quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Guimarães afirma que PT e PDT estarão juntos em alguns municípios cearenses

Guimarães é o líder do governo Lula na Câmara Federal. Foto: Agência Brasil

O deputado federal José Guimarães (PT), que também é vice-presidente nacional do PT, declarou que recente entrevista que o partido pretende dialogar com o PDT em alguns municípios do Ceará. De acordo com Guimarães, essa discussão será feita de maneira direta com André Figueiredo, presidente nacional interino do PDT, e com o ex-senador Flávio Torres, que comanda a agremiação no estado.

O petista pontuou que a disputa acirrada em Fortaleza, cidade em que os dois partidos devem ter candidatura, não deve ser levada para o restante dos municípios. Nessa linha, pontua-se que as discussões e a linha de diálogo sobre alinhamentos “município a município” foi confirmada por Figueiredo. O pedetista ressaltou que lógica de fato será de trica de apoios em alguns lugares, ou seja, em determinadas cidades o PT endossa a candidatura do PDT e vice-versa.

“Com exceção de Fortaleza, que evidentemente nós estaremos em palanques opostos, pelo menos no 1º turno, nós teremos um diálogo e com certeza estaremos administrando junto vários municípios como já viemos fazendo em outros mandatos”, disse André Figueiredo (PDT) em diálogo com o portal Diário do Nordeste.

Ao comentar o rompimento que as duas siglas vivem desde 2022, quando lançaram candidaturas opostas na corrida pelo governo do Ceará, Guimarães ponderou que perspectiva de estado é diferente e que é necessário em 2024 compreender a conjunção específica de cada um dos 184 municípios do estado.