A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança logo mais, às
10h45min, na sede da entidade em Brasília, a Campanha da Campanha da
Fraternidade 2017. O evento marca o início da quaresma e será
transmitido ao vivo pelas emissoras de TV católicas. No Ceará o
lançamento acontece amanhã, quinta-feira (dois), às nove da manhã, no
Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, com a presença do arcebispo de
Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de
Fortaleza.
Com o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, a
campanha retoma o debate ambiental e quer alertar os brasileiros para a
urgente necessidade de preservação da natureza e, consequentemente, da
vida. O texto-base define bioma como “Cuidar da criação, de modo
especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações
fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”.
A Campanha deste ano tem oito objetivos específicos: Aprofundar o
conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e
importância para a vida no planeta, particularmente para o povo
brasileiro; Conhecer melhor e nos comprometer com as populações
originárias, reconhecer seus direitos, sua pertença ao povo brasileiro,
respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo
específico de viver; Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os
solos, as águas, nossos paisagens e o clima variado e rico que abrange o
chamado território brasileiro.
Consta ainda, compreender o impacto das grandes concentrações
populacionais sobre o bioma em que se insere; Manter a articulação com
outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e
todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas
naturais e o bem-estar do povo brasileiro; Comprometer as autoridades
públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a
defesa desses povos; Contribuir para a construção de um novo paradigma
econômico ecológico que atenda às necessidades de todas as pessoas e
famílias, respeitando a natureza.