Foi celebrada na última sexta-feira, 1º de novembro, missa em ação de graças pelos 90 anos de vida do bispo-emérito do Crato e acopiarense, Dom Newton Holanda Gurgel.
Para comemorar a efeméride, Dom Newton optou pela celebração da missa festiva na Igreja Matriz de Acopiara, sua cidade natal.
Diversos bispos do Ceará estiveram presentes na solenidade religiosa, entre os celebrantes Dom Fernando Panico, atual bispo diocesano de Crato.
A Primeira Dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Lúcia Martins, homenageou Dom Newton com flores.
Quem é Dom Newton
Nascido em 1º de novembro de 1923, na cidade de Acopiara, Ceará, Dom Newton Holanda Gurgel entrou no Seminário são José de Crato no ano de 1937. Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza e Teologia no Seminário Arquidiocesano de João Pessoa – Paraíba. Foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1949, pelas mãos de D. Francisco de Assis Pires, 2º bispo de Crato, na cidade de Milagres, Ceará.
Foi pároco de Campos Sales, professor e reitor do Seminário Diocesano São José. Em 28 de abril de 1979 foi nomeado Bispo-Auxiliar de Crato, tendo sido sagrado em Roma no dia 27 de maio do mesmo ano pelo Beato-Papa João Paulo II. Após o afastamento de D. Vicente, em 1992, por motivo de saúde, D. Newton assumiu a Diocese como administrador diocesano e, em 1993, foi nomeado como quarto bispo diocesano de Crato, cargo que assumiu no dia 09 de janeiro de 1994.
Ao completar 75 anos apresentou a sua renúncia, a qual foi aceita em 2 de maio de 2001, passando a ser Administrador Apostólico enquanto aguardava a posse do seu substituto, Dom Fernando Panico, o que aconteceu no dia 29 de junho de 2001. Nos dias atuais, dotado de muita lucidez e dinamismo, além de ser estimado por todos, Dom Newton celebra todas as tardes na capela anexa a sua residência, localizada na Rua José Pinheiro Esmeraldo, Bairro Santa Luzia, em Crato. Naquele bairro continua sua missão pastoral, confessando e orientando a todos os que procuram na sua residência.