segunda-feira, 15 de junho de 2015

Bicampeão mundial Zito morre aos 82 anos


O ex-jogador José Ely de Miranda, o Zito, bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1958 e 1962, faleceu no domingo em Santos, informou o clube que o meia defendeu por 15 anos.

Atuando ao lado de Pelé no Santos, Zito também conquistou duas Libertadores da América e duas Copas Intercontinentais em 1962 e 1963.

"Obrigado por tudo, Zito. Descanse em paz, eterno capitão", publicou o Santos no domingo à noite em sua conta do Twitter.

O ex-jogador de 82 anos passou mais de um mês internado no ano passado por um acidente vascular cerebral, mas o clube não informou a causa do óbito.

Um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro, Zito foi campeão mundial com a seleção nas Copas da Suécia-1958 e Chile-1962. Nesta última, ele marcou o segundo gol da vitória do Brasil de 3-1 sobre a Tchecoslováquia na final.

O volante de muito talento também integrou a equipe gloriosa do Santos, ao lado do rei Pelé e de outros grandes como Pagão, Pepe e Coutinho.

Com ele, o Santos conquistou as Copas Libertadores da América de 1962 e 1963, assim como as Copas Intercontinentais dos mesmos anos. Também conquistou cinco edições da Taças Brasil, três torneios Rio-São Paulo e nove edições do campeonatos paulista.

Zito chegou ao Santos em 1952 com 20 anos e jogou pelo clube até 1967. Mas ele nunca abandonou o clube e também trabalhou nas categorias de base do Santos, com muito sucesso. Zito foi um dos descobridores dos últimos ídolos da equipe, Robinho e Neymar.

Depois da estreia do Brasil na Copa América, com a vitória de 2-1 sobre o Peru, Neymar lamentou a morte de Zito.

"Não tenho palavras para descrever esse cara, simplesmente agradeço tudo que fez por mim, por ter acreditado e me ajudado no começo da minha carreira! Descanse em paz, fez muito por nós aqui. Obrigado, Zito", escreveu o atacante do Barcelona no Twitter e Instagram. Em homenagem ao ídolo, o Santos anunciou sete dias de luto oficial. 

AFP