Os agentes federais perceberam a situação do veículo legal a exemplo do motorista Diógenes José Pessoa Mascarenhas, de 34 anos, residente no Sítio Gavião na zona rural de Juazeiro, mas estranharam o porque da tentativa de fuga. Quando pediram para que ele descesse do Golf e abrisse o porta malas para uma revista, o motorista arrancou em alta velocidade e houve nova perseguição.
À altura do Km 280 da BR-116, no chamado trevo da Jaguaribara Velha perto da Churrascaria do Mateus, Diógenes parou o carro e se embrenhou no mato, pois militares da 3ª Companhia do 1º BPM já tinham sido avisados e estavam à espreita. O Capitão Mário e o Sargento Daniel até reforçaram as buscas, mas o motorista não foi encontrado. Enquanto isso, os agentes da PRF encontraram os 20 tabletes de cocaína. O veículo e as drogas foram levados para a Delegacia Regional de Jaguaribe.
Diógenes José já foi assessor parlamentar na Câmara de Juazeiro do Norte na época em que esta era presidida pelo vereador José de Amélia Júnior. Sua posse para ocupar cargo comissionado ocorre no dia 16 de novembro de 2010 e o desligamento no dia 1º de dezembro de 2012. Além disso, segundo o Portal da Transparência, prestou serviços para a Secretaria de Educação do município em fevereiro de 2008.