O café é a
segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás
somente da água. A constatação faz parte de pesquisa inédita,
encomendado pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa detentora das
marcas Pilão e L'OR, em parceria com a Aocubo Pesquisa. O levantamento
sugere, ainda, que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café
por dia.
Em relação
ao tipo do café, cerca de 79% dos consumidores afirmam tomar torrado e
moído com maior frequência, mas outros segmentos também despontam entre a
preferência dos brasileiros, como cappuccinos, expresso e solúvel,
informa a empresa, em comunicado.
A pesquisa
revela que o café tem uma penetração extremamente alta no Brasil: 98%
dos lares consomem café. Pode-se dizer que é uma das poucas categorias
cujo consumo reflete o perfil da população brasileira. Também é possível
dividir o consumo da categoria em dois momentos: o início da relação
com o café, entre 18 e 35 anos, onde o consumo é mais moderado, até o
consumo mais intenso, a partir dos 40 anos.
A conclusão
que se tem com o estudo é que é inegável a importância cultural do café
entre os brasileiros. É uma bebida de papel social imprescindível em
interações sociais, como visitas, encontros e reuniões de trabalho. Tudo
gira em torno de uma xícara de café.
A pesquisa,
que tem como objetivo analisar o perfil do consumidor e entender seus
hábitos de consumo, ouviu cerca de 3,4 mil pessoas em todo Brasil. Com
informações da Agência Estado.