Foto: Reprodução
Atualmente ocupando o cargo de Secretaria Nacional de Gestão, Avaliação e Inovação do Ministério da Educação, Janaína Farias (PT) irá assumir o mandato de senadora da República. Ela é a segunda suplente de Camilo Santana (PT), que licenciou-se do Senado para assumir a titularidade do MEC. Janaína chegará à casa legislativa através de uma licença de Augusta Brito (PT), primeira suplente de Camilo, ela está no cargo desde 1 de fevereiro de 2023.
Pontua-se que a perspectiva é que a licença de Augusta dure 121 dias. Nessa linha, destaca-se que a posse de Janaína está programada para ocorrer em 2 de abril. Detalha-se que a ascensão da segunda suplente não é novidade, desde o final do ano passado Augusta já falava da possibilidade de licença para que Janaína acessasse à casa parlamentar.
É importante destacar que, apesar de assumir cargo no Senado, Janaína segue pré-candidata na corrida pela prefeitura de Crateús, na cidade ela tem buscado, inclusive, consolidar o apoio de diversos partidos, incluindo o União Brasil.