Com o objetivo de movimentar a economia e estimular o turismo interno e o
varejo, o governo brasileiro está organizando uma campanha para tentar
aquecer as vendas do comércio em setembro, um dos meses em que,
tradicionalmente, o consumo em vários segmentos tende a ser menor.
Idealizada pelo governo federal, a chamada Semana do Brasil funcionará
nos moldes do evento mundialmente conhecido como Black Friday (do inglês
Sexta-feira Negra), uma ação promocional criada nos Estados Unidos,
onde lojistas de todo o país se unem para, toda última sexta-feira de
novembro, ou seja, um dia após o feriado de Ação de Graças, oferecer
descontos em produtos, atraindo consumidores.
Segundo o Ministério do Turismo, a proposta do governo é engajar
associações comerciais e entidades ligadas ao setor de turismo e
serviços para oferecer produtos brasileiros a preços promocionais. A
Semana do Brasil deve ocorrer entre os dias 6 e 15 de setembro,
coincidindo com as comemorações da Independência do Brasil.
Mais de 100 empresários e representantes do governo federal se reuniram
em São Paulo no início de agosto para discutir ações promocionais a
serem desenvolvidas durante a Semana do Brasil. A forma de participação
das empresas, entidades e órgãos públicos ainda está sendo definida.
Entre as iniciativas discutidas está o lançamento, pelos Correios, de um
selo alusivo ao evento, que deverá ser incluído no calendário nacional.
Para estimular o turismo, a proposta prevê que empresas aéreas e o
setor hoteleiro ofereçam passagens e hospedagem por preços mais baratos.
Em nota, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robson
Napier, disse que a campanha contribuirá para alavancar o turismo
interno com opções atrativas em diversos serviços turísticos como
promoções em diárias de hotéis, passagens aéreas, pacotes de viagens,
restaurantes, dentre outras ações. “Estamos muito honrados em participar
de uma campanha inédita como essa, incluindo o turismo em um projeto
fundamental para fortalecer nossa economia”, destacou Napier.
Também em nota, o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio
Wanjgarten, destacou que a iniciativa visa a resgatar e fortalecer a
autoestima do brasileiro. “O presidente [Jair] Bolsonaro quer um momento
de valorização do Brasil, de resgate do patriotismo do cidadão, com o
maior número de entidades participando do movimento. De um lado, o
governo federal vai apoiar a realização e a divulgação da Semana do
Brasil. Do outro, a iniciativa privada aproveita o momento para
estimular o mercado e atrair consumidores durante o período com
promoções especiais, descontos exclusivos, produtos e serviços
temáticos, ambientação de espaços físicos e virtuais e muito mais.