quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Três membros da corporação da Polícia Militar são condenados por propagação de ‘Fake News’

Foto: TJCE

Três integrantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram condenados por calúnia contra um tenente-coronel, em sentença proferida nesta terça-feira (29). A decisão exige que cada um dos réus: os coronéis Carlos Alberto Loiola Lopes e Erik Oliveira Onofre e Silva, além do subtenente Djalma dos Santos pague uma multa de R$ 14.120,00.

As penas de prisão foram substituídas pela multa, equivalente a 10 salários mínimos para cada acusado, já que o crime não envolveu violência ou ameaça grave, conforme explicou a Vara de Auditoria Militar. Dessa forma, o tenente-coronel Lucivando Rodrigues de Oliveira, que foi vítima das acusações, poderá receber cerca de R$ 42 mil. Os coronéis afirmaram que pretendem recorrer da decisão, enquanto a defesa do subtenente ainda analisa essa possibilidade.

O Ministério Público do Ceará (MPCE) relatou que os três policiais militares disseminaram ‘fake news’ sobre o tenente-coronel por meio de mensagens no WhatsApp, onde o acusavam de várias condutas criminosas. De acordo com o Inquérito Policial Militar, os investigados compartilharam um “texto apócrifo e calunioso” em redes sociais, alegando que a vítima usava sua patente para benefícios pessoais, e que estaria envolvido em grupos de extermínio, tráfico de drogas, ameaças e peculato.

FONTE MISÉRIA