Foto: Reprodução
A condição de seca teve redução em todos os estados do Nordeste pelo terceiro mês consecutivo, é o que aponta o mais recente mapa elaborado pelo Monitor de Secas, divulgado no último dia 18.
De acordo com o mapa, referente ao mês de dezembro, 97.55% do território do Nordeste se encontra sem seca, em novembro, a porcentagem era de 71.88% e em outubro 48.67%. O novo índice é associado ao grande volume de chuvas registrado nos últimos meses.
A seca passou de moderada para fraca em uma pequena porção do oeste da Bahia, do sul do Rio Grande do Norte, e do norte da Paraíba.
Já em relação à seca fraca, houve recuo na Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba, e o desaparecimento dessa condição no Maranhão, Piauí e Sergipe. Já no nordeste e sudoeste da Bahia, a seca desapareceu.
Em contrapartida, houve o surgimento de seca fraca no nordeste do Rio Grande do Norte.
Ceará
Nos últimos dois meses, o estado ultrapassou a média de chuvas, o que contribuiu para o recurso da seca fraca no leste e oeste do estado. Em novembro, o Ceará possuía registro de seca fraca em 28,5% do seu território; em dezembro, o índice caiu para 14.57%, o que representa 85.43% do território sem seca.
Foto: Reprodução
Impactos curto e longo prazo
A seca de curto prazo normalmente atua por 4 meses ou menos, com impactos na agricultura, já a seca de longo prazo, normalmente atua por mais de 12 meses com impactos hidrológicos e ecológicos.