Com tranquilidade, o Fortaleza carimbou na noite desta quinta-feira, 19, a vaga para a final do Campeonato Cearense. O Tricolor do Pici goleou o Atlético-CE por 6 a 0 no Castelão, com gols de Lucas Crispim, duas vezes, Pikachu, Luiz Henrique, Romarinho e Ronald, e disputará a decisão do Estadual pela quarta temporada seguida. O Leão buscará o tri da competição diante do Ceará, que venceu o Ferroviário.
Com a melhor campanha do torneio local, o Tricolor tem a vantagem de jogar pelo empate no Clássico-Rei para erguer a taça do Campeonato Cearense. A final, prevista para domingo, será disputada em jogo único.
Para o embate decisivo contra o Atlético-CE, o técnico Juan Pablo Vojvoda mudou o esquema tático. No quarto jogo da equipe sob o comando do argentino, que não repetiu nenhuma escalação até agora, o escrete do Pici atuou no sistema 3-4-3, sem lateral-esquerdo. Apesar das mudanças, o Fortaleza manteve a intensidade habitual desde a chegada do novo comandante.
No primeiro tempo, o Leão dominou a posse de bola e comandou as ações ofensivas. Embora o volume de chances criadas não tenha saído como o esperado, o time do Pici foi eficiente para balançar as redes na melhor oportunidade da etapa inicial. Em trama bem trabalhada pela direita, Pikachu lançou Robson, que serviu Lucas Crispim para movimentar o placar.
O Atlético-CE pouco chegou ao ataque no primeiro tempo. A equipe pediu pênalti em uma jogada envolvendo Valdo Bacabal dentro da área, mas a arbitragem mandou seguir.
Na segunda etapa, a Águia da Precabura começou pressionando o rival, mas não aproveitou as chances. O time ficou na bronca cobrando pênalti em novo lance envolvendo Valdo Bacabal. A arbitragem não viu irregularidade no lance.
Quando o Atlético-CE vivia melhor momento na partida, o Fortaleza conseguiu ampliar o placar. Em nova jogada pela direita, Robson serviu Pikachu, que estufou as redes do goleiro Carlão.
Lucas Crispim ainda teve tempo de marcar um golaço de falta de longa distância. O camisa 10 cresceu de produção desde a chegada de Vojvoda. Com o técnico argentino, o meia passou a ter mais liberdade para pisar na área. O jogador, um dos reforços do Fortaleza para temporada de 2021, soma quatro gols em três partidas com o novo comandante.
Na reta final, o Fortaleza fez mais três com Luiz Henrique, Romarinho e Ronald, que saíram do banco de reservas.