sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Elmano envia projeto de lei que garante gratuidade no transporte intermunicipal e metroviário no dia das eleições

O Governador Elmano de Freitas enviou, nesta sexta-feira (20), projeto de lei que visa assegurar gratuidade no transporte rodoviário e metroviário intermunicipal para o dia das eleições. 

A medida, que valerá para todos os próximos pleitos eleitorais, garante ao eleitor condições para o pleno exercício do direito ao voto. 

A mensagem agora será encaminhada para apreciação da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

“O objetivo é viabilizar aos cearenses as condições para o exercício do direito ao voto, fundamental para o processo democrático. Deste modo, os cidadãos que não têm recurso financeiro para o deslocamento até o local de votação poderão utilizar ônibus, vans e metrô gratuitamente. Conto com o apoio dos parlamentares para aprovação desse importante projeto de lei”, destacou o governador Elmano de Freitas.

A gratuidade abrange os serviços interurbano e metropolitano convencionais e complementares. Para o interurbano convencional e complementar, não será cobrado taxa da sexta-feira anterior à eleição até às 8h da segunda-feira imediatamente seguinte. 

Para o serviço metropolitano e metroviário, não será cobrada taxa das 5h até às 18h do dia da eleição.

FONTE CEARA AGORA

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado; Prisão só pode ocorrer em caso de flagrante delito

A partir deste sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito. 

Pela norma, postulantes ao cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo outubro (dia 6). A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha eleitoral.

Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato.

No caso dos eleitores, o prazo que proíbe a prisão é de cinco dias antes do pleito (1º de outubro), a não ser em flagrante delito.

Segundo turno

A partir 12 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês, o candidato não poderá ser preso ou detido. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito. O flagrante ocorre no exato momento em que o agente está cometendo o crime ou, após sua prática, há evidências de que a pessoa presa é, de fato, autora do delito.

A Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024 determinam que, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, os candidatos poderão disputar o segundo turno, caso nenhum deles tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.

Com essa condição da lei eleitoral, dos 5.569 municípios que participarão das eleições 2024, apenas 103 localidades têm a possibilidade de ter uma segunda etapa do pleito para a prefeitura municipal.

Eleições 2024

No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 5.569 municípios. O TSE contabiliza 5.569 vagas para prefeituras, mais 5.569 vagas para vice-prefeituras, além de 58.444 vagas de vereadores nas câmara municipais, que representam o Poder Legislativo da cidade.

Em 6 de outubro, disputam as vagas mais de 463,35 mil candidatas e candidatos disputarão cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, em 5.569 municípios, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Por se tratar de eleições municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar.

(*) Com informações da Agência Brasil

Comediante cega denuncia importunação sexual em show: "Fui assediada no palco"

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como importunação sexual na Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência

A comediante Tatá Mendonça denunciou importunação sexual durante show em São Paulo
A comediante Tatá Mendonça denunciou importunação sexual durante show em São Paulo
Foto: Reprodução/Instagram / Perfil Brasil

Um vídeo nas redes sociais mostra o momento em que a comediante com deficiência visual Tatá Mendonça e seu colega de profissão Cadu Moura interagem no palco. As imagens mostram quando Cadu é visto colocando a mão nas costas de Tatá e, de forma inadequada, descendo para a região das nádegas. Tatá rapidamente retira a mão dele.

Tentativas de contato com Cadu não foram respondidas, segundo o g1. Ele desativou suas redes sociais. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública declarou que o caso foi registrado como importunação sexual na Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência e encaminhado ao 92º Distrito Policial (Parque Santo Antônio), responsável pela investigação do incidente.

Tatá Mendonça comenta incidente em suas redes sociais

Tatá Mendonça usou seu Instagram (@ceganacomedia), onde tem 667 mil seguidores, para se manifestar sobre o ocorrido na última quinta-feira (19). Visivelmente abalada, ela expressou sua indignação sobre o assédio sofrido.

"Eu nem sei por onde começar. Mais uma vez, assédio... Fui assediada no palco. Ele era meu editor, teoricamente. O dinheiro que eu pagava para você, muitas vezes, eu tirava da minha própria boca porque acreditava no meu potencial", desabafou ela.

Reação da comediante

Segundo Tatá, a experiência foi surreal e a deixou em choque. Ela destacou a importância de expor tais incidentes para que os ofensores sejam responsabilizados publicamente.

"Na hora, fiquei em estado de choque. É surreal ser exposta dessa maneira enquanto estou trabalhando. Fico aliviada que o vídeo esteja disponível, pois inicialmente pensei que não teria provas. É difícil, mas precisamos expor esses indivíduos nojentos para que sintam vergonha de seus atos", afirmou a comediante.

Implicações para Cadu Moura?

Tatá mencionou, sem citar nomes, sobre a dinâmica profissional que tinha com Cadu e como ele era visto pela comunidade de comédia. Ela ressaltou a disparidade entre seu próprio trajeto árduo e as facilidades encontradas por Cadu, mesmo após o ato reprovável. "Todos estávamos lá para trabalhar e fazer comédia. É curioso como ele tinha tanto apoio na cena, enquanto eu não. Sou cega, comecei sem nada e tenho filhos para sustentar", afirmou.

Comediante não abandonará a profissão

Tatá garantiu a seus seguidores que não deixará que esse incidente a desanime e comprometa sua carreira. Ela também destacou as dificuldades adicionais que enfrenta devido à sua deficiência visual e a reação preconceituosa da sociedade.

"Quero agradecer ao meu público, porque foram vocês que me elevaram. Deus é maravilhoso, e eu não deixarei de lutar e levantar minha cabeça. Vou sair da pobreza apesar dos obstáculos", assegurou.

