terça-feira, 31 de agosto de 2021
Joelma diz que prefere a 'morte' a voltar com Ximbinha em novo projeto
Uma pessoa morre e quatro ficam feridas após carro capotar no interior do Ceará
Mais de 117 mil doses de vacinas contra o coronavirus chegam ao Ceará
Fortaleza supera Vitória e se torna equipe nordestina com melhor desempenho no 1° turno da Série A
O empate sem gols contra o Cuiabá, na última segunda-feira (30), foi suficiente para o Fortaleza bater a marca de melhor desempenho de uma equipe nordestina no 1° turno da Série A do Campeonato Brasileiro, com uma rodada de antecedência. O time de Juan Pablo Vojvoda chegou aos 33 pontos em 18 partidas e superou o rendimento do Vitória-BA, em 2008, quando conquistou 32 pontos em 19 partidas.
Fortaleza (2021) x Vitória-BA (2008) - 1° turno da Série A
- 18 partidas x 19 partidas
- 9 vitórias x 10 vitórias
- 6 empates x 2 empates
- 3 derrotas x 7 derrotas
- 29 gols marcados x 30 gols marcados
- 16 gols sofridos x 21 gols sofridos
Vale ressaltar que ao final do turno, o rubro-negro baiano figurava na 5ª colocação. O Fortaleza, por sua vez, encerrará as primeiras 19 partidas da Série A no G4.
Restando ainda uma rodada para o final do 1° turno, o Fortaleza terá a oportunidade de aumentar ainda mais esta marca. A equipe enfrenta o Bahia, no sábado (04), às 21h, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. A equipe baiana não vence a 9 jogos na Série A.
Campanha do Fortaleza na Série A (até o momento)
- 18 partidas
- 9 vitórias
- 6 empates
- 3 derrotas
- 27 gols marcados
- 16 gols sofridos
- 5º melhor ataque
- 5° melhor defesa
- 2° melhor mandante
- 8° melhor visitante
Vacinação contra o coronavirus: Mais de 2,3 milhões de pessoas estão imunizadas no Ceará
domingo, 29 de agosto de 2021
O jovem Erineudo não resiste e morre no hospital do Cariri
O jovem acopiarense Francisco Almeida Braga Filho, conhecido por Erineudo, 31 anos, que havia sido atropelado por uma motocicleta na noite da última sexta-feira (27), na avenida Pedro Alves, não resistiu aos múltiplos ferimentos ocasionados pelo acidente e veio a falecer na tarde deste domingo (29) no Hospital Regional do Cariri, para onde foi levado devido ao seu grave estado de saúde.
Ceará deve receber 117 mil vacinas contra a Covid para aplicação de segunda dose
Duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 serão entregues ao Ceará nesta segunda-feira (30), segundo informação do governador Camilo Santana. Ao todo, o Estado deve receber 117.120 doses de imunizantes, que serão destinados à aplicação de segunda dose, conforme o Ministério da Saúde.
O primeiro lote do dia desembarca no Aeroporto de Fortaleza no fim da tarde, às 17h, com 75 mil unidades da AstraZeneca, enquanto o segundo, contendo 42.120 mil da Pfizer, está previsto para chegar às 21h55.
"Completar o ciclo vacinal é fundamental para que não tenhamos novo avanço da Covid no estado", frisou o governador.
Os dois últimos lotes que haviam sido entregues ao Ceará desembarcaram na Capital na quinta-feira (26). Foram 322.130 doses, sendo 194.600 imunizantes da CoronaVac e 127.530 da Pfizer.
VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES
Neste sábado (28), Fortaleza começou a vacinação do público geral de 12 a 17 anos, alcançando a faixa etária de 16 anos. Na repescagem para primeira dose, o agendamento chega a pessoas de até 27 anos.
Segundo a Prefeitura, pessoas que perderam o agendamento da D2 ou chegaram à data limite informada no cartão de vacinação também podem buscar atendimento.
