Foto: Reprodução
A Gol Linhas Aéreas suspendeu por 30 dias o transporte de animais no porão das aeronaves. A decisão ocorreu após a morte do cachorro Joca, que deveria ter sido transportado de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), na última segunda-feira (22), mas acabou sendo mandado para Fortaleza (CE) por um erro da Gollog, empresa da companhia Gol.
Com isso, a comercialização desta modalidade para cães e gatos pela Gollog Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço fica fora de operação. O serviço Dog&Cat Cabine, para clientes que levam pets na cabine do avião, não sofrerá alteração.
Segundo a companhia aérea, a decisão de suspender as vendas desses serviços se deu para que a empresa possa se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação do ocorrido. A Gol afirmou também que quem contratou o serviço para este período, 24 de abril até até 23 de maio, terá o dinheiro devolvido, ou o serviço poderá ser postergado até o fim do ano.
Entenda o caso
Joca, um cachorro da raça golden retriever, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e deveria ter sido encaminhado para Sinop, Mato Grosso. Porém, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza.
De acordo com a Gol, assim que o tutor do animal, João Fantazzini, chegou a Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e a escolha foi voltar para Guarulhos para reencontrar o animal de estimação. Contudo, quando foi ao encontro do animal, Fantazzini encontrou o animal morto dentro do canil da empresa.
A Polícia Civil de São Paulo instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Joca. A viagem, que deveria levar até duas horas e meia, demorou quase oito horas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela Delegacia do Meio Ambiente em Guarulhos.
A mãe do tutor de Joca prestou depoimento na tarde de terça-feira (23). O corpo do animal foi encaminhado a um hospital veterinário, onde foi submetido a exames de necropsia. Os laudos, assim que finalizados, serão analisados pelos investigadores.
A Gol afirma “está oferecendo desde o primeiro momento” todo o suporte necessário ao tutor e sua família. “A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time“, anunciou em nota.
FONTE MISÉRIA