FONTE TERRA

Agências de cinco municípios do interior do Ceará não aderiram à greve do Banco do Brasil

Foto Reprodução
Na última segunda-feira (16), os funcionários do Banco do Brasil no Ceará iniciaram uma greve por tempo indeterminado, após o fracasso nas negociações entre o sindicato da categoria e a instituição financeira. Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial e o aumento da participação nos lucros. 

A decisão pela paralisação foi tomada durante assembleia realizada na quinta-feira (12), com a participação de 1.046 bancos. Do total, 58% votaram a favor da greve, 37,7% foram contra, e 4,3% optaram pela abstenção.

A greve altera o funcionamento das agências do BB o Ceará, mas de acordo com levantamento feito pelo sindicato da categoria, apenas em cinco municípios, os bancários não aderiram ao movimento: Iguatu, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, por estarem fora da base

Em resposta, o Banco do Brasil emitiu uma nota informando que, para a base de dados de 2024, foram realizadas diversas rodadas de negociação ao longo de mais de dois meses, resultando em uma proposta final submetida para deliberação nas assembleias dos funcionários. “A proposta foi aprovada em diversas assembleias em todo o país, e algumas regiões continuam em processo de avaliação”, diz o comunicado.

Com informações só Site Revista Central.

Will Smith até se divertiu, mas show de 18 minutos no Rock in Rio não empolga o público

O ator e rapper foi a ultima atração anunciada no festival, fez show curto, mas repleto de simpatia

Will Smith foi atração confirmada de última hora pelo Rock in Rio; ele fez um show de 18 minutos nesta quinta, 19
Will Smith foi atração confirmada de última hora pelo Rock in Rio; ele fez um show de 18 minutos nesta quinta, 19Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

O simpático ator Will Smith se apresentou - e se esforçou - no Palco Sunset na noite desta quinta-feira, 19, do Rock in Rio 2024. Foram exatos 18 minutos em cena. Nada mais.

Usando uma roupa vermelha que inevitavelmente remetia ao seriado Um Maluco no Pedaço, seu projeto mais celebrado, Smith, apesar de também ser rapper, parecia ter pouco a mostrar.

Cantou Man in Black e Work of Art, suas duas faixas mais conhecidas. Com a bandeira do Brasil empunhada, lembrou Madalegna, parceria de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, cantando em português.

A todo momento, fogos de artificio estouravam em cima do palco. Arrancou poucos gritos da plateia.

Mas Smith pareceu se divertir. Falou em português e encaixou a palavra Rio em seu flow, em mais uma declaração de amor à cidade.

Talvez Smith tenha vindo ao Rock in Rio exatamente para isso: se divertir. Se for assim, valeu.

Ator, ele também é rapper e se divertiu no palco do Rock in Rio
Ator, ele também é rapper e se divertiu no palco do Rock in Rio
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão
 
FONTE TERRA

Ministério da Educação prepara medida para proibir uso de celular em salas de aula do Brasil, afirma Camilo Santana

Foto Ismael Soares
O Ministério da Educação (MEC) trabalha na criação de uma medida que deve ser anunciada até outubro na qual irá propor a proibição do uso de celulares nas salas de aula de escolas do Brasil. A declaração exclusiva foi dada pelo ministro Camilo Santana, na tarde desta quinta-feira (19), ao Diário do Nordeste, na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a primeira etapa da implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) Ceará, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

De acordo com o ministro, ele tem discutido a proposta com o presidente Lula a fim de vetar o uso de aparelhos do tipo no ambiente escolar. Camilo Santana informou que em outubro, mês em que há a celebração do Dia do Professor, o Governo Federal irá lançar um pacote de ações, e dentre elas, estará a proibição aos celulares.

Conforme Camilo, os servidores do MEC estão estudando como será a medida, mas provavelmente será em forma de projeto de lei a ser enviado ao Congresso Nacional. “Estamos preocupados com as escolas e não só para a questão das bets, também para outros usos indevidos na escola, (a medida) é proibir o celular. Estou propondo ao presidente da República encaminhar um projeto de lei ao Congresso proibindo o uso de celular em sala de aula”.

No Brasil, embora haja projetos em tramitação no Congresso sobre essa proibição, não há leis federais que proíbam, de fato, esse uso. Mas nos estados e nos municípios já há normativas que impedem a utilização dos aparelhos nas salas de aula.

No Ceará, a Lei Estadual 14.146 de 2008 proíbe alunos de utilizarem “telefone celular, walkman, discman, MP3 player, MP4 player, iPod, bip, pager e outros aparelhos similares, nos estabelecimentos de ensino do Estado do Ceará, durante o horário das aulas”. Apesar da norma, na prática, no Estado cada escola acaba definindo o grau de restrição e ou permissão ao uso dos aparelhos.

Em fevereiro de 2024, o Ministério Público do Ceará (MPCE) orientou escolas públicas e particulares do Estado a proibirem o uso dos equipamentos em sala de aula. A recomendação, à época, foi direcionada tanto à Secretaria Estadual da Educação (Seduc), à Secretaria da Educação de Fortaleza (SME), ao Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe) e à Associação Cearense de Pequenas e Médias Escolas (Acepeme).

Com informações do Diário do Nordeste

Vacina de reforço contra a poliomielite no Ceará será injetável a partir de 4 de novembro

Foto Divulgação/Prefeitura de Fortaleza
Familiares de crianças com doses de reforço da vacina contra a poliomielite ainda para tomar, no Ceará, devem esperar até 4 de novembro para buscar as salas de vacinação. Isso porque, neste momento, o Estado conclui um processo transitório e encerra a aplicação do reforço com as famosas "gotinhas", conforme determinou o Ministério da Saúde.

Desde o ano passado, o Governo anunciou que a vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será aposentada no Brasil neste ano. A dose oral, que vinha sendo aplicada nos reforços, será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP, na sigla em inglês), aplicada no formato injetável.

