segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Unidades de Saúde de toda Acopiara vacinam crianças contra pólio até dia 28

Até o dia 28 de novembro, as 19 unidades de saúde de todo município continuarão oferecendo doses de vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). A campanha é voltada para crianças entre seis meses e 5 anos incompletos. Neste sábado (08), as unidades de saúde foram abertas especialmente para esta campanha. A meta estipulada pela Prefeitura de Acopiara é imunizar 95% da população alvo, formada por mais de 3 mil crianças.

O prefeito Dr. Vilmar, que também é médico, visitou algumas Unidade de Saúde e acompanhou a vacinação. “Buscamos promover a saúde e o bem-estar de todos nossas crianças. Por isso, é fundamental que os pais nunca deixem de vacinar seus filhos para manter longe a paralisia infantil não só aqui em Acopiara mais em todo país.

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas tem sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, via oral.

Em Acopiara, estima-se que 3.175 crianças tenham entre os seis meses e 5 anos incompletos e devam fazer a vacina da pólio. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. De lá pra cá, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação