terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Estados brasileiros recebem 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19

Foto: Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde distribuirá até esta terça-feira,10, cerca de 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19, para todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Ainda de acordo com o Ministério, a expectativa é entregar 5 milhões de doses até o final de dezembro, esse lote faz parte de mais de 8 milhões de doses adquiridas para manter os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) abastecidos por até seis meses.

Junto com as doses da vacina, os estados receberão um documento com orientações e estratégias de vacinação contra a Covid-19, inclusive como as novas vacinas devem ser aplicadas. Assim como a vacinação de crianças, a vacinação contra Covid-19 agora faz parte do calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.

Os demais grupos prioritários serão considerados “vacinação de grupos especiais”, realizada periodicamente em qualquer sala de vacina. Os grupos especiais recebem uma dose periódica, sendo a cada 6 meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.

As 1,5 milhão de doses distribuídas são da vacina da Serum, que chega pela primeira vez aos estados, os estudos de fase 3 desta vacina, mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C). Já a vacina da Zalika Farmacêutica, que é utilizada também nos EUA e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).