Foto: Divulgação PDT
O parlamentar estadual, Romeu Aldigueri (PDT), que foi apontado por Elmano de Freitas (PT) como líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), declarou em entrevista à Rádio CBN, que a maior parte dos prefeitos do partido deseja ser parte da base governista. De acordo com Aldigueri, o governador tem apresentado sinais evidentes de que deseja manter a aliança entre existia que entre PT e PDT.
O pedetista chegou inclusive a arriscar um percentual de engajamento dos prefeitos de seu partido à atual gestão do estado. Segundo Romeu Aldigueri, 90% dos cerca de 70 prefeitos que a sigla tem no Ceará estão alinhados ao governador Elmano de Freitas. Ele acrescentou, ainda, que a mesma posição se verificaria tanto na bancada estadual quanto na federal.
As ponderações feitas pelo pedetista contrastam com as ações adotadas pelo ex-prefeito de Fortaleza, e candidato do partido derrotado na disputa pelo Palácio da Abolição, Roberto Cláudio. Este tem adotado uma postura de oposição, e tem tecido críticas consideráveis a algumas das ações adotadas pelo novo governador.
Lembra-se, contudo, que os encaminhamentos para que o PDT seja parte da sustentação de Elmano começaram logo após o fim das eleições. Salienta-se, ainda, que o partido ocupa hoje três secretarias: Cidades, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Econômico.