O Centro de Eventos tem todas as marcas de imunobiológico, os postos de saúde possuem a vacina da marca AstraZeneca e os Cucas, a CoronaVac.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar:
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Cartão Nacional de Saúde (CNS);
- Comprovante de residência;
No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação.
O QUE FAZER QUEM PERDEU A PRIMEIRA DOSE
PESSOAS QUE ESTAVAM COM COVID-19 OU DOENTES
Pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus devem esperar 30 dias após o primeiro dia sintoma para tomar a vacina contra a doença.
Ou aqueles que não puderam comparacer porque apresentaram sintomas da Covid-19 no período, mas depois testaram negativo para a doença. Neste caso, a quarentena é de 15 dias.
Em ambos os casos, após esse período de quarentena, é possível comparecer a qualquer centro de imunização para ser vacinado.
Para isso, é obrigatório levar o comprovante do agendamento e o teste que prove a contaminação ou o quadro gripal.
A SMS frisa que a contagem desta quarentena começa a partir do primeiro dia de sintoma - e não da data do exame.
QUEM TOMOU OUTRA VACINA PRECISA ESPERAR
Pessoas que tomaram outras vacinas, como a da gripe, devem esperar 14 dias antes de tomar o imunizante contra a Covid-19. Cumprida essa quarentena, basta comparecer a um ponto de vacinação, levando o comprovante da vacina tomada e do agendamento.
PESSOAS QUE VIAJARAM A TRABALHO
Pessoas que tiverem de realizar viagem corporativa na data agendada da aplicação da primeira dose também podem comparecer aos locais sem agendamento. É necessário levar, também, a declaração da empresa para comprovar a viagem a trabalho.
QUEM PERDEU A DATA POR OUTROS MOTIVOS
Pessoas em qualquer outra situação que não esteja enquadrada nas citadas acima devem esperar a repescagem. A SMS informa que tem feito ações para os faltosos, mas depende de doses remanescentes para isso ocorrer. Portanto, é fundamental que as pessoas acompanhem a data e compareçam no dia e local agendados.
Média móvel de mortes por coronavirus no Ceará tem redução constante e é a menor desde janeiro
Ceará recebe mais de 117 mil doses de vacinas contra o coronavirus nesta segunda-feira
sábado, 28 de agosto de 2021
Homem é condenado a pagar multa a deputado cearense por hostilidade em avião
Lucas Lima chega a Fortaleza, veste camisa tricolor e recebe carinho da torcida
36 mil adolescentes não confirmaram cadastro de vacinação conta o coronavirus no Ceará
Cliente que abaixou short de funcionária em loja de Iguatu é identificado e será ouvido pela polícia
Secretário da Educação de Acopiara participa de lançamento do programa Pacto pela Aprendizagem
Pelo pacto serão 130 milhões de reais de investimento com o objetivo de articular iniciativas para recuperar e fortalecer as aprendizagens impactadas pela pandemia a partir da cooperação histórica entre Estado e município.
Secretaria da Agricultura de Acopiara realiza a primeira feira da Agricultura Familiar
DJ Ivis assina música que está entre as mais tocadas no Brasil
“Rolê” saiu quando o DJ Ivis (artista que, só no último mês, depois das acusações, foi ouvido por 2 milhões de pessoas no Spotify) já estava preso, o que chegou a fazer Tarcísio, seu parceiro na composição da música, repensar o lançamento. Em comunicado, o músico explicou que decidiu lançar a música e destinar a sua parte como autor para instituições de caridade. Em setembro, ele definirá quais receberão as doações — sua parte como intérprete não será doada. “Rolê” não foi a primeira parceria de Tarcísio com DJ Ivis que foi bem nas plataformas. Em 2020, os dois lançaram “Esquema preferido”, em que cantavam juntos.