"Estamos nessa fase de transição. Os municípios [cearenses] já estão recolhendo todas as vacinas contra a poliomielite da bisnaga, as 'gotinhas'", disse a Karine Borges, coordenadora de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Os lotes recolhidos serão enviados ao Governo Federal, responsável por definir o descarte.

De acordo com a gestora, a substituição da vacina oral pela injetável confere mais segurança ao processo, uma vez que a "gotinha" pode levar a casos da doença derivados do imunizante. "Então, para eliminar qualquer cenário de risco, entraremos nesse processo em que as crianças terão seu esquema vacinal um pouco alterado", continuou ela.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cantora Joelma sofre acidente e poderá usar cadeira de rodas ou bota ortopédica em show, no Pará

Foto Reprodução/Instagram
A cantora Joelma poderá realizar o próximo show  marcado para este sábado (21), em Santarém, no Pará, utilizando uma bota ortopédica ou em uma cadeira de rodas. 

A artista sofreu uma queda durante a apresentação realizada no último domingo (15), em Bilbao, na Espanha. Conforme boletim médico, a cantora sofreu "entorse no tornozelo direito, com lesões ligamentares e tendinosas".

"Encontra-se em acompanhamento médico e reabilitação com fisioterapia para voltar aos palcos e seus compromissos de carreira o mais breve possível", diz boletim assinado pelo médico Mauricio Leite de Souza Junior.

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a equipe da artista revelou que ela realizou exames de imagens na última terça-feira (17), no hospital Memorial Star, em Recife. A assessoria de imprensa a paraense revelou ainda que o cronograma de shows da artista está mantido.

"Joelma se apresentará adaptada à sua condição, podendo utilizar uma cadeira de rodas ou bota ortopédica, sempre priorizando sua saúde e bem-estar. 

Agradecemos o carinho e compreensão de todos os fãs e contamos com o apoio de todos nesse momento de recuperação", diz comunicado.

Com informações do Diário do Nordeste.

Ceará é um dos 3 estados com menor desigualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil

Foto Marcello Casal jr/Agência Brasil
Com um índice de 9,7%, o Ceará é um dos três estados com as menores desigualdades salariais entre homens e mulheres no Brasil.

O Estado aparece junto com o Acre (9,7%) e Pernambuco (9,9%).

Os dados foram divulgados no 2º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, publicado pelos Ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres.

A média salarial nacional é de R$ 4.125,77, com um salário contratual médio de R$ 2.025,27.

O estudo abrangeu mais de 18 milhões de vínculos formais em 2023, com uma massa salarial total de R$ 782,99 bilhões.

No Ceará, remuneração média feminina chega a R$ 2.638,37, enquanto a masculina, R$ 2.909,19, uma diferença de R$ 270,82.

A discrepância é ainda mais perceptível quando se comparado mulheres negras, que recebem em média de R$ 2.424,74, com homens não negros, com um salário de R$ 3.574,10. A diferença é de R$ 1.149,36.

Com informações do O Povo.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Menina de 11 anos é estuprada pelo companheiro da avó, engravida e tem o filho no interior do Ceará

Foto Reprodução/Google Maps
Uma menina de 11 anos engravidou após ter sido abusada pelo companheiro da avó, na cidade de Santa Quitéria, interior do Ceará. A bebê nasceu no dia 13 de setembro. Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) disse que está investigando o caso.

Ao g1, a mãe da vítima disse que foi a menina quem revelou que havia sido abusada pelo homem. A mãe começou a desconfiar da gravidez por causa das mudanças no corpo da criança e porque os absorventes que ela comprava para a filha não estavam sendo usados.

Um teste de gravidez, antes mesmo do ultrassom, revelou que a menina esperava um bebê:

"Ela ficou nervosa, apavorada. Disse que não tinha feito nada, não tinha ficado com ninguém. No dia 21 de agosto fizemos um ultrassom. Quando fizemos, o médico falou que podia acionar a polícia. Ele viu que ela tinha sido abusada e já estava grávida de sete meses", revelou a mãe ao g1.

A família resolveu criar a bebê, embora os parentes tenham pensado em adoção. O suspeito já estava com a avó da criança há cerca de 12 anos, ou seja, antes do nascimento da vítima. Os pais nunca desconfiaram de nada, mas começaram a estranhar quando a menina passou a não querer mais visitar a avó.

"Ele viu a criança nascer, ele viu a criança crescer. Quando ele se juntou com a minha mãe, eu estava grávida dela", disse a mãe da vítima.

A menina de 11 anos sempre foi "muito calada" e nunca apresentou comportamentos "diferentes", segundo a mãe. Após o caso, a vítima também revelou que foi ameaçada pelo suspeito para que não revelasse o crime. Ela não falou se o abuso aconteceu uma vez ou de forma repetida.

A criança está sendo acompanhada por psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Santa Quitéria. A mãe disse que a menina primeiro revelou os abusos para dois psicólogos e para a delegada que está no caso. Por último, falou para a família.

Já o suspeito nunca mais foi visto pela família. A polícia não informou sua idade ou se ele já é considerado como foragido, embora o g1 tenha questionado. A polícia disse apenas que "segue investigando as circunstâncias de um crime de estupro de vulnerável". As investigações estão a cargo da Delegacia Municipal de Santa Quitéria.

Com informações do G1 Ceará.

Vacina 'gotinha' contra a poliomielite será substituída por injetável a partir de novembro no Brasil

Foto José Cruz/Agência Brasil
A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será oficialmente aposentada no Brasil em menos de dois meses. Popularmente conhecida como "gotinha", a dose será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP, na sigla em inglês), aplicada no formato injetável. De acordo com Ana Frota, do Comitê Materno-Infantil da Sociedade Brasileira de Infectologia, em entrevista à Agência Brasil, a previsão é que a retirada da VOP em todo o País ocorra até o dia 4 de novembro.

