O juiz José Valdecy Braga de Sousa, da 1ª Vara de Santa Quitéria, determinou o afastamento das funções do soldado da Polícia Militar Francisco Janaíno Martins Benevinuto e do inspetor da Polícia Civil Miguel Carvalho Neto, acusados de peculato.
Segundo denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), na madrugada de 4 de fevereiro de 2014, policiais militares abordaram veículo com quatro homens em rodovia próxima ao Município de Santa Quitéria. Com eles, os agentes encontraram pequena quantidade de cocaína e R$ 3.500,00.
Os PMs conduziram o grupo ao referido município para aguardar a abertura da delegacia. Na ocasião, o soldado Francisco Janaíno assumiu a responsabilidade pelos detidos, como também pelo material apreendido. Durante registro da ocorrência, o soldado e o investigador Miguel classificaram o delito como uso e porte de drogas e liberaram os suspeitos.
Instantes depois, PMs que participaram da ação chegaram à delegacia e contestaram a versão apresentada por Francisco e Miguel. Ao serem questionados sobre o dinheiro apreendido, eles disseram ter entregue ao advogado de um dos detidos. Por essa razão, o MP/CE ajuizou ação civil de improbidade administrativa e requereu o afastamento dos agentes. Ao analisar o caso, o magistrado determinou o afastamento até o final da instrução processual.