Foto: Hiane Braun/Casa Civil
Na tarde desta sexta-feira, 21, o governador Elmano de Freitas assinou diversos acordos de cooperação do Pacto por um Ceará Sem Fome, visando garantir a segurança alimentar e nutricional dos cearenses. A cerimônia ocorreu no Palácio da Abolição e contou com a presença da primeira-dama e idealizadora do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e outras autoridades.
Lançado em junho deste ano, o Pacto por um Ceará Sem Fome, tem como objetivo envolver todos os segmentos sociais na erradicação da fome no estado. Cerca de 200 mil pessoas são beneficiadas com o Pacto e 43 mil famílias recebem 300 reais por mês, para aquisição de alimentos. A iniciativa já injetou mais de 22 milhões de reais na economia cearense.
Durante o evento, o ministro Wellington Dias elogiou a iniciativa do estado e destacou a importância de unir projetos e esforços para tirar o Brasil novamente do mapa da fome. Ele também destacou que o Ceará serve de exemplo para o combate à fome.
Além dos acordos assinados, o ministro anunciou um investimento de mais de 49 milhões reais para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que beneficiará cerca de 2.200 famílias familiares cearenses. Também foi firmado um compromisso entre o Estado e a União para a execução do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, para promoção do desenvolvimento rural através de assistência técnica e extensão rural, beneficiando cerca de 2.500 famílias em 78 municípios do Ceará.
Outro destaque foi a assinatura de protocolos de intenções com empresas do setor privado, com o objetivo de promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e em programas sociais, por meio de ações de apoio à inserção no mercado de trabalho.