Já bateu Luan Santana e Gusttavo Lima
Misturando o piseiro e o forró, Tarcísio tem se destacado como um dos fenômenos de audiência na música. Os números dele no Spotify mostram bem isso. “Rolê”, por exemplo, está na frente de sucessos como “Morena”, de Luan Santana, e “Ficha limpa”, de Gusttavo Lima, em execuções diárias nos últimos dias.
O histórico do artista na plataforma mostra que, em dezembro de 2020, ele passou a bater o pico de 2 milhões de execuções diárias. Do fim de julho até esta semana, ele teve um crescimento maior ainda, batendo picos de 4 milhões de reproduções por dia, exatamente o período seguinte ao lançamento de “Rolê”. — Eu estou muito feliz com toda essa proporção que a música vem tomando. A gente esperava que seria uma coisa boa, mas não tão grande como ela se tornou. É o que ela está proporcionando para mim e para o Marcynho, um menino que veio de baixo, assim como eu — vibrou Tarcísio.
“Rolê” já é uma composição antiga de Tarcísio e Ivis e que já havia sido gravada pelo próprio Marcynho, em junho passado. Foi por ter gostado dessa versão que Tarcísio resolveu fazer a sua própria gravação, convidando Marcynho para dividir os vocais. — Eu escutei essa música em uma live, aí a coloquei no repertório que eu tocava. Gravei ao vivo. E a galera aceitou a música na minha pegada. De uma hora para a outra, ela tava tocando nas redes sociais, ganhando coreografia no TikTok — lembra Marcynho Sensação.
Com informações do Portal IG.
Morre o acopiarense, Antônio Ferreira de Lima, conhecido como Antônio Cândido
Bahia identifica primeira morte de infectado com a variante Delta do coronavírus
Anvisa pede à Janssen informações sobre uso de dose de reforço da vacina contra o coronavirus
Foto AFP |
Camilo Santana sanciona lei que pune servidores que se neguem a tomar vacina cotra o coronavirus no Ceará
Variante delta do coronavirus dobra risco de internação, aponta estudo
Conta de luz seguirá na bandeira vermelha 2 em setembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (27), manter a bandeira vermelha, patamar 2, para o mês de setembro. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492. Segundo a agência, o mês de agosto, que está chegando ao fim, manteve o estado crítico dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país.
“Agosto foi mais um mês de severidade para o regime hidrológico do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O registro sobre as afluências às principais bacias hidrográficas continuou entre os mais críticos do histórico. A perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios do SIN atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”, informou a Aneel.
Em períodos de seca, e consequente baixa nos níveis dos reservatórios, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas. Esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Além de ser mais poluente, é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda.
Dentre as dicas trazidas pela Aneel para reduzir o valor da conta de luz, estão o uso racional do chuveiro elétrico (banhos de até 5 minutos e em temperatura morna); do ar condicionado (manter os filtros limpos e reduzir ao máximo seu tempo de utilização); da geladeira (só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira); e do ferro de passar (juntar roupas para passar de uma só vez e começar por aquelas que exigem menor temperatura).
Atropelamento deixa pedestre e motociclista gravemente feridos em Acopiara
Por volta das 23 horas da noite de ontem, sexta-feira (27) um acidente de transito foi registrado na Avenida Pedro Alves, centro de Acopiara. De acordo com informações da Policia Militar, um pedestre atravessava a avenida quando foi colhido por uma motocicleta Honda Twister.
Com o forte impacto sofrido o pedestre identificado como, Francisco Almeida Braga Filho, conhecido por Erineldo, 31 anos, sofreu traumatismo craniano e escoriações por todo o corpo. O condutor da moto, identificado como Natanael Bezerra Rodrigues, 21 anos, foi hospitalizado com uma fratura no maxilar e traumatismo craniano.
As duas vítimas receberam os primeiros socorros no hospital municipal e em seguida foram transferidas em estado grave ao Hospital Regional do Cariri.
acopiara news
Pix terá medidas de segurança para coibir sequestros e roubos
O aumento de casos de sequestros relâmpago e de roubos relacionados
ao Pix fez o Banco Central (BC) introduzir medidas de segurança no
sistema instantâneo de pagamentos. As
alterações divulgadas hoje (27) também afetam outras modalidades de
pagamento eletrônico, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED),
cartões de débito e transferências entre contas de um mesmo banco.
