Foto Helena Guedes/ Diário do Nordeste |
A
proporção de estudantes cearenses da rede pública com nível desejável
de alfabetização chegou, em 2022, ao patamar mais baixo desde 2015. Os
dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do
Estado do Ceará, o Spaece 2022 Alfa, e mostram que 72,2% dos avaliados
atingiram desempenho “desejável” – em 2019, o percentual era de 84,7%. A
avaliação de alfabetização mede o desempenho de alunos do 2° ano do
ensino fundamental, que, no geral, são crianças entre 7 e 8 anos.
Apesar
da queda, o Estado ainda mantém um nível positivo de alfabetização, e a
principal causa da redução são os impactos da pandemia. O percentual de
alunos que alcançou o nível suficiente de alfabetização foi 12,4%,
portanto, somados os valores, 84,6% dos estudantes do Estado são
considerados alfabtizados.
Entre
os demais níveis, o Spaece, pesquisa realizada pela Secretaria da
Educação do Ceará (Seduc), mostra o seguinte cearário do Ceará neste
último levantamento:
Intermediário: 9,2%
Alfabetização incompleta: 4,7%
Não alfabetizado: 1,5%
Os
resultados da avaliação de estudantes do ensino fundamental no Spaece
2022 Alfa, o primeiro exame aplicado após a pandemia de Covid, foram
divulgados na tarde desta última terça-feira (20) pelo Governo do
Estado.
De
acordo com a gestão, 293.825 alunos, distribuídos em 3.840 escolas
municipais e estaduais, realizaram as provas do Spaece em 2022. A
avaliação é aplicada em todos os municípios cearenses, e mensura, entre
outros aspectos, a estabilidade na alfabetização de crianças.
Para
atingir o "nível desejável" de alfabetização, conforme a metodologia do
estudo, os alunos precisam obter 150 pontos na avaliação. No "nível
suficiente", a pontuação vai de 125 a 150; e no "intermediário", de 100 a
125. A alfabetização é "incompleta" quando as crianças pontuam de 75 a
100 - abaixo disso, elas são considerados "não-alfabetizadas".