quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

  Fibrose pulmonar: entenda o que é e quais sintomas da doença de Rita de Cássia

Rita de Cássia
Legenda: Ao longo da carreira, artista compôs sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro" Foto: reprodução/redes sociais

A cantora Rita de Cássia faleceu nessa terça-feira (3), aos 54 anos, em Fortaleza. Ela estava internada em hospital privado de Fortaleza, diagnosticada com fibrose pulmonar.

O falecimento gerou comoção de artistas e de personalidades, que lamentaram a partida da compositora de sucessos como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Saga de Um Vaqueiro". 

Sobre a condição, o Diário do Nordeste conversou com um especialista, que explica o que é, quais sintomas e como tratar. 

O que é fibrose pulmonar?

O termo é generalista e engloba um conjunto de doenças graves que provocam o endurecimento do pulmão, devido à presença de diversas cicatrizes, reduzindo a capacidade respiratória do paciente, como explica o pneumologista e presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT), Ricardo Coelho Reis. No caso de Rita de Cássia, não foi divulgado qual tipo a acometeu.

A fibrose pulmonar é um processo de envelhecimento, de enrijecimento, precoce do pulmão e de perda da sua função normal, que é a troca gasosa.

"Há um processo de cicatrização precoce, exagerado, e sem uma causa, então o pulmão vai ficando mais duro, perdendo a sua funcionalidade. Ele vai substituindo o tecido normal por um tecido de cicatrização", completa.