
A nova Carteira de Identidade Nacional já foi emitida por 20 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O novo modelo foi criado para dificultar fraudes, melhorar os cadastros administrativos e oferecer melhores serviços à população. O documento tem o CPF como único número de identificação.
De acordo com o governo, isso elimina a possibilidade de uma mesma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada uma das 27 unidades da federação, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do cidadão.
Para crianças com até 12 anos incompletos, a Carteira de Identidade Nacional tem validade de cinco anos. Segundo o governo, esse prazo é necessário para manter a biometria atualizada no sistema de identificação brasileiro, facilitando o acesso a serviços públicos, como educação e saúde. Entre 12 e 60 anos incompletos, a validade da Carteira de Identidade Nacional aumenta para dez anos. Após essa idade, a carteira passa a ter validade indeterminada.
FONTE CEARA AGORA