Com um tema que falava do Rei do Baião, a quadrilha Arraiá Danado de Bom da Escola Manoel da Silva Leal, distrito de São Paulinho, conquistou o primeiro título do Acopiara Junina Escolar. Em segundo lugar ficou a quadrilha Paixão Nordestina da Escola José Paulino de Araújo, Sítio Tipís, e em terceiro a Luar da Garotada da Escola João Moreira Barros, Bairro Moreira. A final do festival folclórico aconteceu nesta quinta-feira (25), no Polo de Lazer e reuniu as três quadrilhas classificadas e as convidadas Conquista São João da Escola Manoel Quaresma dos Anjos, campeã da primeira etapa, quadrilha do Fundamental 2 do Instituto Coelhinho e a apresentação especial da Quadrilha Meu Xodó, representante do município nos festivais juninos pelo Brasil, além de brincantes e populares.
Entre as rainhas finalistas, segundo júri formado por integrantes das secretarias municipais, a vencedora foi Clênia Almeida, aluna da Escola Castro Alves do Distrito de Solidão. Bianca Bezerra, da Escola Manoel da Silva Leal, e Yara Ferreira, da Escola João Moreira Barros, conquistaram os segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Com um grande público, todas as noites foram contagiantes e o prefeito Dr. Vilmar considerou positivo a realização do evento, ressaltou que a Prefeitura irá continuar incentivando a cultura do município e agradeceu a presença de todos que participaram do I Acopiara Junina Escolar pela grandiosidade das apresentações dos jovens integrantes das quadrilhas e dos artistas da terra. Dr. Vilmar entregou a premiação em dinheiro, troféus e comendas, ainda garantiu a realização do festival para os próximos anos.
Participaram do evento com suas coreografias as quadrilhas Estrelas do Sertão (Hugo de Gouvêa), Serafins (Serafim de Souza), Conquista São João (Manoel Quaresma dos Anjos), Brilho da Elodia (Elodia Tavares), A Beleza do Sertão (Francisco Uchôa de Albuquerque), Sonho Nordestino (José Adonias Gurgel de Albuquerque), Luar da Garotada (João Moreira Barros), Sol do Meu Sertão (Monsenhor Francisco de Assis Couto – Ebron), Viva o Rei do Baião (Solon Guedes Cavalcante – Trussu), Arraiá Danado de Bom (Manoel da Silva Leal – São Paulinho), Arraiá do Mané (Manoel Rodrigues de Carvalho – Umari), Sol da Terra (Castro Alves – Solidão), Paixão Nordestina (José Paulino – Tipís), e Arraiá do Sítio Escuro (José Leandro Correia – Sítio Escuro). Também se apresentaram as convidadas Instituto Coelhinho, Escolinha Balão Mágico e Liceu.
O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Acopiara, realizado por meio das secretarias de Educação e da Cultura, Esporte e Juventude. Nas seis noites diversas atrações locais passaram pelo palco. A festança foi animada por Ivolina do Acordeon, MP Xote, Banda Nova Geração da AABB Comunidade, Forró Alerta, Franciné Barros e Trio Acopiara, Banda Ingroove, Sara e Forró das Antigas, Banda Amor e Pegação e Adelson Viana.
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação