quarta-feira, 26 de março de 2025

Projeto de Lei que prevê uso de multas para financiar CNH Popular segue em análise na Câmara dos Deputados

Programa CNH Popular retorna nesta quarta com 25 mil ofertas para categoria A e B, no Ceará
Foto: Rodrigo Rezende/G1.

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei  3965/2021, de autoria do  deputado José Guimarães (PT-CE), que prevê a destinação de recursos arrecadados com multas de trânsito para o custeio do programa Carteira Nacional de Habilitação Popular (CNH). O projeto tem como base a Medida Provisória  1287/25.

Segundo o parlamentar, transformar a medida provisória em lei possibilita maior segurança jurídica e continuidade ao programa. “Com essa proposta, garantimos um direito essencial às pessoas de baixa renda e reforçamos a mobilidade e a empregabilidade no país”, afirma Guimarães.

O texto aponta que os valores arrecadados com infrações de trânsito devem ser direcionados para a concessão da CNH gratuita às pessoas de baixa renda. De acordo com o PL, os critérios de acesso ao benefício serão definidos pelo governo federal, em parceria com os estados.

O projeto, para entrar em vigor, precisa ser avaliado por comissões temáticas da Câmara e, em seguida, ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo Presidente da República.

FONTE MISÉRIA