Na
mudança mais importante, o limite de transferências entre pessoas
físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI), cairá para R$ 1
mil entre 20h e 6h. O novo limite vale tanto para o Pix como para a
liquidação de TEDs, para cartões de débito e para transferências
intrabancárias.
Em outra mudança, o BC decidiu impedir o aumento
instantâneo de limites de transações com meios de pagamento por meios
eletrônicos. Agora, as instituições terão prazo mínimo de 24 horas e
máximo de 48 horas para efetivarem o pedido do correntista se feito por
canal digital. A medida abrange tanto o Pix, como a TED, o Documento de
Ordem de Crédito (DOC), as transferências intrabancárias, cartões de
débito e boletos.
As instituições financeiras passarão a oferecer
aos clientes a possibilidade de definir limites distintos de
movimentação no Pix durante o dia e a noite, permitindo limites mais
baixos no período noturno. Elas também passarão a permitir o
cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites
estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.
Outras medidas
• permitir que os participantes do Pix retenham uma
transação por 30 minutos durante o dia ou por 60 minutos durante a noite
para a análise de risco da operação, informando ao usuário sobre a
retenção;
• tornar obrigatório o mecanismo, já existente
e hoje facultativo, de marcação no Diretório de Identificadores de
Contas Transacionais (DICT) de contas com indícios de utilização em
fraudes no Pix, inclusive no caso de transações realizadas entre contas
do mesmo participante;
• permitir consultas ao DICT para
alimentar os sistemas de prevenção à fraude das instituições, de forma a
coibir crimes envolvendo a mesma conta em outros meios de pagamento e
com outros serviços bancários;
• exigir que os participantes
do Pix adotem controles adicionais em relação a transações envolvendo
contas marcadas no DICT, inclusive para fins de eventual recusa a seu
processamento, combatendo assim a utilização de contas de aluguel ou os
chamados laranjas;
• determinar que os participantes de
arranjos de pagamentos eletrônicos compartilhem, tempestivamente, com
autoridades de segurança pública, as informações sobre transações
suspeitas de envolvimento com atividades criminosas;
• exigir
das instituições reguladas controles adicionais sobre fraudes, com
reporte para o Comitê de Auditoria e para o Conselho de Administração
ou, na sua ausência, à Diretoria Executiva, bem como manter à disposição
do Banco Central tais informações;
• exigir histórico
comportamental e de crédito para que empresas possam antecipar
recebíveis de cartões com pagamento no mesmo dia, reduzindo a ocorrência
de fraudes.
Prevenção de crimes
Em nota, o BC informou que as medidas ajudarão a prevenir crimes ligados aos meios eletrônicos de pagamento. “Em conjunto, essas medidas, bem como a possibilidade de os clientes colocarem os limites de suas transações em zero, aumentam a proteção dos usuários e contribuem para reduzir o incentivo ao cometimento de crimes contra a pessoa utilizando meios de pagamento, visto que os baixos valores a serem eventualmente obtidos em tais ações tendem a não compensar os riscos”, informou o órgão em comunicado.
Para o BC, os mecanismos de segurança presentes no Pix e nos demais meios de pagamento não são capazes de eliminar por completo a exposição de seus usuários a riscos. No entanto, o trabalho conjunto do Banco Central, das instituições reguladas, das forças de segurança pública e dos próprios usuários permitirá reduzir a ocorrência de prejuízos.
Pedido
O Banco Central atendeu à reivindicação dos bancos. Nesta semana, diversas instituições financeiras pediram ao órgão o endurecimento de regras do Pix para dificultar a ação de criminosos. Desde março, os limites do Pix estavam igualados aos das transferências eletrônicas. Em abril, os usuários passaram a poder personalizar os limites no aplicativo das instituições financeiras.