A substituição foi debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e anunciada pelo Ministério da Saúde em 2023. Para a mudança, foram consideradas novas evidências científicas para proteção contra a doença.

Ao participar da 26ª Jornada Nacional de Imunizações, no Recife, Ana Frota lembrou que a VOP contém o vírus enfraquecido e, quando utilizada em meio a condições sanitárias ruins, pode levar a casos de pólio derivados da vacina, considerados menos comuns que as infecções por poliovírus selvagem. “Mas, quando se vacina o mundo inteiro [com a VOP], você tem muitos de casos. E quando eles começam a ser mais frequentes que a doença em si, é a hora em que as autoridades públicas precisam agir”.

A substituição da dose oral pela injetável no Brasil é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nos parece bem lógica a troca das vacinas”, avalia Ana.

A partir de agora, a orientação é que a VOP seja utilizada apenas para controle de surtos, conforme ocorre na Faixa de Gaza, no Oriente Médio. A região notificou quatro casos de paralisia flácida - dois descartados para pólio, um confirmado e um que segue em investigação.

Ana lembrou que, entre 2019 e 2021, cerca de 67 milhões de crianças perderam parcial ou totalmente doses da vacinação de rotina. “A própria iniciativa global [Aliança Mundial para Vacinas e Imunização, parceria da OMS] teve que parar a vacinação contra a pólio por quatro meses durante a pandemia”, destacou. Outras situações que, segundo ela, comprometem e deixam lacunas na imitação incluem emergências humanitárias, conflitos, falta de acesso.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cantor de forró sofre grave problema de visão e realiza cirurgia de urgência

Foto Reprodução/YouTube
Conhecido no forró por sucessos como "Vamos Falar de Amor", o cantor Marcelo Mello — ex-vocalista da banda Malla 100 Alça — precisou cancelar uma série de shows por conta de um deslocamento de retina. Rayane Façanha, cantora e esposa do artista paraibano, usou o Instagram, nessa última terça-feira (17), para falar sobre o procedimento cirúrgico que o marido precisará fazer. Foto: Reprodução/YouTube

Rayane explicou que Marcelo já tinha problemas de visão há alguns anos. Na última semana, durante turnê em São Paulo, ele sentiu irritação nos olhos. Em seguida, os mesmos sintomas foram se repetiram em apresentações no Rio de Janeiro. Como o caso foi se agravando, eles buscaram ajuda médica.

"Chegando lá, o médico diagnosticou ele que, além da catarata, ele estava com problema no corpo vítreo", relatou Rayane Façanha.

Ao término da turnê no Rio de Janeiro, o casal anunciou o cancelamento de apresentações agendadas para acontecer em Brasília.

Novo exame detectou problema em retina

Ao retornar ao nordeste, Marcelo Mello buscou o oftalmologista que acompanha o caso dele e, em novos exames, constatou um grave problema na retina.

"Descolamento da retina regmatogênico em olho direito. Necessita realizar de cirurgia em caráter de urgência com risco de perda visual permanente no olho acometido", informou o laudo médico do cantor.

Com informações do Diário do Nordeste.

Eleições 2024 Crato: Dr. Aloísio 48,8%, André Barreto 41,6%, Lucas 4,2%, diz Pesquisa Atlas

Dr. Aloísio (União), André Barreto (PT) e Lucas Brasil (PSDB) Foto: Jornal O POVO

A Pesquisa Atlas Intel, contratada pelo O POVO, divulgada nesta quinta-feira (19), com as intenções de voto (estimulada) para prefeito de Crato mostra o candidato de oposição Dr. Aloísio (União Brasil) liderando a disputa com 48,8% das intenções de voto.  Em segundo lugar, aparece o candidato André Barreto (PT) com 41,6%.

Concorrendo pelo PSDB, Lucas Brasil (PSDB) tem 4,2%. Brancos e nulos somam 4,6%. Não sabem 0,8% dos pesquisados.

A pesquisa foi realizada entre 13 e 18 de setembro e ouviu 800 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número CE-07216/2024.

Confira os números

  • Dr. Aloísio (União Brasil): 48,8%
  • André Barreto (PT): 41,6%
  • Lucas Brasil (PSDB): 4,2%
  • Não sei: 0,8%
  • Voto branco/nulo: 4,6%

Como é feita a pesquisa Atlas Intel

A pesquisa usa a metodologia de Recrutamento digital aleatório (RDR, da sigla em inglês). Usuários recebem convites aleatórios para responder aos questionários por meio de anúncios online.

Os questionários são validados com verificação do token único em cada convite, o que impede que seja considerada mais de uma resposta ao mesmo questionário, ou de questionários com token inválidos. IPs de aparelhos que já submeteram um questionário são automaticamente barrados de ter um novo questionário considerado, mesmo que seja submetido novo token válido.

Para o AtlasIntel, uma vantagem no método é o fato de não haver entrevistador. A ausência de interação humana evita o efeito do eleitor tímido ou que reluta em expressar a real opinião.

É FAKE! Comprovante de votação não vale como prova de vida do INSS

Foto: reprodução

Uma notícia falsa veiculada nas sociais através de um comunicado associado ao Tribunal Superior Eleitoral afirmando que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS”, vem circulando e confundindo os eleitores devido a falta de divulgação. A publicação, cita uma Portaria do INSS de quando foi instituído o cruzamento de dados como comprovação de vida. Porém, a ferramenta que permitirá esse cruzamento de dados eleitorais ainda está em desenvolvimento.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, explica que os aposentados e pensionistas não precisam se preocupar com a suspensão do pagamento por falta de comprovação de vida. “Cabe ao INSS comprovar que o beneficiário está vivo. Para isso, recebemos dados de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricos, para realizar cruzamento de informações de cidadãos e cidadãs. Essas informações são cruzadas com outras que constam na base do governo federal”, explica o presidente.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como a portariaPRES/INSS 1.408 de 2022 previa uma série de bases de dados para comprovação da vida, mas não a forma como implementar de fato essa integração, coube ao INSS utilizar os meios que estivessem disponíveis de imediato. Como transações em instituições financeiras, atendimentos em agências do INSS, atualizações no Cadastro Único, perícia médica por telemedicina ou presencial.

