terça-feira, 14 de julho de 2015

Review TP-Link TL-WA850RE

Aparelho promete estender o sinal da rede Wi-Fi. Veja se vale a pena ou não comprar o repetidor da TP-Link.

Não existe situação mais irritante do que ter um Wi-Fi que não cubra a casa inteira - ou pelo menos as partes mais ‘habitáveis’. As áreas com apagões são ainda mais constantes para quem tem casa grande, com muitos obstáculos ou que utiliza apenas os roteadores fornecidos pelas operadoras. Uma das opções mais lembradas para ampliar o alcance do sinal são os repetidores, sendo o TP-Link TL-WA850RE um dos modelos mais lembrados. Confira o review completo e veja se vale a pena ou não investir no aparelho.

Design

Repetidor tp-link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidor conta com porta RJ-45 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Aparelhos relacionados à rede wireless quase sempre tem um design de gosto duvidoso. O TL-WA850RE também segue esse ‘padrão’. Em relação ao visual, o que mais chama a atenção é o tamanho. Ele tem 11 centímetros de altura.

Pode não parecer muito para algo que se coloque em cima de uma mesa (roteadores, por exemplo), mas para um dispositivo plugado direto na tomada, o tamanho extra faz com que ele não passe despercebido e chame atenção.

Na parte frontal, ele conta com um conjunto de leds em formato circular que envolve o botão WPS. Além de indicar que a função repetidor (RE) e Wireless estão ativas, os leds também mostram a intensidade da captação de sinal do roteador principal, função fundamental para o bom funcionamento do aparelho, como será detalhado a seguir.

Na parte inferior, além do botão de reset, ele conta com uma entrada RJ-45. A porta oferece a comodidade de servir como entrada de rede para outros aparelhos. Isso quer dizer que se você tiver uma TV, Blu-Ray ou um desktop que não tenha Wi-Fi, ainda sim é possível oferecer internet via cabo a pelo menos um aparelho pelo TL-WA850RE.

Configuração e Recursos

Repetidor tp-link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Leds na parte frontal indicam intensidade de sinal (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Em seus roteadores, dos mais baratinhos aos mais robustos, a TP-Link tem como ponto positivo facilitar ao máximo a instalação de equipamentos. Com o TL-WA850RE não é diferente. Mesmo quem nunca mexeu com redes consegue colocar o dispositivo para funcionar sem dor de cabeça.
Para começar é preciso, obviamente, ligar o aparelho em uma tomada. As luzes de monitaramento se acenderão e automaticamente é criada uma rede wireless. Ele conta com três opções de configuração: via WPS com roteadores que tem a função, por Wi-Fi ou por cabo de rede. No teste, todo o procedimento foi feito por cabo e não levou nem cinco minutos.

Na configuração rápida, o TL-WA850RE clona automaticamente todas as configurações, do roteador principal, como endereço e nome da rede (SSID), deixando o aparelho pronto para uso. Mas também é possível alterar o SSID do repetidor, fazendo com que se tenha duas redes diferentes.
O repetidor da TP-Link conta ainda com recursos interessantes, como função WDS, possibilidade de negar ou permitir acesso por endereço MAC, visualização e bloqueio de dispositivos conectados.
Outro bom recurso é a memória. Graças a ela, as informações das redes configuradas não são perdidas. Na prática, isso quer dizer que o repetidor pode ser usado em mais de um lugar - como em uma visita à casa de amigos, por exemplo - sem a necessidade do trabalho de configurar novamente toda vez que retornar.

Alcance e velocidade

Repetidor tp-link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O alcance do repetidor é satisfatório, segundo os testes (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
A primeira coisa a entender para o funcionamento correto do repetidor da TP-Link é o seu posicionamento. Ele precisa estar em um local onde o sinal do roteador principal esteja bom para que consiga ampliar com eficiência o sinal.
Isso nem sempre é uma tarefa fácil, já que que é preciso achar uma tomada disponível que esteja no lugar certo. É nesse ponto que entra a importância do led de intensidade de sinal, falado anteriormente. Por conta desse recurso é possível visualizar como está o recebimento do sinal por parte do repetidor.

A TP-Link recomenda que, para uma boa conexão, o aparelho receba pelo menos três pontos de sinal. No teste realizado isso se confirmou. Abaixo de três pontos, o repetidor teve uma queda de cerca de 80% na velocidade.
O alcance do repetidor é satisfatório. Graças as duas antenas internas (deve ser por isso que é tão grande) operando a 2.4GHz, ele consegue cumprir bem o papel de levar Wi-Fi a lugares onde não são alcançados pelo roteador principal.
Na primeira imagem, teste realizado com iPad ligado a rede do roteador principal. Na segunda, com uso do repetidor. (Foto: Gabriel Ribeiro/TechTudo)Na primeira imagem, teste realizado com iPad ligado a rede do roteador principal. Na segunda, com uso do repetidor. (Foto: Gabriel Ribeiro/TechTudo)
No teste, o roteador principal ficou em um quarto separado por uma parede grossa e um banheiro. Com a porta do quarto fechada, a sala, em uma distância de seis metros, ficava com o Wi-Fi bem fraco e instável, não sendo possível, por exemplo, ver vídeos no Netflix. Outros cômodos, como a cozinha e a área, nem recebiam sinal. Com o TL-WA850RE, a qualidade da rede na sala foi melhorada consideravelmente e o apagão dos outros cômodos foi suprido.
O TL-WA850RE funciona sob o protocolo 802.11 b/g/n e tem uma velocidade de transferência na rede de até 300Mbps. Isso faz com que ele seja compatível com todos os dispositivos (smartphones, tablets e TVs atuais), além de rodar sem problemas com internet nos planos mais comuns.

Conclusão

Repetidor tp-link (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidor precisa estar bem posicionado para funcionar bem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Para quem tem áreas da casa onde o roteador principal não cobre ou quer melhorar a qualidade da rede Wi-Fi, o  TP-Link TL-WA850R pode ser uma boa solução. Custando em torno de R$ 120, com configuração simples, o aparelho melhora a qualidade do sinal em locais de instabilidade, e amplia a rede Wireless.

Um ponto a ser levado em consideração é o tamanho. Com 11 centímetros de altura, seria interessante se a TP-Link tivesse incluído uma porta USB para compartilhamento de mídia pela rede. Além disso, para funcionar adequadamente, o aparelho precisa ser plugado em uma tomada onde o sinal do roteador principal esteja bom. Quem mora em casas maiores, de dois andares ou com muitos obstáculos, por exemplo, pode enfrentar problemas para encontrar uma tomada disponível em local adequado.