domingo, 20 de fevereiro de 2022

Dom Magnus é empossado como novo bispo da Diocese de Crato

Dom Magnus Henrique Lopes, de 56 anos, foi empossado na manhã deste último sábado (19), como novo bispo da diocese de Crato, no interior do Ceará. O religioso havia sido nomeado pelo papa Francisco em janeiro deste ano, com transferência autorizada da diocese de Salgueiro, em Pernambuco.

A vaga na diocese ocorreu após a transferência e nomeação de dom Gilberto Pestana Oliveira para a arquidiocese de São Luís, no estado do Maranhão. A vacância no Crato aconteceu em junho de 2021, ou seja, a unidade ficou sem bispado durante oito meses.

Dom Magnus tem 56 anos e é o sétimo bispo da diocese de Crato. Ele é natural de Assu, no Rio Grande do Norte e adentrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos aos 21 anos. O religioso foi ordenado diácono em 1996 e presbítero, no mesmo ano.

Dom Magnus foi nomeado bispo da diocese de Salgueiro em 2010. Ele é formado em Filosofia e Teologia, além de ter cursado Parapsicologia e Religião, Psicologia e especialização em Psicologia Clínica Hospitalar e Teologia Moral.

Antes do episcopado, ele atuou como animador vocacional, mestre de postulantes, ecônomo, vigário paroquial e vigário da Fraternidade Capuchinha, definidor provincial, ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil – CCB (2001-2007).

Com informações do G1 Ceará.