Quem não tiver possibilidade de sacar nesta sexta-feira (30) o abono salarial
dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação de Patrimônio do
Servidor Público (Pasep,) referente ao ano-base 2015, terá nova chance.
Em vez de ser encerrado definitivamente hoje, como estava previsto, o prazo será reaberto em 27 de julho e o trabalhador terá até 28 de dezembro para sacar o dinheiro.
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat)
aprovou ontem (29) a reabertura do prazo. A proposta foi apresentada
pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que
atendeu a pedidos feito pelo representante dos trabalhadores no
colegiado. Segundo o ministro, 1,57 milhão de pessoas – 6,5% do total
com direito ao abono – ainda não fizeram o saque do benefício referente a
2015. Na mesma reunião, o Codefat aprovou o calendário para saque do
abono referente ao ano-base 2016, que também começará em 27 de julho.
Cada trabalhador pode ter até R$ 937 a receber, um salário mínimo. O
valor varia de acordo com o tempo em que o trabalhador esteve
formalmente empregado no ano de referência. É preciso ter trabalhado por
no mínimo 30 dias, com remuneração média mensal de até dois salários
mínimos. Também é necessário estar inscrito nos programas há pelo menos
cinco anos.
É preciso ainda que os trabalhadores tenham tido seus dados informados
corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
(Rais). Os valores não sacados são destinados ao Fundo de Amparo ao
Trabalhador (FAT). O abono do PIS é pago pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores do setor privado. Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil a servidores públicos.
Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que tem o Cartão Cidadão e
senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da
Caixa ou a uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão
Cidadão, pode retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa, mediante a
apresentação de documento de identificação. Informações sobre o PIS
também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07, da Caixa.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se
houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar
uma agência do Banco do Brasil levando um documento de identificação.
Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729
00 01, do Banco do Brasil.