Base de dados que estão em fase de desenvolvimento da ferramenta para compartilhamento de dados como comprovação de vida:

  • vacinação;
  • Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão ou renovação de documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico.

Vale reassaltar, que não é preciso ir até o banco ou a uma agência do INSS para realizar a prova de vida. Já que o aplicativo Meu INSS permite o segurado fazer a comprovação de forma virtual.

Polícia Civil recebe 25 novas viaturas que irão reforçar a segurança pública em iguatu e outros municípios do Ceará


Fofo Monolitos Post
Para garantir mais segurança aos cearenses, o Governo do Estado entregou, nesta última terça-feira (17), mais 25 viaturas à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com as presenças do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.

As 25 viaturas entregues nesta terça vão apoiar as ações da Polícia Civil em nove municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá e Iguatu. O investimento total é de R$ 4.235.200,00. São 16 veículos do modelo Yaris, seis Tracker e três Trailblazer. As viaturas, ressalta o delegado-geral Márcio Gutiérrez, chegam para reforçar a estruturação da PCCE.

“Tivemos recentemente incremento de 428 policiais civis. Reforçamos o nosso setor de Investigação, de Inteligência. Reforçamos a Draco [Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas], a Denarc [Delegacia de Narcóticos]. Então, essas viaturas vão para a Delegacia de Narcóticos, para o enfrentamento à violência contra a mulher, para proteção aos estudantes. São vários setores da PCCE que serão estruturados com a chegada dessas viaturas”, detalhou o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez.
Distribuição das viaturas

Combate ao tráfico de drogas

Três veículos – Convênio federal realizado via SSPDS. Serão dois para a Denarc, em Fortaleza, e um para o Núcleo de combate ao tráfico, em Juazeiro do Norte.

Combate à corrupção

Seis veículos para Decor, em Fortaleza – Convênio federal realizado via SSPDS

Combate à violência contra mulher

Oito veículos – Convênio federal realizado via SSPDS. Destinadas aos municípios: Caucaia, ⁠Maracanaú, ⁠Pacatuba, ⁠Quixadá, ⁠Iguatu, ⁠Juazeiro do Norte, Sobral e ⁠Crato.

Proteção aos estudantes

Oito veículos por meio do edital do Governo Federal para esta finalidade – Convênio federal realizado via SSPDS:

2 Fortaleza – Dipre; 1 Fortaleza – DCA; 1 Fortaleza – Dececa

1 Juazeiro do Norte

1 Sobral

1 Quixadá

1 Iguatu

Com informações do Monolitos Post.

Ministro cearense Camilo Santana, tem férias oficializadas pelo Governo Federal

Foto Fabiane de Paula
As férias do ministro da Educação, Camilo Santana, foram autorizadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na terça-feira (17), em publicação do Diário Oficial da União (DOU). Assim, o ex-governador do Ceará se afasta do cargo entre 23 de setembro e 4 de outubro para reforçar a campanha de seus candidatos pelo Estado.

As agendas no Ceará, entretanto, começam antes: na tarde desta quinta-feira (19), o ministro vai ao Palácio da Abolição, na Capital, assinar a Ordem de Serviço para a primeira etapa da implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Estado. 

A cerimônia contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro de Estado da Defesa, José Mucio, e do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.

Com informações do Diário do Nordeste.

Instagram lança ‘conta de adolescente’, projetada para pais e jovens

Foto: Divulgação

Com objetivo de integra jovens menores de 16 anos na rede social sob a supervisão dos pais, o Instagram lançou, nessa terça-feira (17), uma nova ferramenta para sua plataforma: a Conta de Adolescente. A Meta, dona do Instagram, informou que os recursos estarão disponíveis na América Latina, incluindo o Brasil, apenas em janeiro de 2025.

Em entrevista ao Estúdio CBN, Tais Niffnegger, gerente de Políticas de Segurança e Bem-Estar da Meta no Brasil, explicou como funciona a ‘conta de adolescente’. De acordo com aa profissional, os adolescentes dessa faixa etária só poderão mexer em qualquer configuração com a permissão dos pais. O objetivo é dar tranquilidade para os pais e responsáveis saberem que os filhos estão seguros e protegidos nas redes, diz o Instagram.

Tais acrescenta que caso os pais queiram uma supervisão mais detalhada para os adolescentes maiores de 16 anos, será necessário ativar supervisão parental, podendo fazer alterações nas configurações, independente da idade dos filhos.

Dessa forma, é possível negar ou aprovar solicitações de mudanças ou até mesmo permitir ou não gerenciamento na configuração por parte dos jovens.

‘Conta de Adolescente’ será lançado no Brasil apenas em janeiro. Foto: Divulgação/Instagram

A Conta de Adolescente terá:

  • Necessidade de aceitar novos seguidores e quem não segue não poderá ver o conteúdo ou interagir com ele;
  • Restrição de envio de mensagens também, sendo apenas possível para quem já segue ou com quem já estão conectados;
  • Limite de interações, já que adolescentes só podem ser marcados ou mencionados pelas pessoas que sigam;
  • Recurso anti-bullying, com uma versão mais restritiva e filtro de comentários e solicitações de DMs dos adolescentes;
  • Configurações com maior restrição de conteúdo sensível, limitando vídeos e fotos consideradas delicadas, que podem aparecer na aba Explorar ou no Reels, por exemplo;
  • Notificação para que saiam do aplicativo após uma hora de uso diário;
  • Notificações ficarão silenciadas e as respostas nas DMs serão automáticas entre 22h e 7h.

