Beneficiários
do Bolsa Família disseram ter sido vítimas de um golpe, ao tentarem
sacar a parcela do mês de agosto do programa em agências da Caixa
Econômica Federal no interior do Ceará e na Grande Fortaleza. Segundo a
denúncia, os usuários sofreram saques fraudulentos logo depois que o
dinheiro entrou na conta deles.
O motivo do sumiço do dinheiro ainda é desconhecido, mas o caso é investigado pela Polícia Federal.
O
g1 recebeu vários relatos e denúncias de pessoas que ficaram sem o
valor do benefício na conta. Elas dizem que tiveram parte ou mesmo todo o
valor das suas contas retirados nos últimos dias. São relatos, por
exemplo, em Fortaleza e municípios como Itaitinga e Caucaia e também
outras cidades no interior do estado, como Santa Quitéria.
Transferências via PIX
Maior
parte das pessoas que perderam o benefício relata que o dinheiro sumia
das contas por meio de transferências via Pix. Em grande parte, essas
transferências eram feitas, inclusive, para outros estados e,
evidentemente, o titular da conta não tinha noção de que tinha sido o
seu dinheiro transferido. Não tinha autorizado a transferência via Pix
e, quando via o nome da conta onde esse dinheiro tinha caído, também não
conhecia a pessoa. A doméstica Maria Helena deveria receber o benefício
de R$ 812. Quando foi checar o saldo na sua conta, viu que tinha apenas
R$ 3,50. A doméstica relata que era para ter recebido o pagamento no
dia 22 de agosto.
Investigação
A
Polícia Civil afirmou que recebeu as denúncias dos golpes envolvendo
furtos de benefícios sociais, mas por envolver uma verba que vem do
Governo Federal, no caso do pagamento dos Bolsa Famílias, a investigação
é feita pela Polícia Federal.
A
Caixa Econômica Federal diz que colabora com todos os órgãos de
segurança, em especial a Polícia Federal, no repasse de informações que
possam ajudar na resolução desses conflitos e desses problemas indicando
suspeitas de fraudes no banco.
A
Caixa também diz que monitora qualquer tipo de transação que seja
suspeita e que possa conter algum tipo de irregularidade. A Caixa indica
que o beneficiário vá presencialmente a uma agência com documento de
identidade e com CPF para fazer um pedido de contestação. Caso alguma
irregularidade seja constatada, esse valor pode ser ressarcido.