A suspensão do WhatsApp ganhou repercussão mundial, nesta quinta-feira (17/12), com várias notícias publicadas nos principais jornais do mundo. O BuzzFeed, The Guardian, The Telegraph, Mashable, Reuters, Independent e Le Monde são alguns dos principais meios de comunicação que divulgaram a informação.
Os veículos citaram o número massivo de usuários do aplicativo no Brasil, a influência das redes sociais na política nacional e a manifestação do dono do Facebook Mark Zuckerberg na própria rede social, que detém o controle do aplicativo.
O francês "Le Monde" destaca que o bloqueio ocorreu em meio a um contexto particular no país e citou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, como um "antigo lobista das teles". O britânico "The Telegraph" diz que o bloqueio vem na esteira do lobby feito em agosto pelas operadoras para tentar tornar o WhatsApp ilegal também em função do serviço de voz gratuito. Outros veículos repercutiram ainda a manifestação do fundador do aplicativo Jan Koum que disse estar desapontado com a decisão e a postagem do aplicativo Telegram.
Após decisão da Justiça, o dono do WhatsApp e do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que hoje era um dia triste para o Brasil e que está trabalhando duro para reverter o bloqueio. O cofundador do aplicativo também lamentou o ocorrido e se disse desapontado com a decisão. Para ele, o país ficará isolado do resto do mundo durante 48 horas.