Familiares de brasileiros mortos em acidente de trânsito na França organizam vaquinha para traslado de corpos


Foto Reprodução
Os corpos dos três brasileiros mortos em acidente de carro no leste da França ainda não foram liberados devido à autópsia. Ao Diário do Nordeste, Rafael Sousa, primo do pedreiro cearense Denílson de Sousa Amaro, revelou nesta quarta-feira (18) que um amigo das vítimas, morador de Saône, organizou uma vaquinha para realização dos traslados. 

"Estamos aguardando o resultado da autópsia, mas devido às circunstâncias do impacto do acidente a gente talvez só traga o corpo cremado. A família é humilde, não tem muitas condições. Não é só para o meu primo, mas para a família dos outros", disse. As famílias pedem R$ 30 mil, valor que será divido igualmente para as quatro vítimas. A Vakinha, organizada na última segunda-feira (16), já arrecadou quase R$ 14 mil.

Além de Denílson de Sousa Amaro, as outras vítimas são os brasileiros Alexander Borges dos Santos e Denivan de Paula Roberto, e Osvaldo Lima Monteiro, natural de Angola.

Rafael ainda descreve que desde a mãe de Denílson está bastante abalada desde o acidente ocorrido na madrugada de segunda-feira (16). A família planeja realizar um "funeral e sepultamento digno na cidade [de Mauriti]". O parente do pedreiro ainda explicou que uma cremação deve custar em torno de 3 mil euros.

Ainda não há previsão de liberação do corpo das vítimas.

Com informações do Diário do Nordeste.

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa do Instituto Opinião em Mauriti

Foto: divulgação

A Justiça Eleitoral impugnou nesta terça-feira (17) a pesquisa de intenção de votos para os candidatos à prefeitura de Mauriti realizada pelo Instituto Opinião. O levantamento, registrado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 05178/2024, estava previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (20).

O pedido de impugnação foi apresentado pela coligação “Unidos por uma Mauriti Melhor”, composta pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na decisão do magistrado, ficou evidenciado que a pesquisa apresentava indícios de descumprimento de requisitos básicos estabelecidos pela legislação eleitoral.

Segundo as alegações presentes no processo, o instituto teria sido aberto a menos de um ano no do Rio de Janeiro, tendo realizado apenas uma pesquisa no estado de São Paulo. Outro indício mencionado na decisão refere-se aos valores investidos pela própria empresa na realização da pesquisa, R$ 9.000 mil reais, que foram considerados significativamente inferiores aos praticados por outros institutos.

Além disso, durante a pesquisa realizada no município de Mauriti, o Instituto teria usado um método que pode gerar diferenças da amostragem em relação ao contexto real.

Fonte Miséria

Ceará perde para o Coritiba pela Série B do Campeonato Brasileiro


O Ceará foi derrotado por 3 a 1 para o Coritiba na noite desta quarta-feira (18), no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Os gols da partida foram marcados no 2º tempo: Robson, aos 15, Junior Brumado, aos 18, e Matheus Frizzo aos 36 marcaram para o Coxa, com Barceló, aos 33 diminuindo para o Vozão.Foto: Gabriel Silva/CearaSC

Com o resultado, o Vovô caiu para 8º na tabela e com 39 pontos, viu sua distância para o G4 aumentar para 4 pontos.

O próximo jogo do Ceará será no dia 22 (domingo), contra o Vila Nova/GO, às 18h30 no Castelão, pela 28ª rodada.

Com informações do Diário do Nordeste.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Corinthians vence Fortaleza, quebra escrita e leva vantagem para jogo em Itaquera

Foto: Thiago Gadelha/AFP

Em jogo válido pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, Fortaleza e Corinthians se enfrentaram na noite desta terça-feira (17). Mesmo jogando fora de casa, na Arena Castelão, o Timão bateu o Leão por 2 a 0 e abriu boa vantagem para o duelo de volta da competição continental.

Em um jogo de muitas chances, o Corinthians foi melhor durante todo o segundo tempo e desperdiçou inúmeras chances de ampliar o placar. Com Coronado inspirado, o Timão teve grandes oportunidades com Talles Magno e Yuri Alberto, mas o poder de finalização da dupla não estava bom.. até que o camisa 9 fez o segundo aos 45 da segunda etapa.

Por outro lado, o Fortaleza teve uma partida incomum no Castelão. Com muito nervosismo, a equipe de Juan Pablo Vojvoda errou muitos passes e encontrou dificuldades para assustar o Corinthians, mesmo jogando em casa. No final da segunda etapa, a equipe tricolor esboçou uma pressão, mas pouco criou e Hugo Souza teve vida tranquila.

Com o resultado positivo, o Corinthians abriu vantagem importante para o jogo de volta, que acontece na próxima terça-feira (24). Na Neo Química Arena, o Timão joga com a vantagem de perder por até um gol de diferença para se classificar no tempo normal. Em caso de derrota por dois gols de diferença, a partida vai aos pênaltis.

Próximos jogos

Antes da decisão pela Sul-Americana, as duas equipes entram em campo no sábado (21) pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Às 16h (de Brasília), o Corinthians recebe o Atlético-GO, na Neo Química Arena. Mais tarde, às 21h, o Fortaleza recebe o Bahia, na Arena Castelão.

(*)com informações do CNN

Primeira pesquisa Quaest em SP, após cadeirada, mostra Nunes com 24%; Boulos, 23%, e Marçal, 20%

O Instituto Quaest divulgou, nesta quarta-feira (18), a primeira pesquisa de intenção de votos à Prefeitura de São Paulo após a cadeirada do candidato do PSDB, José Luiz Datena, contra o adversário Pablo Barçal (PRTB). A agressão aconteceu durante debate na TV Cultura, no último domingo.

