25%

– Jornalista Carlos Viana (PHS): 11%

– Coronel Lacerda (PPL): 8%

– Professor Túlio Lopes (PCB): 8%

– Bispo Damasceno (PPL): 7%

– Rodrigo Paiva (Novo): 6%

– Vanessa Portugal (PSTU): 6%

– Rodrigo Pacheco (DEM): 6%

– Jaime Martins (PROS): 6%

– Dinis Pinheiro (SD): 5%

– Ana Paula Alves (PCO): 5%

– Jorge Luna (PT): 2%

– Kaká Menezes (Rede): 2%

– Edson André dos Reis (Avante): 2%

– Duda Salabert (PSOL): 1%

– Brancos/nulos para 1ª vaga: 24%

– Brancos/nulos para 2ª vaga: 40%

– Não sabe 1ª vaga: 13%

– Não sabe 2ª vaga: 23%

Sobre a pesquisa


Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Quem foi ouvido: 1214 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais

Quando a pesquisa foi feita: 20 e 21 de agosto

Registro no TRE: MG 09858/2018

Registro no TSE: BR 04023/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro

0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.

Bolsonaro vai a igreja como candidato e pode ser enquadrado por propaganda irregular

Ao subir no púlpito da igreja que sua esposa, Michelle, frequenta, e em plena corrida presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) periga ser enquadrado por propaganda irregular.

A lei eleitoral proíbe que candidatos façam campanha em "bens públicos de uso do povo", e as igrejas se enquadram nessa categoria -assim como estádios, cinemas, paradas de ônibus e lojas, por exemplo.

O presidenciável publicou nesta terça (21), em sua conta no Twitter, um vídeo em que fala ao público da Igreja Batista Atitude, no Rio, a convite do pastor Josué Valandro Jr. "Bolsonaro, vou deixar você dar uma palavra. Eu nunca faço isso, não, mas vou fazer porque é candidato a presidente. Se vier outro presidente, eu deixo também", diz o líder evangélico.

O candidato, com microfone na mão, primeiro conta estar "muito emocionado", parece lacrimejar e, depois de alguns segundos, explica por que concorre ao Palácio do Planalto. "De tanto ver coisas erradas, há quatro anos eu decidi fazer o que estou fazendo", afirma. "Sei o que os outros têm, mas eu tenho o que eles não têm. Eu tenho a paz dentro de mim, graças a Deus tenho uma família maravilhosa", continua.

Bolsonaro também faz uma deferência ao general Antonio Hamilton Mourão, seu companheiro de chapa. "Botei uma pessoa pra ser meu vice que tem a minha cara."

"E já que os 30 segundos estão acabando", diz ele num discurso que acabaria durando quatro vezes isso, "a gente tem que unir este país".

A plateia aplaude quando, em seguida, o presidenciável fala em "varrer o comunismo do Brasil". "Encerrando: o Estado pode ser laico, mas eu sou cristão", ele afirma nos segundos finais. Bolsonaro se declara católico, mas é próximo do eleitorado evangélico e teve seu casamento com Michelle celebrado pelo pastor Silas Malafaia, em 2013.

A Procuradoria-Geral Eleitoral, por meio da assessoria de imprensa, diz que está acompanhando de perto o caso, mas não há uma denúncia aberta por ora. Em anonimato, por não querer se pronunciar sobre um caso em andamento, um procurador disse à reportagem que vê margem para que a chapa de Bolsonaro seja multada (de R$ 2.000 a R$ 8.000) por propaganda eleitoral irregular.

"Ainda que não haja uma proibição expressa de candidatos usarem o púlpito de templos para pedir votos ou mesmo do padre ou pastor declarar apoio a um candidato, hoje a jurisprudência caminha para o reconhecimento de abuso decorrente dos recursos econômicos, da estrutura e dos veículos de comunicação das igrejas", diz o advogado Luiz Eduardo Peccinin, especialista em direito eleitoral e autor do livro "O Discurso Religioso na Política Brasileira: Democracia e Liberdade Religiosa no Estado Laico".

"Para isso, a justiça eleitoral analisa se esse benefício da candidatura foi grave e potencial para afetar a igualdade entre os candidatos. Reconhecido o abuso, pode haver perda do mandato e decretação de inelegibilidade por oito anos", afirma Peccinin.

Governo Temer tem 76% de avaliação ruim e péssima, diz Ibope


O governo do presidente Michel Temer éreprovado por 76% dos eleitores brasileiros, segundo pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo divulgada nesta segunda-feira, 20. No levantamento, 60% avaliam o governo como péssimo e 16% consideram a gestão Temer como ruim.

