O Cruzeiro se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o Grêmio por 1 a 0, no Mineirão, na noite desta quinta-feira. A vitória da Raposa foi construída por meio de um gol de Dagoberto, de cabeça, nos minutos finais do confronto. A Raposa, agora, abre cinco pontos de vantagem para o Internacional, que ocupa a segunda posição.
O Tricolor, por sua vez, cai para a décima colocação e estaciona nos 22 pontos, ficando ainda mais distante da zona de classificação para a Copa Libertadores da América.
O JOGO
Em seu retorno ao Gigante da Pampulha, Luiz Felipe Scolari escalou uma equipe bastante defensiva. Com três homens de contenção – Ramiro, Riveros e Felipe Bastos – o time gaúcho chegou ao ataque somente em lances de velocidade. Dudu foi o principal nome do setor ofensivo tricolor na etapa inicial.
Revelado pelas categorias de base do atual campeão brasileiro, o jovem apoiador criou duas oportunidades e exigiu boas intervenções de Fábio. Na primeira, ele fez fila na defesa e finalizou rasteiro. Posteriormente, ele se aproveitou de brecha na marcação na segunda bola e acertou perigosíssimo chute.
O Cruzeiro teve muitas dificuldades para se desvencilhar do ferrolho gremista e chegar à meta adversária. As raras oportunidades do mandante saíram em trocas rápidas de passes. Júlio Baptista, por pouco, não abriu o placar após boa triangulação de Egídio com os selecionáveis Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart.
Insatisfeito com a baixa produtividade dos homens de frente, Marcelo Oliveira pôs Alisson na vaga de Willian. A mudança não surtiu efeito, sobretudo por conta da alteração do treinador adversário, que colocou Edinho na vaga de Ramiro com o intuito de intensificar a marcação.
Devido ao bom posicionamento da retaguarda gremista, o Cruzeiro buscou finalizações de longa distância. Substituto de Lucas Silva, amarelado, Nilton quase enganou o goleiro Marcelo Grohe em tentativa da intermediária.
Completamente fechado, o Tricolor apostou em lances de contragolpe. Velocista, o atacante Fernandinho entrou na vaga de Ronan, centroavante de ofício. A mudança deu mais qualidade e velocidade à linha de frente do time de Porto Alegre.
Os contra-ataques armados pelo Grêmio incomodaram o Cruzeiro. Aos 30 minutos, Luan roubou bola de Nilton no meio de campo, driblou Henrique e finalizou colocado. O goleiro Fábio fez uma excelente defesa.
O jogo se aproximava de um empate sem gols. Dagoberto, no entanto, apareceu para assegurar o triunfo para o líder do Brasileirão. O atacante recebeu cruzamento de Dedé, que fez ótima jogada pelo lado direito do campo, e cabeceou para o fundo da meta de Marcelo Grohe.