Defesa Civil alerta para baixa umidade em todas as regiões do Estado
A cidade de São Paulo tem o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira, 9, de acordo com um ranking divulgado pela empresa suíça IQAir. A qualidade do ar está sendo medida em tempo real em cerca de 100 grandes cidades ao redor do mundo.
A capital paulista tem sofrido nos últimos dias com fumaça proveniente dos focos de incêndio. Por causa disso, há também a presença de baixa umidade e calor intenso. Segundo a classificação do IQAir, São Paulo ultrapassou as cidades de Lahore (Paquistão) e de Ho Chi Minh (Vietnã), além também de Jerusalém, Doha e Pequim.
A previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura aponta que a temperatura máxima pode chegar a 33ºC nesta segunda-feira, enquanto a umidade relativa do ar pode alcançar até 25% ao longo do dia.
Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) registrou qualidade do ar entre ruim e muito ruim nesta manhã na maioria das estações de medição do município.
A Defesa Civil de São Paulo alerta para os cuidados com a baixa umidade do ar. Segundo o órgão, todas as regiões do Estado estão sendo atingidas pelo fenômeno. Além disso, há também risco elevado para incêndios florestais em todo o Estado, exceto no litoral paulista.
"Hidrate-se, não faça exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia, use umidificadores de ar, você pode improvisar usando toalhas molhadas ou recipientes com água nos ambientes, faça uso de soro fisiológico nos olhos e narinas", recomenda.
Veja o ranking completo das cidades mais poluídas do mundo: