As chamadas nuvens cumulonimbus, caracaterísticas da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), provocaram na noite deste domingo (15) ventos que chegaram a 54km por hora. A explicação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Segundo o meteorologista Leandro Valente, o que ocorreu é essas nuvens se formaram muito próximas à ZCI, que caracteriza a estação chuvosa do Ceará, de fevereiro a maio. A ventania, informa ele, pode voltar a acontecer e com mais intensidade. "Isso porque, quanto maior a nuvem, que costuma também trazer chuvas, mais fortes são as rajadas de ventos", explica. Ainda de acordo com Valente, esse tipo de fenômeno é comum durante a quadra de chuvas, no entanto, eles ocorrem no segundo período do ano. "A média de Fortaleza é ventos com velocidade de 5 a 10 km/h", diz.
Diversos bairros da Capital foram afetados com oscilação na energia elétrica, como a Maraponga, Aldeota, Papicu e Dionísio Torres. Segundo a Coelce, o problema foi provocado pelos fortes ventos. A energia elétrica foi restabelecidade por volta das 21 horas. Além disso, várias árvores caíram.