A administração é considerada regular por 19% do eleitorado, 2% diz que o governo está sendo bom e 1% o aponta como ótimo, o que faz a gestão do emedebista ter 3% de aprovação na pesquisa. 

O governo tem uma taxa maior de desaprovação na região Nordeste, onde 86% do eleitorado o avalia como ruim ou péssimo e 2% o considera ótimo ou bom. No Sul, a taxa de reprovação é de 74%, contra 4% de aprovação.

Na soma das regiões Norte e Centro-Oeste, 70% da população não aprova o governo, enquanto que 4% o avalia como ótimo ou bom. No Sudeste, os índices ruim e péssimo somam 73%, e a aprovação soma 4%.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios de 17 a 19 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-01665/2018.

Fonte: Diário do Nordeste

Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%

Resultado de imagem para Pesquisa Datafolha: Lula, 39%; Bolsonaro, 19%; Marina, 8%; Alckmin, 6%; Ciro, 5%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) apontou os percentuais de intenção de voto para presidente da República em dois cenários com candidatos diferentes do PT – o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro cenário e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad no segundo.

Cenário com Lula

No cenário que inclui como candidato do PT o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pesquisa apresentou o seguinte resultado:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39%
Jair Bolsonaro (PSL): 19%
Marina Silva (Rede): 8%
Geraldo Alckmin (PSDB): 6%
Ciro Gomes (PDT): 5%
Alvaro Dias (Podemos): 3%
João Amoêdo (Novo): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Vera (PSTU): 1%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos/nenhum: 11%
Não sabe: 3%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". É o primeiro levantamento do Datafolha realizado depois dos registros das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Cenário com Haddad
Lula está preso em Curitiba, condenado em segunda instância no caso do triplex no Guarujá. Pela Lei da Ficha Limpa, ele está inelegível.

Por essa razão, a Procuradoria Geral da República impugnou (questionou) a candidatura.

O caso está sendo analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso e será decidido pelo TSE depois de ouvir a defesa de Lula, a favor do registro da candidatura.

Em razão desse quadro jurídico, o Datafolha pesquisou outro cenário, com o atual candidato a vice na chapa de Lula, Fernando Haddad.

Nesse cenário, o resultado seria:

Jair Bolsonaro (PSL): 22%
Marina Silva (Rede): 16%
Ciro Gomes (PDT): 10%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Alvaro Dias (Podemos): 4%
Fernando Haddad (PT): 4%
João Amoêdo (Novo): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Vera (PSTU): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
João Goulart Filho (PPL): 1%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos/nenhum: 22%
Não sabe: 6%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: dois pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 8.433 eleitores em 313 municípios
Quando a pesquisa foi feita: de 20 e 21 de agosto
Registro no TSE: protocolo nº BR 04023/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro; 0% significa que o candidato não atingiu 1%; traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.

Fortaleza perde para CRB no minuto final de jogo com gol irregular

Com gol irregular, o CRB venceu o Fortaleza por 2 a 1 na rodada cheia desta terça-feira, 21, no estádio Rei Pelé. O time regatiano não vencia há seis partidas e só confirmou o triunfo aos 48 do segundo tempo, quando Iago, em posição de impedimento, pegou rebote da bola espalmada por Marcelo Boeck, após chute rasteiro de Williams Santana.

Jogadores do Fortaleza e o técnico Rogério Ceni reclamaram muito com a arbitragem ao fim da partida. “O bandeirinha não sabe nem da regra, disse que depois que o Boeck espalmou o jogador tinha condições. Não falou coisa com coisa”, disse o técnico tricolor.

Todos os gols da partida saíram na segunda etapa. Neto Baiano abriu o placar aos 21 minutos, encobrindo o goleiro do Fortaleza. O empate veio com Gustavo aos 39, na especialidade dele. Bola cruzada por Romarinho, da direita, e o artilheiro do Brasil, na pequena área, escorou de cabeça.

A segunda etapa foi de maior posse de bola do Fortaleza, mas pouca criação. No jogo todo, o Leão só mandou dois chutes na meta defendida por João Carlos. O CRB finalizou mais (14 x 6) e melhor (5 x 2).

O primeiro tempo foi morno e com raras chances. Ceni escolheu lançar um time no 4-1-4-1, retornando Gustavo à condição de titular, mas o centroavante recebeu apenas uma bola em condição de finalizar nos primeiros 45 minutos (e cabeceou mal). O CRB tentou começar imprimindo pressão, mas o ímpeto durou poucos minutos.

