sábado, 8 de abril de 2017

Será que os “cientistas cidadãos” já identificaram a localização do misterioso Planeta Nove?


Em 2016, os cientistas encontraram sinais de que há um planeta enorme e invisível, à espreita, no nosso sistema solar, o Planeta Nove.

Agora, há um exército de cidadãos da comunidade científica tentando rastreá-lo. Já descobriram quatro corpos celestes que podem ser o planeta perdido. As possibilidades estão sendo investigadas pelos cientistas.

O planeta oculto e gigante pode ter uma massa 10 vezes maior do que a da Terra – e em sua órbita, ele levaria 10 ou 20 mil anos para dar uma volta ao redor do sol.

A Universidade Nacional Australiana (ANU) está investigando os quatro corpos celestes desconhecidos, identificados durante uma pesquisa planetária feita pela BBC, estrelada pelo Dr. Brian Cox.

O Dr. Brad Tucker, pesquisador chefe, disse que 60.000 pessoas de todo o mundo estão trabalhando na classificação de quatro milhões de corpos celestes.

Dr. Tucker disse: “Descobrimos pequenos planetas, como Chiron e Comacina, o que demonstra que nossa abordagem atual é capaz de encontrar o Planeta Nove, caso ele exista”.

No início desse ano, os cientistas descobriram mais sinais de que o planeta invisível realmente existe. Um deles foi a órbita incerta de dois “objetos trans Netunianos”, de acordo com os pesquisadores do Instituto de Astrofísica de Canárias (IAC), em uma colaboração com a Universidade Complutense de Madrid.

As órbitas dos asteroides 2004 VN112 e 2013 RF98 sugerem que os dois já foram um dia um asteroide binário que se separou após um encontro com um planeta que estaria além da órbita de Plutão.