
O Ministro da Educação, Camilo Santana, comemora o aumento no número de matrículas nas escolas de ensino em tempo integral. Se comparado com 2022, o aumento, em 2024, chegou a 22,9%. Na educação profissional e tecnológica, o número cresceu 2,4 vezes mais do que o registrado em 2023. O Ceará registra, também, avanço nessa área.
‘’Os avanços em relação ao tempo integral são um esforço que temos feito também, com um papel de indutor, de coordenador das políticas, junto aos entes federados, para construirmos juntos e alcançarmos as metas e os avanços da educação básica”, disse Camilo, satisfeito com os frutos colhidos na rede de escolas em tempo integral.
O Ministro Camilo Santana destacou, também, os bons efeitos dessa nova modalidade de ensino. “O ensino médio praticamente atingiu a meta do PNE até 2024’’, disse Camilo, para, em seguida, acrescentar. ‘’Nós temos um novo PNE com metas mais ousadas e que foram apresentadas ao Congresso para os próximos 10 anos. Chegamos a praticamente 23% quando a meta era de 25%”.
AUMENTO NO NÚMERO DE MATRÍCULAS
Os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o Programa Escola em Tempo Integral teve 965 mil matrículas de tempo integral declaradas no ciclo 2023-2024, para a educação básica.
Os dados do Censo Escolar mostram, ainda, que, no segundo ciclo do programa (2024-2025), as redes receberam 943 mil matrículas, que ainda estão em fase de declaração até 9 de maio.
MAIS ESCOLAS EM TODO O BRASIL
O Brasil passa por uma nova fase de expansão da rede de escolas em tempo integral, após Camilo Santana assumir, no mês de janeiro de 2023, o Ministério da Educação. Uma das bandeiras de Camilo era proporcionar atrativos para os estudantes passarem mais tempo no ambiente escolar. A boa experiência no Ceará está ganhando o Brasil.
O Ministério da Educação, ao priorizar a política de ensino em tempo integral, investiu R$ 4,06 bilhões, entre 2023 e 2024, na ampliação e na construção de novas escolas. De acordo com Camilo, a iniciativa já resultou no aumento do percentual de matrículas presenciais em jornada de tempo integral.
CEARA AGORA