Apesar da praticidade, as mudanças aumentaram os casos de fraudes, de roubos e de sequestros relâmpago relacionados ao Pix. Criminosos aproveitavam da rapidez das transferências instantâneas para aplicarem golpes ou forçarem vítimas a transferir elevadas quantias durante a noite para a conta de laranjas. O dinheiro era, em seguida, pulverizado para outras contas, dificultando o rastreamento pelas instituições financeiras e pelas forças de segurança.
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
CPI das associações militares define o comando e começa os trabalhos na Assembleia
Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa que vai investigar a possível atuação das associações de policiais militares do Ceará no motim de policiais elegeram, nesta quinta-feira (26), o presidente, vice-presidente e relator do colegiado.
A Comissão, assim, está oficialmente instala na Assembleia e terá um prazo de duração de 120 dias.
Veja os deputados estaduais escolhidos para os cargos:
- - Presidente: Salmito Filho (PDT)
- - Vice-presidente: Queiroz Filho (PDT)
- - Relator: Elmano de Freitas (PT)
A votação ocorreu de forma secreta como manda o Regimento Interno. Depois de eleitos os parlamentares para os cargos, o próximo passo da CPI é iniciar as reuniões de trabalho.
A CPI foi instalada no último dia 12 de agosto com o objetivo de investigar o possível uso ilegal de repasses das associações militares no Ceará no motim da PM no Ceará em 2020.
A comissão, inicialmente, vai durar 120 dias, podendo ser prorrogado esse prazo. Ao fim das investigações o relator da CPI apresenta um relatório que vai ser votado pelos membros do colegiado.
As reuniões da CPI acontecerão às terças-feiras, 9h30.
Esse relatório, que pode sugerir diversas providências, será encaminhado para os órgãos competentes como o Ministerio Público.
Prefeitura de Acopiara vai realizar a feira da agricultura familiar
Fortaleza marca no fim e arranca ótimo empate com o São Paulo fora de casa pela Copa do Brasil
2,4 milhões de doses da vacina Coronavac compradas pelo Governo do Ceará serão enviadas ao interior
Salário mínimo deve subir para R$ 1.170 em 2022
Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil |
Cagece reativa poço mais profundo do Ceará e garante abastecimento em Campos Sales
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizou a reativação do poço mais profundo do estado (750m), localizado na Serra dos Carneiros, no Município de Campos Sales. O poço será capaz de auxiliar o abastecimento de água em Campos Sales, Araripe e Salitre, beneficiando de mais de 50 mil pessoas.
A água do recém reativado PP05 já está sendo distribuída para Campos Sales e Araripe. Já em Salitre, o sistema está em fase de teste de adutora. O poço conta agora com uma vazão 50 metros maior que anteriormente, quando alcançava o máximo de 70m. A nova bomba motora distribui hoje 120m de vazão.
A força tarefa contou inicialmente com a parceria com a Companhia de Recursos Hídricos (Cogerh), que em novembro de 2020 realizou a verificação das condições internas do poço. Após a garantia de que era possível reativar o poço, a Cagece investiu na compra de uma nova bomba, materiais para a operação, bem como a contratação de profissionais especializados, somando em torno de R$ 200 mil investidos.
Foram dois meses de planejamento e cinco dias de execução do serviço para instalar a nova bomba. Para Arilete Barros, coordenadora de operação industrial da Cagece, os colaboradores se doaram na reativação pois entendiam o impacto da operação "A nossa missão e preocupação com o abastecimento das três cidades é muito grande. E isso ficou enraizado em toda a equipe, estava todo mundo muito empenhado em fazer acontecer", declara a coordenadora.
Saiba Mais
O Poço PP05 é um importante recurso hídrico, de valor estratégico em períodos de escassez dos açudes que abastecem os municípios. Agora, graças aos esforços das equipes técnicas e operacionais, ele está reativo, sendo fonte de água potável para população, ampliando a matriz hídrica dos locais atendidos.