De acordo com a pesquisa, o atual prefeito e candidato do MDB à reeleição, Ricardo Nunes, tem 24% das intenções de voto, contra 23% de Guilherme Boulos (PSOL), enquanto Pablo Marçal (PRTB), caiu para 20%. Marçal tinha 23% das intenções de votos na pesquisa anterior.

Segundo, ainda, a pesquisa Quaest, a candidata Tabata Amaral (PSB) oscilou de 8% para 7%, e agora aparece numericamente atrás de Datena, que variou de 8% para 10% . A candidata Marina Helena é escolhida por 2% dos eleitores. São 7% os que declaram a intenção de votar nulo ou em branco, e outros 7% se dizem indecisos. A Quaest entrevistou presencialmente 1.200 eleitores de 16 anos ou mais entre 15 e 17 de setembro. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-00281/2024.

FONTE CEARA AGORA 

Pesquisa Real Big Time aponta André e Evandro Leitão no 2° turno

Os números da pesquisa do Instituto Real Time Big Data, publicados, nesta terça-feira (18), mostram os candidatos do PL, André Fernandes, e do PT, Evandro Leitão, empatados com 23% das intenções de votos. A pesquisa mostra que André e Evandro estariam no segundo turno.

De acordo com a pesquisa, Capitão Wagner (União Brasil) aparece com 20%, seguido por José Sarto (PDT), com 15%, e Eduardo Girão (Novo), com 3%.

Os números mostram, ainda, George Lima (Solidariedade), Chico Malta (PCB), Técio Nunes (PSOL) e Zé Batista (PSTU) alcançaram 1% das intenções cada. Brancos e nulos somam 8%, e 4% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder (veja a lista completa abaixo).

Contratada pela Rede Record, a pesquisa foi realizada com 1.000 entrevistados, entre os dias 16 e 17 de setembro., tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número CE – 01368/2024 e tem um nível de confiança de 95%.

ESTIMULADA


André Fernandes (PL) – 23%
Evandro Leitão (PT) – 23%
Capitão Wagner (União Brasil) – 20%
José Sarto (PDT) – 15%
Eduardo Girão (Novo) – 3%
George Lima (Solidariedade) – 1%
Chico Malta (PCB) – 1%
Técio Nunes (PSOL) – 1%
Zé Batista (PSTU) – 1%
Brancos/Nulos – 8%
Não souberam/Não responderam – 4%

ESPONTÂNEA
Evandro Leitão (PT) – 9%
Capitão Wagner (UB) – 8%
André Fernandes (PL) – 8%
José Sarto (PDT) – 6%
Eduardo Girão (Novo) – 1%
Camilo Santana – 1%
Luizianne Lins (PT) – 1%
Outros – 5%
Brancos/Nulos – 14%
Não souberam/Não responderam – 47%

FONTE CEARA AGORA 

Eleições 2024: Ceará registrou 12 renúncias de candidatos a prefeito; sendo uma no Cariri

Foto: Reprodução

Até a tarde desta terça-feira (17), o site do Tribunal Superior Eleitoral registrou doze renúncias de candidatos a prefeito no Ceará, incluindo uma na cidade de Nova Olinda. O candidato Gerlanio Sampaio (MDB) renunciou à candidatura no município, após o Ministério Público Eleitoral (MPE) protocolar uma ação de impugnação, alegando inelegibilidade devido a uma condenação criminal. O anúncio foi feito no dia 24 de agosto.

Só na última segunda-feira (16), pelo menos outros quatro candidatos desistiram da corrida eleitoral em três cidades do interior do estado. Em Barreira, Iguatu e Pacujá, os candidatos anunciaram suas desistências por motivos variados, como alegações de “perseguição”, problemas com a Justiça Eleitoral ou escolhas pessoais em resposta ao cenário de polarização.

Vale lembrar que o prazo para a substituição de candidaturas indeferidas, canceladas ou cassadas, assim como para casos de renúncias e falecimentos, terminou ontem (16). Além disso, se um candidato renunciar a uma candidatura já reconhecida judicialmente, ele ficará impedido de concorrer ao mesmo cargo na mesma eleição.

Confira a lista:

  1. Francisco Eliesio Fonteles (PT) – Alcântaras
  2. Antonio Ferreira De Carvalho (Solidariedade) – Capistrano
  3. Edson Sa (Republicanos) – Eusébio
  4. Rafael Francelino De Alcântara (PSD) – Iguatu
  5. Diego Cavan Marques (Novo) – Massapê
  6. Geraldo Gerlanio Sampaio De Oliveira (MDB) – Nova Olinda
  7. Francisco Fagner Da Costa (PSB) – Pacajus
  8. Raimundo Rodrigues De Sousa Filho (PSB) – Pacujá
  9. José Silva De Abreu (União) – Pacujá
  10. José Barreto Couto Neto (PSB) – Quiterianópolis
  11. Antonia Graciela Duarte Fonseca (DC) – Quixeramobim
  12. João Batista Carneiro Nunes (Pode) – São Luís do Curu

Setembro Amarelo: conheça a companha e saiba como conseguir ajuda

Foto: Reprodução

Durante o mês de setembro é realizada a campanha “Setembro Amarelo”, que visa sensibilizar a população sobre a importância de discutir abertamente questões relacionadas ao bem-estar emocional, identificar sinais de sofrimento e oferecer apoio a quem está enfrentando dificuldades.