Com a resultado, o Tricolor permanece líder da Série B, com 43 pontos, mas viu a margem de pontos para o 5º colocado, agora o Guarani, diminuir de dez para oito pontos (burge tem 35 pontos).

O Fortaleza volta a jogar pela Série B no sábado, contra o Londrina, no Castelão, às 19 horas.

Camilo Santana não vai ao primeiro debate alegando assinatura de contrato pró-Metrofor com BNDES

O governador Camilo Santana (PT) não vai comparecer ao primeiro debate envolvendo os candidatos ao Governo do Ceará. O Sistema Jangadeiro realizará esse debate nesta quarta-feira, a partir das 12h30min. Camilo, segundo assessores, vai estar neste horário no Rio de Janeiro, sendo recebido pela presidência do BNDS, onde assinará o contrato de financiamento para retomada da obra da linha Leste do Metrofor. O valor: R$ 1 bilhão.

Com Camilo, estará o senador Eunício Oliveira (MDB), candidato à reelição, que, segundo sua assessoria, abriu as portas do BNDES para o Estado.

O debate da TV Jangadeiro, que deverá contar com os candidatos Ailton Lopes (PSOL), Hélio Gois (PSL) e o General Theophilo (PSDB), terá como mediadores serão os jornalistas Wanderley Filho e Fábio Campos.

Brasileiro pode ter que pagar por emissão da Carteira de Trabalho; entenda por quê

(Uriel Punk/Futura Press)
A Carteira de Trabalho e Previdência Social pode começar a ser cobrada em breve. O documento, que até hoje era fornecido ao cidadão gratuitamente, pode passar a ter um custo, de acordo com o jornal O Globo.

A publicação explica que um acordo de cooperação feito pelos Correios e pelo Ministério do Trabalho transfere a responsabilidade do documento e prevê um custo a quem solicitá-lo. O valor pode variar anualmente durante cinco anos, tempo da parceria.

O acordo conta com uma cláusula que indica que cada parte arcará com suas despesas e que os Correios devem ser remunerados pelo serviço, podendo estipular o valor a ser cobrado. Atualmente, 2.500 locais emitem a carteira. De janeiro a maio, foram emitidas 2,3 milhões de carteiras. Se a cobrança estivesse em vigor, o procedimento teria arrecadado R$ 34,5 milhões.

Desde o mês passado é possível emitir a Carteira de Trabalho nos correios em São Paulo, em uma espécie de teste. Ainda não foi definido o valor da possível cobrança, mas estima-se que ele seja de cerca de R$ 15.

Polêmica

A cobrança da emissão do documento tem enfrentado oposição na área técnica do Ministério do Trabalho. Segundo a área, o cidadão tem direito, por lei, a obter o documento sem nenhuma cobrança. O valor é considerado pelo secretário da pasta como “simbólico”, mas pode dificultar o acesso de milhões de brasileiros que não possuem renda.

Questionados, os Correios afirmaram que a proposta está “em processo de validação pelo órgão” e que aguarda a aprovação da medida. “Os Correios aguardam o posicionamento do Ministério do Trabalho sobre a proposta para iniciar as ações operacionais, como integração de sistemas, entre outras ações”.

Após dispensa da Mara, internautas pedem demissão de Léo Dias e Lívia Andrade

Apresentadores do “Fofocalizando” sofrem críticas na internet (Reprodução/SBT)
Após o SBT anunciar que a apresentadora Mara Maravilha, 50, está fora do programa “Fofocalizando”, a direção da emissora teve que lidar com uma enxurrada de críticas voltadas para outros âncoras do vespertino.

Nesta segunda-feira (20), os internautas se uniram e os nomes de Léo Dias, 43, e Lívia Andrade, 35, bombaram no Twitter e ficaram entre os assuntos mais comentados na rede social. Porém, a hastag que repercutiu foi “Fora Lívia e Léo Dias”, em uma clara menção aos dois artistas que protagonizaram as maiores confusões com Mara Maravilha dentro da atração.

“O SBT não deixou nem a Mara se despedir do público. Fora que os apresentadores nem deram uma satisfação aos fãs”, reclamou uma pessoa. “O Léo e a Lívia são forçados e puxaram o tapete da Mara”, criticou outro internauta. Além dessa campanha virtual, várias pessoas foram até o site “Reclame Aqui” para detonar o SBT e a dupla Léo e Lívia.