José Maria Lucena é acusado de não assumir as funções como prefeito. Foto: Redes Sociais
Atendendo a um pedido expresso do Ministério Público do Ceará (MPCE), a Câmara Municipal de Limoeiro do Norte prestou informações sobre o prefeito da cidade, e afirmou que José Maria Lucena (PSB) não solicitou licença do cargo em nenhum momento desde que iniciou o mandato em 1° de janeiro de 2021. Lucena é investigado pelo MPCE por não assumir de maneira devida as suas funções como gestor municipal. Levantamentos feitos pela autoridades competentes dão conta de que o prefeito estaria ‘sumido’ da administração devido a um tratamento médico, e que a gestão estaria sendo realizada por terceiros.
O prefeito tem 77 anos e a sua saúde é ponto crucial no caso em destaque, pois, o Ministério Público vem investigando denúncias de que o político realiza desde o ano passado um tratamento renal constante em Fortaleza. A agressividade do tratamento não estaria permitindo que ele fosse de fato o responsável pela gestão de Limoeiro do Norte.
O quadro chama atenção, pois se comprovada a incapacidade, o titular deveria solicitar afastamento e abrir espaço para que vice-prefeita, Dilmara Amaral (PDT), assumisse o exercício do mandato. Indica-se que o MPCE teria indícios de que um acordo para que esse trâmite fosse executado teria ocorrido, porém, secretários municipais e a filha do prefeito, a deputada estadual Juliana Lucena (PT), teriam recuado posteriormente.
Salienta-se que o MPCE tem avançado no processo investigativo, já tendo inclusive solicitado presença do prefeito em duas audiências presenciais para que seja possível tratar de sua ausência das funções administrativas. O político faltou nas duas audiências, a última estava marcada para o dia o último dia 4 de setembro. A defesa de José Maria Lucena alegou que o prefeito não tinha condições de saúde para o comparecimento.
Nas redes sociais os administradores do perfil oficial do gestor tentam manter uma sequência de postagens que denotem presença administrativa de José Lucena, porém, o volume de postagens tem sido baixo e o prefeito aparece contidamente abatido e sem plena percepção dos fatos ali mencionados.