quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Durante a pandemia, encontro com o Papai Noel, só a distância

Legenda: Shopping instalou casa de vidro para promover o encontro natalino com mais segurança Foto: Foto: Helene Santos

O encontro anual tão aguardado, aquele abraço, o colocar no colo, o pedido de presente ao pé do ouvido. A magia do Natal arrebata a criançada ao encontrar o Bom Velhinho, que ouvirá e atenderá aos pedidos. Toda essa relação mágica entre crianças e o Papai Noel, que dura todo o mês de dezembro, nos shoppings de Fortaleza, sofreu alterações este ano para cumprir recomendações sanitárias necessárias para conter a disseminação do novo coronavírus.

As alternativas para manter a segurança coletiva e o encontro entre crianças e Papai Noel, pela cidade, foram as mais diversas: o Bom Velhinho em uma torre, chamadas de vídeo, conversas por WhatsApp, casa e paredes de vidro para evitar contato. Para João Duarte, 58 anos, e Papai Noel há 10, apesar das circunstâncias, é importante manter a tradição. "As crianças esperam ansiosas o ano inteiro para falar com o Papai Noel. Então, seria difícil não vir. Tenho muita saudade".


No Shopping Iguatemi Fortaleza, o Papai Noel deixou o tradicional trono para ocupar uma torre em respeito às medidas sanitárias. "Ele está posicionado na janela do 2º andar de uma casa, de onde acena e posa para fotos com os pequenos e escuta os pedidos de presentes por um sistema de som", explica a assessoria, em nota. O contato é feito através de um microfone em forma de canudo, seguindo a estética da decoração inspirada em uma Fábrica de Brinquedos.

À procura de uma forma de manter o encontro natalino sem oferecer riscos, o Shopping RioMar Fortaleza adotou uma "casa de vidro" como solução. Já no RioMar Kennedy, o Papai Noel está em um espaço temático protegido por uma contenção de vidro. Os ambientes têm regras específicas na hora das fotos, como a capacidade de até quatro pessoas da mesma família por vez, respeito ao distanciamento social nas filas e reforço na higienização.

O estabelecimento disponibilizou um encontro virtual, com tecnologia de realidade aumentada. "Pelos corredores dos shoppings, os clientes encontram totens, onde, por meio de QR Code, é possível receber uma mensagem especial do Bom Velhinho e fazer uma foto", informa a assessoria.

Quem também adotou a interação virtual como alternativa foi a rede North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping. As unidades adotaram o formato remoto, sendo necessário realizar o agendamento pelo aplicativo do shopping, e criaram alternativas como uso do WhatsApp, ligações de vídeo e mensagens personalizadas.

"O Papai Noel conversa com as famílias de maneira calorosa, mantendo o encantamento do Natal", pontua a gerente regional de marketing da rede Ancar Ivanhoe no Ceará, Sara Dantas. A interação é feita por um telão e os agendamentos são feitos semanalmente até 23 de dezembro, podendo ser realizados pedidos de presentes e lembranças para a família. Na versão pelo WhatsApp, é possível entrar em contato através dos números disponibilizados nos sites.

No Grand Shopping, o Papai Noel está presente diariamente, mas o contato físico também não é permitido. Para respeitar o distanciamento social, "elas (as crianças) ficam mais de dois metros de distância e ele permanece sentado no trono dele, contando com proteção de acrílico", explica a gerente de marketing do shopping, Carla Werneck.