Com o lema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha de 2024 busca encorajar as pessoas a falarem sobre suas emoções e a buscarem ajuda quando necessário, destacando a importância de uma comunicação aberta e do suporte mútuo na prevenção de crises emocionais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 86% da população brasileira sofre de algum tipo de transtorno mental, como fobias, depressão, transtornos de ansiedade e personalidade, entre outros. O país também conta o maior número de pessoas ansiosas:  9,3% da população brasileira sofre com a doença.

De acordo com o psicólogo, André Ribeiro, “é importante buscar um suporte, seja de familiares ou amigos, mas principalmente de profissionais para ajudar a identificar o que você está sentindo e conduzir o processo de tratamento”.

Saúde pública

A saúde mental é considerada uma questão crucial de saúde pública devido ao impacto abrangente que os transtornos mentais têm na qualidade de vida das pessoas e no funcionamento das sociedades. De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão é uma das principais causas.

“Entre os fatores de risco estão histórico familiar, transtornos psiquiátricos correlatados, estresse crônico, ansiedade crônica, disfunções hormonais, traumas psicológicos, conflitos conjugais, mudança brusca de condições financeiras e desemprego. Além disso, existem evidências que indicam que a doença pode ter causas genéticas”.

A depressão pode se manifestar de formas sutis e variar bastante de uma pessoa para outra. Contudo, de maneira geral, os primeiros sinais costumam envolver mudanças persistentes no humor. Para ajudar a reconhecer esses sinais, listamos uma série de sintomas que amigos e familiares podem observar:

  • Desânimo e sentimento de tristeza, na maior parte dos dias;
  • Sentimento de culpa ou inutilidade;
  • Falta ou diminuição de interessantes ou prazer por assuntos ou atividades que, antes, eram prazerosas;
  • Dificuldade de socialização;
  • Alterações no sono;
  • Mudanças de apetite;
  • Fadiga;
  • Dificuldade de concentração.

Identificar os sinais de alerta é o primeiro passo crucial para buscar ajuda. Para aqueles que desejam oferecer apoio, é essencial demonstrar empatia e praticar a escuta ativa, ouvindo as angústias da pessoa com atenção e sem julgamentos.

Além disso, é fundamental encorajar e auxiliar a pessoa a procurar atendimento psiquiátrico e psicológico profissional. Essa abordagem cuidadosa e compreensiva pode fazer uma grande diferença no processo de recuperação e no bem-estar geral da pessoa.

Como encontrar ajuda?

Todos os municípios contam com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e muitas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também oferecem serviços de psicologia. Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destaca que a Atenção Primária deve garantir que os “profissionais reconheçam demandas de saúde mental e intervenham em caso de queixas dos pacientes que chegam aos serviços de saúde”.

Essas ações e programas visam promover um atendimento integral e eficaz, assegurando que as necessidades de saúde mental sejam identificadas e tratadas adequadamente nos serviços de saúde.

Juazeiro do Norte

Centro de Atenção Psicossocial

  • R. Raimundo Machado da Silva, 236 – Triângulo, Juazeiro do Norte – CE, 63041-145
  • Av. Leandro Bezerra, 335 – Socorro, Juazeiro do Norte – CE, 63010-252
  • R. Antônio de Freitas, 118 – Tiradentes, Juazeiro do Norte – CE, 63030-270

Algumas universidades também disponibilizam atendimento de forma gratuita, com a Universidade leão Sampaio. Para agendar, é necessário entrar em contato com a própria instituição.

Crato

Centro de Atenção Psicossocial

  • Rua Cel. Antônio Luiz, 1390-1398 – Ossian Araripe (Caixa D’Água), Crato – CE, 63105-390

Barbalha

Centro de Atenção Psicossocial

  • R. da Matriz, S/N – Centro, Barbalha – CE, 63180-000
  • Nossa Sra. de Fátima, Barbalha – CE, 63180-000
  • R. Princesa Isabel, 155 – Centro, Barbalha – CE, 63180-000

Se Cuide

Para evitar que a saúde mental seja afetada, é fundamental cuidar de si mesmo e refletir sobre a importância de dedicar tempo à própria atenção e bem-estar. Nesta matéria, apresentamos algumas dicas valiosas para cuidar da mente e do corpo:

  1. Reserve um tempo para você: Encontre momentos, em meio às responsabilidade diárias, para realizar atividades que você gosta.
  2. Equilibre suas obrigações: Estabeleça uma rotina organizada para otimizar seu tempo, o que ajuda a reduzir o estresse.
  3. Cuide do seu corpo: Pratique atividades físicas regularmente. O exercício promove a liberação de substâncias que geram sensações de bem-estar e também melhora o humor.
  4. Mantenha boas relações: Evite amizades e círculos sociais que sejam tóxicos ou que drenem sua energia.
  5. Busque ajuda quando necessário: O acompanhamento terapêutico pode ajudar a lidar com problemas cotidianos e trazer leveza à sua vida.

Polícia Federal realiza operação contra tráfico ilegal de aves silvestres em Icó

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a Operação Aracê 2, com o objetivo de combater o tráfico internacional e o comércio ilegal de aves silvestres no Ceará. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no município de Icó. A ação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Essa é a segunda fase da operação ‘Aracê’. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Estado com base no material apreendido na primeira fase, realizada em 5 de setembro. Nessa fase inicial, foram identificadas conversas sobre a venda ilegal de aves, incluindo discussões em grupos de mensagens relacionados ao tráfico internacional, transporte e armazenamento de pássaros.

Sendo assim, a ação de hoje teve como objetivo não apenas reunir provas para a conclusão do inquérito policial, mas também interromper os crimes ambientais em curso e proteger a fauna brasileira da exploração predatória. Os crimes investigados incluem maus-tratos, tráfico internacional e interestadual de animais silvestres, associação criminosa, receptação, e outros previstos na Lei de Crimes Ambientais, além de lavagem de dinheiro.

FONTE MISÉRIA