quarta-feira, 26 de março de 2025

Morre o prefeito de BH, Fuad Noman, aos 77 anos

Fuad Noman sofreu parada cardiorrespiratória na noite de terça e já estava hospitalizado

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, morreu nesta quarta-feira, 26
Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, morreu nesta quarta-feira, 26
Foto: Divulgação/Prefeitura de BH / Estadão

Morreu nesta quarta-feira, 26, o prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman (PSD), aos 77 anos. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira, 25, em meio ao tratamento das sequelas em razão do câncer. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

O mandatário estava internado no Hospital Mater Dei desde o dia 3 de janeiro e após o ocorrido o quadro dele era considerado "bastante grave". No dia 29 de janeiro, ele chegou a ter alta da UTI, mas permaneceu na unidade hospitalar, sob cuidados médicos.

Segundo o último boletim médico desta quarta-feira, 26, Fuad "foi reanimado, mas evoluiu com choque cardiogênico necessitando de doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas". Ele estava respirando com ajuda de aparelhos e sendo medicado. Após a parada cardiorrespiratória, também surgiu um quadro de insuficiência renal aguda, e o prefeito não resistiu.

As informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

Prefeito de BH

Fuad Noman foi reeleito como chefe do Executivo de Belo Horizonte nas eleições do ano passado, mas  não chegou a exercer o novo mandato. Ainda em 1º de janeiro, dia da posse, o político participou da cerimônia de forma virtual, por questões de saúde. Em tratamento contra um câncer e com a imunidade baixa, Fuad foi orientado a evitar contato com grandes aglomerações.

Desde o dia 3 de janeiro, Fuad estava internado, e a capital mineira deve permanecer sendo gerenciada pelo seu vice, Álvaro Damião (União Brasil).

Nas eleições de 2024, Fuad Noman foi o prefeito eleito mais velho de uma capital brasileira. Em seu discurso feito virtualmente no dia de posse, ele comentou o motivo de estar na política.

"Muita gente tem me perguntado desde a eleição o porquê de eu estar aqui. Pessoas que me conhecem e até mesmo desconhecidas têm curiosidade para saber as razões de um homem de 77 anos, com a situação financeira resolvida, decidir entrar na política e disputar uma pesada eleição, em vez de curtir os netos ou viajar para conhecer os países que tem vontade de visitar", afirmou o político na época.

Fonte: Redação Terra