Foto: Tiago Stille/Casa Civil
A vacina contra a gripe esta liberada para toda a população do Ceará a partir de segunda-feira (29). Desde março, o imunizante estava sendo disponibilizado exclusivamente para os grupos prioritários. Porém, com a cobertura vacinal baixa, a estratégia de imunização foi repensada.
A informação foi confirmada pelo secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), Antonio Silva Lima Neto, durante encerramento de evento sobre imunização. Conforme o secretário, foram atingidos apenas 28% da cobertura esperada. “O que a gente quer é elevar a cobertura nos grupos prioritários, mas proteger toda a população”, afirmou. De acordo com o secretário, a nova regra já está sendo comunicada aos municípios.
A ação tem o intuito de otimizar o uso das doses de vacinas disponíveis e reduzir a circulação viral da população, durante o período de sazonalidade, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, também orientou a população a buscar as Unidades de Saúde. “Informo que, a partir de segunda-feira (29), a vacinação contra a Gripe (Influenza) estará disponível para toda nossa população, sem grupos específicos. O Ministério da Saúde já disponibilizou mais de 2 milhões de doses para a campanha em nosso estado. Procurem os postos de saúde em seus municípios. Vacinas salvam vidas!”, reforçou o governador nas redes sociais.
A vacina protege contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Silva Lima explica que a Influenza A está em maior circulação no Ceará, provocando surtos em localidades específicas.
Fonte Miséria