O Ceará tem, pelo menos, 136 mil eleitores inadimplentes com a Justiça Eleitoral. São cidadãos e cidadãs que deixaram de votar, não justificaram a ausência às urnas, nem pagaram multa correspondente à infração nas últimas três eleições.
O repórter Carlos Silva, ao participar do Jornal Alerta Geral, destaca que os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que faz uma advertência: esses eleitores podem ter o título cancelado se não regularizarem a situação até o dia 19 de maio deste ano.
Segundo, ainda, o TRE, além de impedir o exercício da democracia por meio do voto, o cancelamento do documento gera uma série de consequências para quem deixou de cumprir suas obrigações com a Justiça Eleitoral, como a impossibilidade de nomeação em cargo público e, por exemplo, a não renovação de matrícula em instituições oficiais de ensino ou fiscalizadas pelo governo.
Os inadimplentes podem consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por meio do aplicativo E-título, se certificar sobre as condições para regularização do documento que os possibilita o exercício da cidadania nas eleições de 2026. O TRE do Ceará disponibilizou a linha de whatssap (85) 3195 8400 para maiores informações.
Fonte Ceara Agora