sábado, 19 de outubro de 2024

Ceará recupera 81% dos presos que fugiram do sistema prisional, afirma SAP

FOTO: Divulgação/Governo do Ceará

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), entre 2016 e 2018,  a então conhecida como Secretaria de Justiça e Cidadania contabilizou mais de 2,6 mil fugas. Já em 2019 com a criação da SAP, esse número caiu para 215, e desses, 176 foram recapturados. Os números foram informados pela pasta nesta sexta-feira (18).

Atualmente, 39 detentos permanecem foragidos, evidenciando uma taxa de recaptura superior a 81% da SAP. A Secretária atribui a diminuição do índice a melhorias que aconteceram na área a partir do ano de 2019, como aquisição de armamentos, cursos de qualificação e novas viaturas.

O episódio mais recente de fuga no sistema prisional do Ceará ocorreu na noite do último domingo (13), quando cinco detentos escaparam da Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-4), localizada em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Desses, quatro internos foram recapturados.

Ainda segundo a SAP, as recapturas dos fugitivos contaram com o uso de tecnologias, drones e cães policiais na área em torno da unidade prisional de Itaitinga, além do apoio das equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), bem como da Força Tática de Apoio (FTA) e do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP).

FONTE MISÉRIA