domingo, 5 de maio de 2024

Mais de 20,3 milhões contribuintes já enviaram declaração do Imposto de Renda

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Até a última quinta-feira (2), a Receita Federal recebeu 20,3 milhões de Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (DIRPF 2024). O prazo final termina às 23h59 do dia 31 de maio.

Esse número representa menos da metade da quantidade prevista até o o final do prazo, que é de 43 milhões. Após o limite estabelecido, será cobrada multa de 1% ao mês, sobre o valor do Importo de Renda (IR) devido, para as pessoas que são obrigadas a entregar a declaração e não fizer. O percentual é limitado a 20% do valor do IR e o valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A Receita orienta que as pessoas utilizem a declaração pré-preenchida para diminuir os riscos de erros. No entanto, ainda é necessário conferir e validar todas as informações antes do envio.

O órgão também afirma que se a declaração gerar imposto, o contribuinte tem a opção de utilizar o débito automático da sua primeira quota ou quota única, com vencimento marcado para 31 de maio, caso envie a DIRPF o dia 10 de maio.

Caso a declaração seja enviada após a data estabelecida, o débito automático será feito a partir da segunda quota. Assim, a primeira deve ser paga por meio do Darf. A Receita salienta que é necessário existir recursos disponíveis na conta na data do vencimento de cada quota.

FONTE MISÉRIA