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Levantamento
do Itaú Unibanco aponta que o uso do Pix em compras de bens e serviços
cresceu 115% no Ceará, nos primeiros 8 meses de 2023 (na comparação com o
mesmo período de 2022).
O
segmento de alimentação, que corresponde às compras em mercados, é um
dos destaques, com 12% do total das transações realizadas no período.
Outros que aparecem bem posicionados são lojas (3%), combustíveis e
farmácias (cada um com 2% das compras com Pix).
No
recorte por gênero, os homens gastam mais em compras com Pix do que as
mulheres – eles são responsáveis por 68% do faturamento total. No número
de transações, a divisão é mais equilibrada, com 54% das compras com
Pix feitas por homens, e 46%, por mulheres. Com isso, o ticket médio
masculino é maior – de R$ 464, contra R$ 259 do feminino.
A
geração Y – nascidos entre 1981 e 1996 – é a que mais utiliza o Pix nas
compras, com 56% das transações. Ela é seguida pela geração X (nascidos
entre 1965 e 1980), com 25%, geração Z (nascidos entre 1997 e 2010),
com 14%, e babyboomers (nascidos entre 1946 e 1964), com 5%. No valor,
os boomers ainda gastam mais que os zennials, com 10% do share, contra
6%. Y tem 48%, e X, 35%
Os
dados fazem parte do estudo Análise do Comportamento de Consumo,
relatório que traz um panorama dos gastos dos brasileiros, com base nas
transações via Pix realizadas por clientes do Itaú Unibanco, feitas de
pessoa física para pessoa jurídica.