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Foto Kid Jr / SVM |
A
Transnordestina Logística S.A. (TLSA) está avaliando a construção de
pelo menos cinco portos secos ao longo da ferrovia Transnordestina, que
atravessa os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. A informação foi
confirmada por Tufi Daher Filho, presidente da TLSA, em entrevista ao
Diário do Nordeste.
Segundo
ele, “vamos estabelecer um porto seco em Eliseu Martins, no Piauí, com
um grande terminal próprio. Além do Porto de Pecém, há uma forte
possibilidade de termos um em Trindade (PE), devido ao polo gesseiro.
Também estamos considerando Missão Velha e Salgueiro (PE)… E
provavelmente haverá mais um entre o Porto do Pecém e Iguatu”, explicou
Tufi.
Apesar
de estar distante do litoral, um porto seco possui estrutura semelhante
à de portos marítimos, oferecendo serviços alfandegários e incentivos
fiscais. Geralmente conectado a modais ferroviários ou rodoviários,
esses terminais facilitam a logística de cargas.
No
Ceará, o primeiro projeto confirmado é em Quixeramobim, com previsão de
investimento de R$ 1 bilhão, geração de mais de 1.300 empregos e
conclusão até 2027. O governo estadual também avalia a viabilidade de um
segundo porto seco em Missão Velha. Já Iguatu receberá um terminal
intermodal dedicado à distribuição de grãos — sem funções alfandegárias —
que deve iniciar operações até o final de 2025.
Tufi
destacou ainda os planos da TLSA para o Porto do Pecém: “Em 2026,
iniciaremos a construção de um terminal próprio na região, com entrega
prevista para o segundo semestre de 2027. Estamos em contato quase
semanal com o Porto do Pecém para integrar nossas estruturas às
existentes”, afirmou.