Após muita polêmica, o prefeito reeleito em 2020 de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB), tomou posse do cargo nesta sexta-feira (08). Esteve presente o deputado João Jaime. O deputado disse, em discurso, que o juiz eleitoral de Viçosa estava de conluio com a oposição pra evitar que Zé Firmino assumisse o cargo.
Há uma semana o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou, por meio de uma liminar, que o prefeito reeleito tomasse posse, somente, nesta sexta-feira. A medida foi cumprida pela 35ª Zona Eleitoral do Município. A diplomação aconteceu de forma virtual.
O juiz eleitoral Moisés Brisamar decidiu cumprir a liminar e, após a diplomação, pela manhã, do prefeito Zé Firmino, a solenidade de posse do Chefe do Executivo Municipal será realizada, hoje, ás 19 horas, na Câmara de Vereadores.
A crise política em Viçosa do Ceará surgiu com o descumprimento da liminar do ministro Gilmar Mendes. A desobediência levou o Supremo Federal a encaminhar à Corregedoria Geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um pedido de investigação por possível infração disciplinar do juiz Moisés Brisamar.